quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Overnight oats com framboesas

Apesar de estarmos já a chegar ao fim do mês de Setembro, e os dias estarem bem mais curtos, o calor ainda anda por cá. E eu, todas as manhãs tenho um dilema sem saber bem o que vestir à B. Mas é sempre assim nesta altura do ano...
Numa das minhas visitas rápidas ao Lidl que tenho ao pé de casa, descobri umas framboesas com um aspeto delicioso, e em promoção. Comprei. A maior parte comi assim mesmo, mas depois lembrei-Me de preparar um pequeno-almoço diferente. Preparei de um dia para o outro, tendo por base outras receitas que podem encontrar aqui no blog, mas desta vez sem sementes e ficou mesmo bom...


Ingredientes:
5 colheres de sopa de leite magro
3 colheres de sopa de flocos de aveia
1 iogurte magro
1 mão cheia de framboesas
 
Modo de preparação:
Na noite anterior, misture a aveia com o leite e reserve durante 30 minutos, no frigorífico, num copo de vidro com tampa. Coloque o iogurte por cima da aveia. Deixe no frigorífico durante a noite, tapado. De manhã adicione as framboesas e sirva de imediato.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Saladinha de pota

Depois de mais de três meses de férias, chegou finalmente o tão aguardado dia do regresso às aulas.
Foi com algum nervosismo que a B. lá foi para a escola, apesar de este ano não haver novidades em relação ao ano passado. A escola e a professora são as mesmas. Parece que foi ontem que entrou na escola primária e já vai para o 3º ano...
 
Apesar dos dias mais fresquinhos que temos tido esta semana, parece que o calor vai voltar já amanhã. Por isso, que tal experimentar esta saladinha de pota já este fim de semana?


Ingredientes:
1 embalagem de tentáculos de pota cozidos
2 tomates
Batatas para cozer
1/2 cebola
1 molhinho de coentros
Sal q.b.
Azeite q.b.
Vinagre q.b.
Modo de preparação:
Coza as batatas em cubos pequenos.
Corte os tentáculos de pota em rodelas finas e coloque-os numa saladeira. Lave bem o tomate e corte-os em cubinhos e junte-os à pota.
Depois de cozidas junte as batatas à pota e ao tomate. Pique a cebola e os coentros. Junte tudo aos tentáculos de pota e envolva bem.
Receita adaptada daqui.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Pão da Titá

Chega hoje ao fim mais uma semana. Para mim a segunda semana de trabalho depois das férias, e confesso que já me apetecia ir de férias outra vez. Não sei se é por ter estado tanto calor nos últimos dias...
Este será o último fim de semana de "férias" grandes da B., e ainda há tpc para acabar e livros novos para forrar. Temos também a chegada da nossa nova máquina de lavar loiça. Avizinha-se assim um fim de semana caseiro, mas com algumas tarefas domésticas.

Este pão foi feito ainda em período de férias, num dia em que não apetecia nada sair de casa para comprar pão, mas precisávamos de pão. Como já estava em lista de espera há tanto tempo resolvi experimentar. E é tão simples de fazer... E tão bom...

Bom fim de semana!
 

Ingredientes:
420 g de farinha de trigo sem fermento (usei farinha tipo 65)
80 g de farinha integral
420 ml de água tépida
1 colher de chá de sal fino
1/2 saqueta de levedura seca (cerca de 5 g)
 
Modo de preparação:
Numa taça coloque as farinhas e misture. Abra uma cova ao centro e acrescente o sal, a levedura seca e a água. Misture tudo com uma colher de pau. - É só misturar durante uns segundos até tudo estar ligado. Não é preciso amassar. Atenção que a massa fica mole e húmida, mas é mesmo assim. - Tape com um pano limpo e deixe levedar pelo menos uma hora (pode ser de um dia para o outro).
Ao fim desse tempo ligue o forno a 200º e coloque lá dentro também a aquecer um tacho de barro ou pirex com tampa. (Tem de ter tampa! É um pormenor importante!)
Cuidadosamente retire então o tacho quente do forno e coloque no fundo um pouco de farinha. Certa para dentro do tacho a massa, polvilhe com um pouco mais de farinha e tape o tacho com a tampa voltando-o a colocar no forno quente. Deixe cozinhar cerca de 35 minutos. (O facto de cozinhar num tacho previamente aquecido e tapado, vai criar a humidade necessária para formar uma crosta, não sendo necessário borrifar o forno com água para criar essa humidade extra.)
Ao fim desse tempo retire a tampa e deixe cozinhar mais uns 10 minutos para ganhar uma crosta mais dourada.
Retire o tacho do forno, desenforme o pão e deixe arrefecer sobre uma grelha antes de cortar em fatias.

Receita adaptada daqui.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Cupcakes brancos

As férias chegaram ao fim. Para mim no início desta semana, para o D. e a B. hoje.
Este ano foram tão, mas tão boas... Mas como o que é bom acaba depressa, hoje é dia de regresso às rotinas.
Confesso que estes primeiros três dias não foram fáceis, não sei se por saber que eles ainda estavam em casa...
Entretanto o regresso trouxe consigo alguns pequenos contratempos. A máquina de lavar loiça avariou, ao que parece queimou o motor. Por isso optámos por comprar uma nova em vez de mandar arranjar a antiga. Apesar de já termos efectuado a compra da máquina nova, a entrega será só no dia 10, por isso ainda haverá muita loiça para lavar à mão.
A B. numa consulta de rotina, foi-lhe detectada uma ligeira escoliose lombar. Fomos reencaminhados para uma consulta de ortopedia pediátrica para saber o que se poderá fazer, provavelmente ir para a natação poderá ser a solução.
E é isto...
Aos poucos tenho voltado a experimentar novas receitas, e ainda faltam colocar aqui tantas que foram feitas nestes meses de verão, mas a preguiça não deixou... Vamos ver se é desta que consigo voltar às novas receitas regularmente.
Estes cupcakes foram feitos pela B. (só com uma pequena ajudinha minha). Ultimamente tem-se interessado muito por cozinhar, e eu vou aproveitando as pequenas ajudas.
Bom regresso, se for caso disso.


Ingredientes:
135 g de farinha
70 g de açúcar
1 colher de chá de fermento para bolos
1 pitada de sal
80 g de leite
1 ovo
50 g de manteiga derretida
Nutela
 
Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Derreta a manteiga em lume brando, usando um tacho e verta-a numa tigela. Junte 80 g de leite, os ingredientes em pó e a gema de ovo, bata tudo com uma vara de arames até obter uma massa homogénea e sem grumos.
Com uma vara de arames bata a clara em castelo, junte-a à massa, e bata tudo novamente.
Verta a mistura em forminhas de papel e leve ao forno cerca de 15 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer.
Depois de frios, decore a gosto com nutela.
 
Receita retirada do livro de receita Doçaria Criativa, Clementoni.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...