Uma semana depois do início da dieta dos 31 dias, voltei a pesar-me e a balança mostrou-me aquilo que eu mais queria ver: menos 1,100 kg e chego assim aos 52,300 kg.
Confesso que este fim de semana comecei a sentir falta de qualquer coisa doce, mas mantive-me forte e consegui resistir à tentação.
Estou pronta para mais uma semana de algumas restrições, mas que com certeza serão compensadas quando voltar a subir à balança.
Boa semana!
Fase - 1/2/3/4
Preço - Baixo
Dificuldade - Baixa
Nota - Para um snack mais nutritivo, acompanhe-os com queijo fresco ou requeijão
Ingredientes:
1/2 chávena de sementes de sésamo
1/2 chávena de sementes de papoila
1/2 chávena de sementes de linhaça (castanha ou dourada)
1/2 chávena de sementes de abóbora
1/2 chávena de sementes de girassol
2 colheres de sopa de sementes de chia
1 colher de sopa cheia de farinha de linhaça
1 colher de sopa de azeite
1 copo de água
Opcional
Versão salgada: queijo ralado magro, alho, cebola, sal e pimenta branca, pimenta-de-caiena, caril, cominhos, piripiri; manjericão, alecrim ou tomilho, tomate seco, etc.
Versão doce: erva-doce, canela, gengibre, cardamomo, raspa de laranja ou limão, etc.
Modo de preparação:
Na véspera, coloque numa taça com água (1 copo) as sementes de chia e de linhaça. Ambas vão aumentar de volume e criar um tipo de goma. Deixe descansar de um dia para o outro, pelo menos durante 12 horas.
Pré-aqueça o forno a 180º. Numa tijela, junte todos os ingredientes secos. Em seguida junte a linhaça e a chia que, entretanto, estão em forma de goma. Adicione depois o azeite e misture tudo muito bem, até obter uma massa homogénea. Se quiser, misture os ingredientes da versão salgada ou da versão doce, a gosto.
Num tabuleiro forrado com papel vegetal, espalhe toda a mistura até obter uma camada fina. Leve ao forno a 140º, para as sementes desidratarem por completo e se obter uma massa crocante. Deixe ficar no forno cerca de 1h30m. Observe com frequência, para não deixar queimar os crackers.
Depois de pronto, deixe arrefecer por completo no forno. Parta aos pedaços e guarde num recipiente seco e fechado.
Sementes de abóbora:
Talvez não saiba, mas a parte mais nutritiva de abóbora são mesmo as suas sementes. Além de ricas em proteínas, vitaminas (B, K e E), sais minerais (como zinco, ferro, fósforo, magnésio e manganês) e fibras, são uma boa fonte de ómega 3 e de triptofano, que promove a libertação de serotonina, hormona responsável, entre outras coisas, pela regulação do sono e apetite. As sementes de abóbora contribuem ainda para a manutenção de bons níveis de colesterol, tensão arterial e acidez.
Apesar de não recomendar a ingestão de abóbora nas primeiras duas fases desta dieta, pode perfeitamente adicionar as suas sementes aos seus pratos, logo desde a fase 1. E benefície de todo o seu sabor e benefícios.
Receita retirada do livro A dieta dos 31 dias - As receitas.
Sem comentários:
Enviar um comentário