Mostrar mensagens com a etiqueta Lanches. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Lanches. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 10 de março de 2021

Pão de banana

Dia 55 de confinamento e dia 22 de dieta.
Hoje completo três semanas de dieta. Consegui perder 2 kg.
Andava a tentar testar esta receita de pão de banana há mais de uma semana, mas faltava sempre qualquer coisa. Até que este fim de semana, finalmente consegui. Ficou tão bom... Atenção que não tem qualquer doce. Mas com um chá quentinho, é uma delícia!
Bom resto de semana!


Ingredientes:
2 bananas muito maduras
3 colheres de sopa de farinha de linhaça dourada
150 g de farelo de aveia
3 ovos
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Uma pitada de sal
Uma pitada de canela (opcional)

Modo de preparação:
Forre uma forma, tipo bolo inglês, com papel vegetal.
Triture todos os ingredientes num robot de cozinha.
Despeje a massa para uma forma.
Leve ao forno a 180 graus cerca de 20 minutos.

Dica:
Pode congelar às fatias ou guardar no frigorífico.

Receita retirada do livro Mais receitas da dieta prática. 

sexta-feira, 9 de março de 2018

Panquecas de whey

Que a chuva faz falta todos nós sabemos, e era desesperante pensar que estávamos praticamente a chegar ao fim do inverno e chuva nem vê-la. Mas... - há sempre um mas - Será que depois de praticamente duas semanas de chuva e previsão de pelo menos mais uma, haja alguém que ainda não esteja farto de chuva?
Como o fim de semana que aí vem se prevê - ora adivinhem lá! - de chuva, aqui fica a sugestão de um pequeno almoço ou lanche a ver a dita cuja cair lá fora.
Bom fim de semana!


Ingredientes:
25 g de whey
50 g de farinha de trigo
100 g de farinha integral
1 ovo
250 g de leite de coco

Modo de preparação:
Coloque todos os ingredientes no copo os restantes ingredientes e programe 30 seg./Vel. 9.
Leve ao lume brando uma frigideira anti-aderente e deite um pouco de massa. Deixe dourar e vire. Repita o processo até terminar a massa.
Sirva ainda quente e barre com manteiga de amendoim.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Panquecas

Cá em casa somos fãs de panquecas!
Infelizmente-ou felizmente, dependendo do ponto de vista - até há muito pouco tempo não tinha tido muita sorte com as receitas que experimentava. Sorte esta que mudou no dia em que testei esta receita e consegui fazer as panquecas dos meus sonhos... Altas e fofas... E o mais importante, deliciosas!
Estas panquecas fizeram parte da nossa mesa de pequeno-almoço no passado fim de semana, e concerteza que amanhã também lá estarão...
Bom fim de semana!


Ingredientes:
40 g de açúcar
2 ovos
40 g de óleo
400 g de leite
340 g de farinha
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de fermento em pó para bolos

Modo de preparação:
Coloque no copo da Bimby o açúcar e pulverize 10 seg./Vel. 9.
Deite no copo os restantes ingredientes e programe 1 min./Vel. 9.
Leve ao lume brando uma frigideira anti-aderente e deite um pouco de massa. Deixe dourar e vire. Repita o processo até terminar a massa.
Sirva ainda quente e barre com Nutella.

Receita retirada do livro Doces com leite condensado na Bimby, da Nestlé.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Muffins de mirtilo

A brincar, a brincar já estamos a menos de um mês do Natal. É altura de tratar das prendas que ainda estão por comprar, embrulhar as que faltam embrulhar, e tentar escapar à crescente confusão em centros comerciais nesta altura do ano.
Cá em casa, as decorações de Natal já viram a luz do dia, e já temos a nossa árvore de Natal feita.
Não tarda nada já estou a pensar em doces e docinhos para a nossa mesa de Natal...
Por agora resta-nos aproveitar o fim de semana!
Bom fim de semana!


Ingredientes:
150 g de mirtilos frescos
300 g de farinha
120 g de açúcar amarelo
3 ovos
2 colheres de sopa de azeite
2 iogurtes naturais
1/2 limão
1 colher de chá de fermento em pó

Modo de preparação:
Ligue o forno a 180º.
Retire a raspa ao limão e o sumo.
Numa tijela, misture a farinha com o fermento e o açúcar, junte os ovos, o azeite, os iogurtes,o sumo e a raspa do limão.
Bata bem, junte os mirtilos e misture delicadamente.
Divida a mistura pelas formas sem encher demasiado e leve ao forno durante 20 minutos.

Receita retirada da revista Mais, edição de Outono.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Biscoitos de coco

Num abrir e fechar de olhos chegámos ao fim da semana.
Por cá, apesar de já ter terminado a minha dieta, ainda há algumas receitas por publicar, esta é uma delas.
A dieta já lá vai, confesso que tenho cometido alguns excessos, e continuo à espera do click para voltar em força ao exercício físico. Com estes dias tão curtos, o facto de chegar a casa de noite, tira-me o ânimo... 

Cá em casa, hoje será o dia de ir ao sótão buscar as decorações de Natal e pôr mãos à obra e fazer a árvore. Ainda é cedo, eu sei, mas se gostamos tanto de ter a nossa árvore a decorar a sala, porque não fazê-la uns dias antes do que seria suposto?
Bom fim de semana!


Ingredientes:
50 g de farinha de coco
20 g de manteiga vegetal
2 ovos
2 colheres de sopa de adoçante

Modo de preparação:
Junte a farinha à manteiga derretida e ao adoçante e amasse bem.
Junte os ovos batidos e mexa bem até a massa ganhar consistência.
Molde os biscoitos e coloque-os no forno durante aproximadamente 20 minutos, até eles ficarem estaladiços. Pode polvilhar com canela.

Receita retirada do livro A dieta dos 31 dias - As receitas.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Fofinhos de leite

Andava há imenso tempo para experimentar esta receita. Num grupo no facebook dedicado à Bimby, do qual faço parte, estes fofinhos têm sido um verdadeiro sucesso.
Um domingo chuvoso, em que o objectivo era não sair de casa, foi o pretexto perfeito para testar os tão "famosos" fofinhos da Susy.
O que é certo, é que ficaram excelentes. Super fofinhos. Foram o lanche que a B. levou para a escola na segunda-feira. Os que sobraram foram directamente para o congelador, e vão sendo descongelados à medida das nossas necessidades. E mesmo depois de descongelados ficam impecáveis.
Boa semana!




Ingredientes para 12 bolinhas:
270 g de leite
80 g de margarina
50 g de açúcar
1 pacotinho de fermento de padeiro
550 g de farinha tipo 65
1 colher de chá de sal

Para pincelar:
1 gema
3 colheres de sopa de leite

Modo de preparação:
Coloque no copo da Bimby o leite, o açúcar, a manteiga e programe 3 min./37º/Vel. 3.
Junte o fermento e programe 3 min./37º/Vel. 3.
De seguida junte o resto dos ingredientes, farinha, sal e programe 5 min./Vel. espiga.
Divida a massa em 12 bolinhas, amasse bem para ficarem lisinhas, coloque-as numa assadeira forrada com papel vegetal.
Pincele com a gema e o leite (previamente batido com um garfo).
Tape com um pano e deixe levedar num locar morno cerca de 1 hora.
Ao fim desse tempo já terá aumentado para o dobro, leve de seguida ao forno a 180º (não precisa pré-aquecer), cerca de 25 a 30 minutos. Se começarem a ficar muito escuros, cubra a assadeira com uma folha de papel de alumínio para não ficarem demasiado tostados.

Receita retirada daqui.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Chips de queijo

E assim como não quer a coisa, estou a chegar à recta final da primeira fase da Dieta dos 31 dias.
Sábado é dia de nova pesagem e de ver como correram as coisas -no que toca a pesagem - esta semana.
Em 12 dias, não cometi um único deslise, não que não me apetecesse, mas é preciso ter força de vontade e resistir às tentações.
Hoje, deixo-vos mais uma sugestão para os lanches da manhã.


Ingredientes:
Queijo ralado light (por exemplo, mozarela)
Especiarias para tacos

Modo de preparação:
Forre com papel vegetal um tabuleiro de ir ao forno. Faça pequenas bolas de queijo ralado e polvilhe-as com especiarias para tacos. Leve ao forno a 160 a 180º durante 10 a 15 minutos, até ao queijo derreter e dourar. Pode comer os chips dessa forma simples ou acompanhá-los com um paté de atum, por exemplo.

Receita retirada do livro A dieta dos 31 dias - As receitas.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Crackers de sementes

Uma semana depois do início da dieta dos 31 dias, voltei a pesar-me e a balança mostrou-me aquilo que eu mais queria ver: menos 1,100 kg e chego assim aos 52,300 kg.
Confesso que este fim de semana comecei a sentir falta de qualquer coisa doce, mas mantive-me forte e consegui resistir à tentação.
Estou pronta para mais uma semana de algumas restrições, mas que com certeza serão compensadas quando voltar a subir à balança.
Boa semana!


Fase - 1/2/3/4
Preço - Baixo
Dificuldade - Baixa
Nota - Para um snack mais nutritivo, acompanhe-os com queijo fresco ou requeijão

Ingredientes:
1/2 chávena de sementes de sésamo
1/2 chávena de sementes de papoila
1/2 chávena de sementes de linhaça (castanha ou dourada)
1/2 chávena de sementes de abóbora
1/2 chávena de sementes de girassol
2 colheres de sopa de sementes de chia
1 colher de sopa cheia de farinha de linhaça
1 colher de sopa de azeite
1 copo de água

Opcional
Versão salgada: queijo ralado magro, alho, cebola, sal e pimenta branca, pimenta-de-caiena, caril, cominhos, piripiri; manjericão, alecrim ou tomilho, tomate seco, etc.
Versão doce: erva-doce, canela, gengibre, cardamomo, raspa de laranja ou limão, etc.

Modo de preparação:
Na véspera, coloque numa taça com água (1 copo) as sementes de chia e de linhaça. Ambas vão aumentar de volume e criar um tipo de goma. Deixe descansar de um dia para o outro, pelo menos durante 12 horas.
Pré-aqueça o forno a 180º. Numa tijela, junte todos os ingredientes secos. Em seguida junte a linhaça e a chia que, entretanto, estão em forma de goma. Adicione depois o azeite e misture tudo muito bem, até obter uma massa homogénea. Se quiser, misture os ingredientes da versão salgada ou da versão doce, a gosto.
Num tabuleiro forrado com papel vegetal, espalhe toda a mistura até obter uma camada fina. Leve ao forno a 140º, para as sementes desidratarem por completo e se obter uma massa crocante. Deixe ficar no forno cerca de 1h30m. Observe com frequência, para não deixar queimar os crackers.
Depois de pronto, deixe arrefecer por completo no forno. Parta aos pedaços e guarde num recipiente seco e fechado.

Sementes de abóbora:
Talvez não saiba, mas a parte mais nutritiva de abóbora são mesmo as suas sementes. Além de ricas em proteínas, vitaminas (B, K e E), sais minerais (como zinco, ferro, fósforo, magnésio e manganês) e fibras, são uma boa fonte de ómega 3 e de triptofano, que promove a libertação de serotonina, hormona responsável, entre outras coisas, pela regulação do sono e apetite. As sementes de abóbora contribuem ainda para a manutenção de bons níveis de colesterol, tensão arterial e acidez.
Apesar de não recomendar a ingestão de abóbora nas primeiras duas fases desta dieta, pode perfeitamente adicionar as suas sementes aos seus pratos, logo desde a fase 1. E benefície de todo o seu sabor e benefícios.

Receita retirada do livro A dieta dos 31 dias - As receitas.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Ninhos

Que há manhãs mais complicadas do que outras, todos sabemos.
Mas depois há as manhãs caóticas, em que pensamos chegar a horas decentes ao trabalho, e depois há uma avaria no metro que estraga tudo.
Meia hora dentro do metro com indicação de que a avaria será resolvida em 15 minutos, e ao fim dessa meia hora chega a notícia de que não sabem quando terão o problema resolvido.
Plano B: autocarro. Mais 20 minutos à espera. Chega o dito e vou em modo sardinha em lata da Baixa até ao Marquês de Pombal. Saio e faço mais uma caminhada até ao trabalho, porque não aguento mais...
E é assim que começa a minha 5ª feira. A chegar a Lisboa às 9 horas e ao trabalho já depois das 10 h. Um percurso que normalmente faço em 15/20 minutos...
Enfim...
Esta foi mais uma receita testada no primeiro dia da dieta. Confesso que não estava muito confiante, mas fui agradavelmente surpreendida.
Usei o papel para queques porque não tinha a forma de silicone, e tive medo de depois não conseguir tirar o ovo da forma.


Fase - 1/2/3/4
Preço - Baixo
Dificuldade - Baixa
Nota - Pode adicionar salsicha, camarão, cogumelos, espinafres ou queijo.
 
Ingredientes:
1 fatia de fiambre de aves
1 ovo
Sal, pimenta e orégãos q.b.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180.
Forre uma forminha de silicone com o fiambre, coloque o ovo por cima e tempere com sal, pimenta e orégãos a gosto.
Leve ao forno até o ovo estar cozinhado a seu gosto.
Pode comer na altura ou preparar esta receita para o dia seguinte.

Receita retirada do livro A dietas dos 31 dias - As receitas.

terça-feira, 17 de março de 2015

Nuvens douradas

Hoje voltou a chuva, e de que maneira...
Foi uma manhã do "demo".
Trânsito infernal, chuva que não parou um instante...

Depois de um mês de paragem forçada no exercício, este fim de semana voltei às corridas, ainda a medo por causa da tosse. Correu bem, e ontem à noite, já depois da B. estar a dormir fui correr (em casa na passadeira). E soube-me bem. Preciso mesmo de me mexer... E mentalizar-me de que tenho mesmo que fazer exercício para atingir os meus objectivos.


Ingredientes:
6 claras
1 colher de chá de adoçante para forno
Aroma de baunilha ou outro da sua preferência
Canela
Raspa de laranja ou limão

Modo de preparação:
Bata as claras em castelo e adicione os restantes ingredientes. Com a ajuda de uma colher de sopa, coloque pequenos montinhos de massa num tabuleiro de ir ao forno e alise-os um pouco com a colher.
Leve ao forno, a 180º, até dourar, durante 15 a 20 minutos. Deixe arrefecer e sirva com queijo ou fiambre.
Pode optar por fazer uma versão salgada deste prato, juntando especiarias (salsa, tomilho, cebolinho), pimenta e alho.

Receita retirada do livro A dieta dos 31 dias - As receitas.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Croissants

Serei só eu que acho que as semanas, os meses têm passado a correr? Ainda "ontem" estávamos no início do ano e não tarda nada já estamos a pensar no Natal...
Esta receita estava na lista de receitas a experimentar há tanto tempo, desde que comprei a revista, aliás esta foi uma das receitas que me levou a comprar a revista. Esteve um ano e meio à espera de ser testada. E os croissants ficaram tão bons que já voltei a repetir.
No passado fim de semana tivemos lá em casa a D. para mais um lanche de princesas, e para o lanche tivemos croissants e um bolo de chocolate.
Bom fim de semana!


Ingredientes:
160 g de leite, mais q.b. para pincelar
160 g de manteiga
20 g de fermento de padeiro fresco
100 g de açúcar
3 ovos
600 g de farinha tipo 65, mais q.b. para polvilhar
1 pitada de sal
1 gema de ovo para pincelar

Modo de preparação:
Coloque no copo da Bimby o leite, 100 g de manteiga e o fermento e aqueça 2 min./37º/Vel. 2.
Adicione o açúcar e os ovos e misture 10 seg./Vel. 6.
Adicione a farinha e o sal e amasse 3 min./Vel. espiga. Retire e deixe levedar num local morno cerca de 50 minutos ou até a massa dobrar de volume.
Divida a massa em 3 partes e numa superfície polvilhada com farinha estenda a massa com a ajuda do rolo, de modo a formar um círculo. Divida o círculo em 8 partes iguais, pincele com 60 g de manteiga derretida, e enrole cada triângulo da base para o vértice formando os croissants. Repita o processo até terminar a massa. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe levedar cerca de 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180º.
Misture a gema com um pouco de leite, pincele os croissants e leve ao forno a 180º cerca de 30 minutos. Sirva com queijo, fiambre ou compota.

Nota: Pode substituir 20 g de fermento de padeiro fresco por aproximadamente 7 g de fermento de padeiro seco.
Se utilizar farinha tipo 55, adicione mais 30 g.

Receita retirada da revista Bimby - Momentos de partilha, Fevereiro 2013.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Lanches saudáveis para mandar para a escola

Falta cerca de uma semana para o início das aulas. É altura de começar a pensar nos lanches. Cheguei à conclusão de que não temos estado a fazer as escolhas mais correctas, mas sim as mais fáceis. É a altura certa para reflectir e tentar corrigir esses hábitos. Sei que não vai ser fácil. A B. é uma criança que come pouco e temos que estar sempre a lembrá-la que tem que comer mais uma garfada, em desespero... Estou com um pouco de receio desta nova fase, não da adaptação em si na escola primária, mas no facto de ela não ter o controlo apertado de alguém às horas das refeições...

É importante incentivar os mais pequenos a fazer três refeições principais e duas mais ligeiras durante o dia, baseando a escolha dos alimentos na Roda dos Alimentos.
Aqui fica uma ideia da quantidade dos vários grupos alimentares que crianças de 5-6 anos devem ingerir:

- Hidratos de Carbono com amido (pão, batatas, arroz, massa, flocos de cereais): 6 porções/dia. Uma porção corresponde a 1/2 fatia de pão, 1/2 chávena de arroz ou massa cozinhados, 1/2 chávena de flocos de cereais, duas batatas pequenas cozidas.

- Fruta: 2 porções/dia. Uma porção corresponde a 1/2 pêra, maçã ou laranja ou 1/2 copo de sumo 100% natural.

- Vegetais: 3 porções/dia. Uma porção corresponde a 1/2 chávena de legumes cozinhados ou 1/2 chávena de salada.

- Lacticínios (leite, queijo, iogurtes, queijo fresco, etc.): 2 porções/dia. Uma porção corresponde a 1/2 chávena de leite, 1 iogurte, um triângulo de queijo.

- Carne, peixe, ovos, leguminosas, nozes, grão: 2 porções/dia. Uma porção corresponde a 30g de carne ou peixe, 1 ovo, 1/2 chávena de leguminosas cozidas, 20 g de nozes.

- Gorduras e doces: reduzidos ao máximo.

Tão importante como ter uma boa alimentação é praticar exercício físico regularmente.

Variar deverá ser a palavra de ordem, para que os lanches não se tornem repetitivos e aborrecidos.
Cá por casa vou tentar impor a regra de tentar evitar ao máximo a compra de produtos processados. Para isso vou ter que me organizar ainda mais e programar tudo ao fim de semana de modo a que todos os dias haja um lanche diferente.
O grande desafio será a fruta. Ela só come maçãs, pêras e bananas. E como é que posso enviar-lhe fruta previamente cortada sem que oxide? Este fim de semana hei-de fazer uns testes e depois conto como correu...

Aqui ficam algumas dicas para tornar os lanches mais apelativos:
- corte as sanduíches com cortadores de bolachas com formatos engraçados - já combinei com a B. que todos os dia terá um formato de sandes surpresa;
- embrulhe as sanduíches com sacos coloridos e feche com autocolantes;
- use frascos e tupperwares coloridos para embalar a fruta;
- ao fim de semana faça uma lista dos lanches da semana e aproveite para reparar pequenas e saudáveis bolachas de aveia, muffins ou pão com frutos.

Aqui podemos encontrar uma sugestão de lanches para uma semana inteira.

Segunda-feira:
Lanche da manhã - 1 biscoito de aveia com banana e chocolate + 1 pêra (cortada aos quartos, e colocada no seu formato original, enrolada em película aderente)
Lanche da tarde - 2 fatias de pão integral com uma fatia de fiambre de peru + 1 banana/iogurte líquido

Terça-feira:
Lanche da manhã - 1 iogurte + 1 caixinha com bagos de uva
Lanche da tarde - 1 pão de mistura com manteiga + 1 maçã

Quarta-feira:
Lanche da manhã - 1 scone + 1 caixinha com nectarina cortada
Lanche da tarde - 1 cachorro (2 fatias de pão integral + 2 salsichas de frango cortadas ao meio + 1 folha de alface + 2 rodelas de tomate)

Quinta-feira:
Lanche da manhã - 1 manhãzito + 1 caixinha com bagos de uva e tomate cereja
Lanche da tarde - 2 farias de pão de leite integral com manteiga + 1 maçã

Sexta-feira:
Lanche da manhã - 2 bolachas de água e sal + 1 caixinha com gomos de laranja
Lanche da tarde - 1 pão de sementes com omelete (prepare uma omelete com um ovo batido, numa frigideira antiaderente larga de forma a ficar com uma omelete tipo crepe. Use metade para rechear o pão) + 1 tomate

A revista Continente Magazine deste mês também toca no assunto lanches saudáveis e dá algumas sugestões. E como as dicas nunca são demais aqui ficam mais algumas opções para os lanches dos pequenotes.

Segunda-feira:
Primeiro lanche da tarde: um iogurte líquido de aromas e meio pão de mistura com uma fatia de fiambre de aves
Segundo lanche da tarde: uma peça de fruta e duas bolachas de arroz tufado redondas

Terça-feira:
Primeiro lanche da tarde: um pacote de leite magro e meio pão de mistura com uma colher de compota
Segundo lanche da tarde: cinco metades de nozes e uma peça de fruta

Quarta-feira:
Primeiro lanche da tarde: um sumo 100% e meio pão de mistura com uma fatia de queijo tipo flamengo
Segundo lanche da tarde: um iogurte líquido de aromas e uma mão-cheia de flocos de milho não açucarados

Quinta-feira:
Primeiro lanche da tarde: um pacote de leite magro e três bolachas Maria
Segundo lanche da tarde: duas tostas integrais médias com uma fati de queijo light tipo flamengo

Sexta-feira:
Primeiro lanche da tarde: um iogurte sólido de aromas e dez avelãs
Segundo lanche da tarde: uma peça de fruta e duas bolachas de milho tufado

Entretanto criei uma pasta no Pinterest dedicada a este tema.


No blog Hoje para jantar... encontrei também algumas receitas que quero experimentar:
- Bolachas de cacau
- Bolachas de côco e aveia
- Pão de leite integral
- Pão de aveia e sementes de papoila

Informações retiradas do blog Hoje para jantar... e da revista Continente Magazine, Setembro 2014.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...