Mostrar mensagens com a etiqueta Pão. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Pão. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 4 de junho de 2021

Pães de leite

Ingredientes:
550 g de farinha tipo 65
1/2 saqueta de fermento de padeiro
85 g de açúcar
3 ovos
45 g de manteiga à temperatura ambiente
300 g de leite
1 colher de chá de sal

Modo de preparação:
Coloque no copo da Bimby o fermento e o açúcar e programe 3 min./Vel. 5.
Junte a manteiga, 2 ovos, o leite, o sal e programe 3 min./Vel. 4.
Junte a farinha e programe 7 min./Vel. espiga.
Retire para a bancada, forme uma bola lisinha, coloque a massa para levedar num recipiente e deixe levedar por carca de 1 hora, ou até dobrar de volume.
Ao fim desse tempo, retire a massa e comece a fazer bolinhas com cerca de 75 a 100 g, cada uma.
Estique cada bolinha com a ajuda do rolo da massa, pode rechear se gostar.
Enrole e faça uns rolinhos, disponha num tabuleiro forrado com papel vegatal.
Deixe levedar por cerca de 30 minutos.
Ligue o forno a 180 graus, pincele os pãezinhos com 1 ovo batido, faça-o com muito cuidado para não abater a massa.
Leve ao forno por cerca de 20 a 25 minutos.

Receita adaptada daqui.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Trança integral

Hoje é o dia do desfile de carnaval em que a escola da B. participa. O tema são as cores. E à turma dela calhou-lhes o azul. A máscara já tínhamos em casa. O difícil foi convencê-la a repetir uma máscara que já tinha vestido, mas desta vez com um upload, o cabelo pintado de azul.
Hoje foi dia de levantar mais cedo para conseguir fazer toda a produção à miúda. Mas hoje foi o dia em que nem foi preciso acordá-la, tal era a excitação. :)
Só é pena o frio que está e a quantidade de roupa que tive que lhe vestir por baixo da máscara.
 
A receita da trança já é habitual cá em casa, mas desta vez resolvi torná-la um bocadinho mais saudável e substituir uma grande parte da farinha por farinha integral, um bocadinho a medo, confesso. Mas correu muito bem, e é ideal para estes dias frios de inverno em que é preciso ir comprar pão, mas não apetece sair de casa...




Ingredientes:
250 g de leite
100 g de margarina
50 g de açúcar
1 saqueta de fermento seco
2 ovos
200 g de farinha de trigo
500 g de farinha integral
1 colher de chá de sal
1 gema de ovo para pincelar
 
Modo de preparação:
Coloque no copo o leite, a margarina, o açúcar e programe 2 min./37/vel. 2.
Junte o fermento, os ovos e programe 10 seg./vel. 6.
De seguida adicione a farinha, o sal e programe 3 min./vel. espiga.
Deixe levedar durante 20 minutos, num local morno.
Faça três rolos iguais e forme uma trança. Pincele com a gema de ovo.
Leve ao forno pré-aquecido a 50º até que dobre de volume, em seguida aumente a temperatura para 180 cerca de 25 minutos.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Pãezinhos fofos

A Fada Oriana foi o livro escolhido pela B. para ler durante esta semana. Confesso que quando ela chegou a casa com o livro achei piada. Voltei muitos anos atrás no tempo... Apesar de esta obra ser uma das de leitura obrigatória, não foi a escolhida pela minha escola. Por isso, nunca a tinha lido, nem fazia a menor ideia do que se tratava...
Durante toda a semana, fomos descobrindo a história da Fada Oriana e tirando lições de tudo o que ali é retratado. Apesar de achar uma história triste, adorei a lição que dali se pode tirar.

Muitas vezes, quando faço pão em casa é por pura preguiça de ir ao supermercado ou à padaria comprar pão. É verdade, prefiro fazer pão em casa do que ter que sair para o ir comprar. Foi assim, que numa véspera de fim de semana resolvi experimentar mais esta receita da Joana Roque.
Uns pãezinhos com um formato diferente e que todos adorámos.
Bom fim de semana!


Ingredientes:
100 ml de leite
7 g de fermento seco de padeiro (tipo fermipan)
1 colher de sopa de açúcar ou de mel
1 pitada de sal
225 g de farinha
40 g de manteiga derretida
1 ovo batido
Sementes de papoila e ovo batido para pincelar

Modo de preparação:
Coloque no copo da Bimby o leite, a margarina o açúcar ou o mel e programe 2 min./37º/Vel. 2.
Junte o fermento e o ovo e programe 10 seg./Vel. 6.
Adicione a farinha e programe 3 min./Vel. espiga.
Divida a massa em 10 bolinhas.
Role cada uma das bolas de modo a formar um rolinho com cerca de 15 cm de comprimento e dobre-os formando um nó.
Coloque os pãezinhos num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Pincele com um ovo batido e polvilhe com as sementes de papoila.
Deixe dobrar de volume e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 15 min. até ficarem dourados e bem cozinhados.
Retire e deixe arrefecer sobre uma grelha.
Sirva com manteiga, compotas ou queijo.

Receita adaptada daqui.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Pão da Titá

Chega hoje ao fim mais uma semana. Para mim a segunda semana de trabalho depois das férias, e confesso que já me apetecia ir de férias outra vez. Não sei se é por ter estado tanto calor nos últimos dias...
Este será o último fim de semana de "férias" grandes da B., e ainda há tpc para acabar e livros novos para forrar. Temos também a chegada da nossa nova máquina de lavar loiça. Avizinha-se assim um fim de semana caseiro, mas com algumas tarefas domésticas.

Este pão foi feito ainda em período de férias, num dia em que não apetecia nada sair de casa para comprar pão, mas precisávamos de pão. Como já estava em lista de espera há tanto tempo resolvi experimentar. E é tão simples de fazer... E tão bom...

Bom fim de semana!
 

Ingredientes:
420 g de farinha de trigo sem fermento (usei farinha tipo 65)
80 g de farinha integral
420 ml de água tépida
1 colher de chá de sal fino
1/2 saqueta de levedura seca (cerca de 5 g)
 
Modo de preparação:
Numa taça coloque as farinhas e misture. Abra uma cova ao centro e acrescente o sal, a levedura seca e a água. Misture tudo com uma colher de pau. - É só misturar durante uns segundos até tudo estar ligado. Não é preciso amassar. Atenção que a massa fica mole e húmida, mas é mesmo assim. - Tape com um pano limpo e deixe levedar pelo menos uma hora (pode ser de um dia para o outro).
Ao fim desse tempo ligue o forno a 200º e coloque lá dentro também a aquecer um tacho de barro ou pirex com tampa. (Tem de ter tampa! É um pormenor importante!)
Cuidadosamente retire então o tacho quente do forno e coloque no fundo um pouco de farinha. Certa para dentro do tacho a massa, polvilhe com um pouco mais de farinha e tape o tacho com a tampa voltando-o a colocar no forno quente. Deixe cozinhar cerca de 35 minutos. (O facto de cozinhar num tacho previamente aquecido e tapado, vai criar a humidade necessária para formar uma crosta, não sendo necessário borrifar o forno com água para criar essa humidade extra.)
Ao fim desse tempo retire a tampa e deixe cozinhar mais uns 10 minutos para ganhar uma crosta mais dourada.
Retire o tacho do forno, desenforme o pão e deixe arrefecer sobre uma grelha antes de cortar em fatias.

Receita adaptada daqui.

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Pão de alho com queijo

Cá em casa já estamos em contagem decrescente para as tão aguardadas férias de verão. Apesar de termos tido uma semaninha de férias em Junho, assim que acabaram as aulas, o cansaço já começa a fazer-se sentir, e eu mal posso esperar por uns diazinhos de dolce fare niente...

Desde o Natal/Passagem de ano que este pão tem marcado presença na nossa mesa, sempre que há um jantar cá em casa.
É super simples e rápido de fazer, e faz as delícias de todos.


Ingredientes:
1 pão
Manteiga de alho
Queijo mozzarella ralado
Orégãos q.b.
Papel de alumínio
 
Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Comece por partir o topo do pão (mesmo quase até ao fundo do pão) em cubos.
Derreta a manteiga de alho, e com a ajuda de uma colher, embeba todo o pão na manteiga.
Coloque queijo ralado em todas as aberturas do pão e polvilhe com orégãos.
Coloque o pão em papel de alumínio, e feche bem. Faça uns furinhos no papel de alumínio para que o vapor possa sair.
Leve ao forno aproximadamente 30 minutos, ou até o queijo estar bem derretido e o pão crocante.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Fofinhos de leite

Andava há imenso tempo para experimentar esta receita. Num grupo no facebook dedicado à Bimby, do qual faço parte, estes fofinhos têm sido um verdadeiro sucesso.
Um domingo chuvoso, em que o objectivo era não sair de casa, foi o pretexto perfeito para testar os tão "famosos" fofinhos da Susy.
O que é certo, é que ficaram excelentes. Super fofinhos. Foram o lanche que a B. levou para a escola na segunda-feira. Os que sobraram foram directamente para o congelador, e vão sendo descongelados à medida das nossas necessidades. E mesmo depois de descongelados ficam impecáveis.
Boa semana!




Ingredientes para 12 bolinhas:
270 g de leite
80 g de margarina
50 g de açúcar
1 pacotinho de fermento de padeiro
550 g de farinha tipo 65
1 colher de chá de sal

Para pincelar:
1 gema
3 colheres de sopa de leite

Modo de preparação:
Coloque no copo da Bimby o leite, o açúcar, a manteiga e programe 3 min./37º/Vel. 3.
Junte o fermento e programe 3 min./37º/Vel. 3.
De seguida junte o resto dos ingredientes, farinha, sal e programe 5 min./Vel. espiga.
Divida a massa em 12 bolinhas, amasse bem para ficarem lisinhas, coloque-as numa assadeira forrada com papel vegetal.
Pincele com a gema e o leite (previamente batido com um garfo).
Tape com um pano e deixe levedar num locar morno cerca de 1 hora.
Ao fim desse tempo já terá aumentado para o dobro, leve de seguida ao forno a 180º (não precisa pré-aquecer), cerca de 25 a 30 minutos. Se começarem a ficar muito escuros, cubra a assadeira com uma folha de papel de alumínio para não ficarem demasiado tostados.

Receita retirada daqui.

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Pão achatado com sementes de sésamo

Hoje é o 5º dia da dieta dos 31 dias, e ao contrário das outras vezes, não tenho sentido grandes dificuldades.
O que custa mais é o lanche da tarde, pois estava habituada a comer o meu pãozinho e agora não "posso".
É incrível, que a partir do momento em que começo a fazer uma dieta, os pensamentos vão todos parar onde? Comida!
Como o passado sábado foi o dia do início da dieta, foi também o dia em que preparei algumas receitas para estar "descansada" durante a semana.
Estes pãezinhos depois de estarem prontos, foram directamente para o congelador e têm feito parte dos meus pequenos almoços. Não todos os dias, porque tenho tentado variar os pequenos-almoços já que os lanches nesta 1ª fase da dieta serão sempre iogurte magro e crackers de sementes ou um queijinho light.
Boa semana!


Fase - 1/2/3/4
Custo - Baixo
Dificuldade - Média
Nota - Tem alguma percentagem de hidratos de carbono (permitidos em qualquer fase ao pequeno-almoço).

Ingredientes:
2 chávenas de farinha (de preferência integral)
Óleo de amendoim (pode ser em spray)
40 g de margarina vegetal derretida
1/2 chávena de leite magro
Sementes de sésamo
1 pitada de sal

Modo de preparação:
Numa tigela, coloque a farinha e faça um buraco no centro. Coloque nesse buraco a margarina e um pouco do leite e vá misturando com as mãos. Adicione aos poucos o resto do leite e vá amassando até obter uma consistência macia e flexível. Corte a massa aos bocados e deixe-a descansar durante 30 minutos. Depois estique-a com as mãos e, sobre uma superfície enfarinhada, estenda-a com o rolo da massa, sem a deixar ficar muito fina. Disponha as sementes e passe novamente o rolo, sem pressionar muito, apenas para as sementes ficarem "agarradas" à massa.
Numa frigideira anti-aderente, coloque um fio de óleo de amendoim (ou spray), deixe aquecer e coloque uma porção de massa com a parte das sementes para baixo. Quando começar a formar bolhas, vire e deixe cozinhar do outro lado. Retire e repita o procedimento com as restantes porções da massa.
Depois de arrefecer, guarde num tupperware e/ou película aderente.


Sementes de sésamo:
Além de serem uma boa fonte de fibra (nomeadamente sesamina e sesamolina, importantes no combate ao colesterol elevado e hipertensão), são ricas em vitamina B1, ómega 3 e diversos minerais como cálcio, magnésio, ferro, fósforo, manganês, zinco e cobre. São importantes no combate à fadiga e no aumento da tonicidade muscular, sendo por isso fortes aliadas na sua saúde, em geral, e da sua dieta, em particular.
Durante a fase 1 da dieta, ingira as sementes apenas ao pequeno-almoço - uma colher de sopa é quanto basta para beneficiar das suas propriedades. A partir da fase 3 pode também adicionar algumas sementes aos seus pratos e saladas, tornando-os assim mais saborosos e nutritivos.

Receita retirada do livro A dieta dos 31 dias - As receitas.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Pãezinhos de minuto

Hoje é dia de regresso ao trabalho e às rotinas. Foi dia de acordar mais cedo, tomar o pequeno-almoço, deixar a B. no ATL e rumar ao trabalho. Foi dia de rever alguns colegas, enquanto que outros continuam de férias. Para já está a ser um dia calmo, porque já me chegaram os dias stressantes que tive antes das férias.
Hoje é um regresso com cheirinho a um novo recomeço.
Boa semana!


Ingredientes:
250 g de farinha
120 g de leite
1 ovo
30 g de manteiga
2 colheres de fermento em pó para bolos
1 pitada de sal
Sementes de sésamo (opcional)

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º.
Coloque no copo todos os ingredientes e programe 15 seg./Vel.4. Vá juntando farinha de modo a conseguir moldar bolinhas.
Coloque as bolinhas num tabuleiro de ir ao forno, previamente forrado com papel vegetal.
Leve ao forno cerca de 15 a 20 minutos.

Receita adaptada do livro Bimby - As receitas essenciais, Março 2010.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Pão de sementes

Há muito tempo que não fazia pão em casa.
Mas num fim de semana em que não apetecia nada sair de casa, pus as mãos na massa, ou melhor, a massa na Bimby. E saiu este pãozinho de sementes que já estava há imenso tempo para experimentar.
Fica só um pequeno reparo para a próxima vez que o faça, substituir o azeite por água, não gostei nada do sabor do azeite... Fora isso, ficou óptimo!


Ingredientes:
400 g de farinha
100 g de farinha integral
50 g de azeite
300 g de água
1 colher (de sopa) de sementes de girassol
1 colher (de sopa) de sementes de linhaça
1 colher (de sopa) de sementes de sésamo
1 colher (de sopa) de sementes de chia
1 saqueta de fermento seco de padeiro
1 pitada de sal
Azeite para untar
Farinha para polvilhar

Modo de preparação:
Deite a água e o fermento no copo da Bimby e programe 1 min./37º/Vel. 1. Junte depois o azeite, a farinha, a farinha integral e a pitada de sal e ligue 5 min./Vel. espiga. Adicione todas as sementes e programe mais 1 min./Vel. espiga.
Retire a massa do copo, polvilhe-a com farinha, enrole-a, coloque-a numa tigela, faça-lhe um corte em cruz por cima, cubra com um pano húmido e deixe levedar durante 20 minutos.
Coloque depois a massa numa forma rectangular untada com azeite e polvilhada com farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 30 minutos. Verifique se o pão está bem cozido, retire-o do forno e desenforme-o.

Receita retirada da revista Teleculinária - As 100 melhores receitas de 2014.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Pão doce

Depois de quase duas semanas sem novas receitas por aqui, é altura de regressar.
Estive doente, e quando estou doente tento simplificar ao máximo as tarefas, sejam elas domésticas ou não. Devia ser proibido as mães adoecerem. :)
Felizmente já passou, e estou de volta.
Apesar de ter abrandado o ritmo fui experimentando novas receitas que estão em lista de espera.
Esta receita fez as nossas delícias no passado fim de semana. Tudo para não ter que ir à padaria comprar pão. Há dias assim, em que prefiro fazer pão em casa só para não ter que ir comprar...
Boa semana!


Ingredientes:
210 g de manteiga
4 ovos
180 g de açúcar
120 g de leite
20 g de fermento de padeiro fresco ou 2 colheres de chá de fermento de padeiro seco (8 g)
540 g de farinha tipo 65
1 colher de chá de sal

Modo de preparação:
Coloque no copo da Bimby 120 g de manteiga, os ovos, o açúcar e bata 5 min./70º/Vel. 4.
Adicione o leite e bata 1 min./Vel. 4.
Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby, pese 90 g de manteiga e leve ao micro-ondas até derreter.
Adicione o fermento, a farinha e o sal, programe 1 min./Vel. espiga, e adicione através do bocal da tampa a manteiga derretida. Deixe levedar num local morno cerca de 2 horas ou até dobrar de volume. Deverá obter uma massa com consistência líquida.
Pré-aqueça o forno a 200º. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal.
Numa superfície com bastante farinha coloque a massa e com as mãos bem enfarinhadas divida em 9 porções. Molde pequenas bolas, coloque no tabuleiro juntas umas das outras de forma a unir as laterais. Deixe levedar cerca de 20 minutos e leve ao forno a 200º cerca de 25 minutos ou até dourarem. Retire e deixe arrefecer sobre uma rede. Sirva morno.

Receita retirada da revista Bimby - Momentos de partilha, Fevereiro de 2015.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Dia mundial do pão

Sendo hoje o dia mundial do pão, não poderia deixar de lembrar todas as receitas de pão que por aqui podem se encontradas.
Há lá coisa melhor que o cheirinho do pão acabado de sair do forno?


sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Croissants

Serei só eu que acho que as semanas, os meses têm passado a correr? Ainda "ontem" estávamos no início do ano e não tarda nada já estamos a pensar no Natal...
Esta receita estava na lista de receitas a experimentar há tanto tempo, desde que comprei a revista, aliás esta foi uma das receitas que me levou a comprar a revista. Esteve um ano e meio à espera de ser testada. E os croissants ficaram tão bons que já voltei a repetir.
No passado fim de semana tivemos lá em casa a D. para mais um lanche de princesas, e para o lanche tivemos croissants e um bolo de chocolate.
Bom fim de semana!


Ingredientes:
160 g de leite, mais q.b. para pincelar
160 g de manteiga
20 g de fermento de padeiro fresco
100 g de açúcar
3 ovos
600 g de farinha tipo 65, mais q.b. para polvilhar
1 pitada de sal
1 gema de ovo para pincelar

Modo de preparação:
Coloque no copo da Bimby o leite, 100 g de manteiga e o fermento e aqueça 2 min./37º/Vel. 2.
Adicione o açúcar e os ovos e misture 10 seg./Vel. 6.
Adicione a farinha e o sal e amasse 3 min./Vel. espiga. Retire e deixe levedar num local morno cerca de 50 minutos ou até a massa dobrar de volume.
Divida a massa em 3 partes e numa superfície polvilhada com farinha estenda a massa com a ajuda do rolo, de modo a formar um círculo. Divida o círculo em 8 partes iguais, pincele com 60 g de manteiga derretida, e enrole cada triângulo da base para o vértice formando os croissants. Repita o processo até terminar a massa. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe levedar cerca de 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180º.
Misture a gema com um pouco de leite, pincele os croissants e leve ao forno a 180º cerca de 30 minutos. Sirva com queijo, fiambre ou compota.

Nota: Pode substituir 20 g de fermento de padeiro fresco por aproximadamente 7 g de fermento de padeiro seco.
Se utilizar farinha tipo 55, adicione mais 30 g.

Receita retirada da revista Bimby - Momentos de partilha, Fevereiro 2013.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Baguettes

Há dias em que por um ou outro motivo não consigo ir comprar pão, seja à hora de almoço, seja ao fim da tarde no regresso a casa. Nesses dias é necessário improvisar. A ideia inicial passava por fazer uma trança para o pequeno almoço de hoje. Mas a B. queria comer cachorro, e assim saíram umas baguettes do forno cá de casa.


Ingredientes:
300 g de água
25 g de fermento de padeiro fresco
1 colher de chá de sal
500 g de farinha tipo 65

Modo de preparação:
Coloque no copo da Bimby todos os ingredientes, excepto a farinha e programe 1,30 min./37º/Vel. 2.
Junte a farinha e programe 2 min./Vel. espiga. Retire, faça uma bola, coloque num tabuleiro polvilhado com farinha e reserve num local morno até que dobre de volume.
Forme as baguettes, coloque-as num tabuleiro e deixe levedar cerca de 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 200º.
Pincele-as com água e leve ao forno cerca de 15-20 minutos.

Dica:
Deve colocar uma taça com água no forno para que as baguettes fiquem mais crocantes. Pode substituir o fermento de padeiro fresco por fermento de padeiro seco, cerca de 5 g.
Se usar farinha tipo 55, acrescente cerca de 20-30 g de farinha.

Receita retirada do livro A Bimby - Massas e Doces.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Carcaças

Há dias em que me apetece fazer pão em casa. Apesar de o tempo ao fim da tarde ter todos os minutos contados, de vez em quando há pão quentinho a sair do forno lá de casa.
E para um fim de semana que se adivinha chuvoso, porque não recriar esta receita e deixar-se levar pelo cheirinho do pão quente?


Ingredientes:
200 g de água
70 g de leite
20 g de manteiga
20 g de fermento de padeiro fresco (ou 7 g de fermento de padeiro seco)
1 pitada de açúcar
500 g de farinha tipo 65
1,5 colher de chá de sal
farinha q.b. para polvilhar

Modo de preparação:
Coloque no copo da Bimby a água, o leite, a manteiga, o fermento e o açúcar e aqueça 2 min./37º/Vel. 2.
Adicione a farinha e o sal e amasse 3 min./Vel espiga. Retire e deixe levedar num local morno cerca de 30 minutos ou até a massa dobrar de volume.
Divida a massa em 12 partes com aproximadamente 65 g cada e molde as carcaças. Coloque num tabuleiro polvilhado com farinha e deixe levedar cerca de 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180º.
Polvilhe as carcaças com farinha e com uma faca faça um corte na parte superior de cada uma. Leve ao forno cerca de 25 minutos.
Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.

Receita retirada da revista Bimby - Momentos de Partilha de Outubro de 2012.

Falta precisamente um mês para o aniversário do D., este ano temos aniversário e Dia da Mãe no mesmo dia, por isso é altura de começar a pensar no bolo de aniversário...
Deliciem-se com algumas imagem que estive a ver na internet...


Bom fim de semana!

quarta-feira, 5 de março de 2014

Pão de mistura

Gosto tanto de fazer pão em casa. Gosto tanto do cheirinho de pão quente acabado de fazer. E a "tortura" que foi ter ali pão quentinho e não poder comer nem um bocadinho...


Ingredientes:
200 g de água
3 g de fermento seco
175 g de farinha tipo 65, mais q.b, para polvilhar
75 g farinha de trigo integral
1 colher de chá de sal

Modo de preparação:
Coloque no copo da Bimby a água e o fermento e aqueça 1 min./37º/vel. 1.
Adicione as farinhas e o sal e misture 15 seg./vel. 6. Polvilhe bem com farinha uma forma de bolo inglês e coloque a massa na forma. Cubra com película aderente e deixe levedar cerca de 50 minutos ou até a massa dobrar de volume.
Pré-aqueça o forno a 200º.
Leve ao forno cerca de 20 minutos.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Pães de leite

Fico tão chateada quando me falta um ingrediente para fazer aquela receita ao jantar, passo propositadamente no supermercado para comprar esse ingrediente e pão, e voilà, nem há uma coisa nem outra... Não havendo tempo para ir a outro supermercado improvisa-se e saem uns pães de leite deliciosos para o pequeno almoço.


Ingredientes:
250 g de leite
50 g de margarina para culinária
50 g de açúcar
25 g de fermento de padeiro fresco (usei seco)
1 colher de chá de sal
500 g de farinha tipo 65
1 gema de ovo para pincelar

Modo de preparação:
Coloque todos os ingredientes no copo da Bimby excepto a farinha e programe 1,30 min./37ºC/vel. 1.
Adicione a farinha e programe 10 seg./vel. 6. Em seguida amasse por 2 min./vel. espiga.
Faça bolas de 60 g cada, coloque num tabuleiro untado com margarina e polvilhado com farinha e deixe dobrar de volume num local morno.
Pincele com a gema e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 15 a 20 minutos.

Dica: Se usar farinha tipo 55, adicione mais 20-30 g de farinha.
Pode substituir o fermento de padeiro fresco por fermento de padeiro seco, cerca de 5 g.

Com a massa dos pães de leite poderá fazer caracóis com o recheio que desejar. Estenda a massa em forma de rectângulo, recheie, enrole e corte fatias de 2 cm de espessura, coloque os caracóis deitados num tabuleiro forrado com papel vegetal, pincele com uma gema de ovo e leve ao forno cerca de 20 minutos.

Receita retirada do livro A Bimby - Massas e Doces.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Pão saloio

Há já bastante tempo que não fazia pão em casa, mas num destes dias, para não ter que ir à rua comprar, resolvi fazer. E ficou tão bom. Gosto tanto do cheirinho de pão quente nestes dias frios...


Ingredientes:
300 g de água
2 colheres de chá de sal
500 g de farinha tipo 65
1/2 saqueta de fermento seco, cerca de 5 g

Modo de preparação:
Coloque no copo da Bimby a água,  o sal e programe 2 min./37º/vel. 2.
Junte metade da farinha, o fermento e programe 8 seg./vel. 2.
Adicione a restante farinha e programe 2 min./vel. espiga.
Deixe levedar num local morno e leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 30 minutos.

Receita retirada do livro Bimby - As receitas essenciais - Setembro 2010.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Trança

Há lá coisa melhor do que ter um pão quentinho, acabado de sair do forno, para um pequeno almoço de fim de semana, sem pressas? Não, pois não?


Ingredientes:
250 g de leite
100 g de margarina
50 g de açúcar
1 saqueta de fermento seco
2 ovos
700 g de farinha
1 colher de chá de sal
1 gema de ovo para pincelar

Modo de preparação:
Coloque no copo o leite, a margarina, o açúcar e programe 2 min./37/vel. 2.
Junte o fermento, os ovos e programe 10 seg./vel. 6.
De seguida adicione a farinha, o sal e programe 3 min./vel. espiga.
Deixe levedar durante 20 minutos, num local morno.
Faça três rolos iguais e forme uma trança. Pincele com a gema de ovo e faça montinhos com o açúcar humidificado. (Estes 2 paços - pincelar com a gema de ovo e colocar açúcar humidificado - não costumo fazer).
Leve ao forno pré -aquecido a 50 até que dobre de volume, em seguida aumente a temperatura para 180 cerca de 25 minutos.

Dica: Pode substituir o fermento seco por 35 g de fermento de padeiro fresco.
Para fazer o açúcar humidificado, coloque numa taça 100 g de açúcar e deite algumas gotas de água.

Receita retirada do livro Bimby - As receitas essenciais - Setembro 2010.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Pão muesli

Parece um bolo, talvez por ser feito numa forma para bolo. Mas não é, é um pão delicioso.
Desde que os dias começaram a ficar mais quentes, deixei de fazer pão em casa. No passado fim de semana voltei a fazer. Quando vi esta receita pensei - tenho que a fazer - aliás, esta foi uma das receitas que originou a compra da revista.


Ingredientes:
400 d de água
20 g de fermento de padeiro fresco
10 g de mel
350 g de farinha tipo 65, mais q.b. para polvilhar
150 g de farinha de trigo integral
1 colher de chá de sal
Manteiga q.b. para untar
2 colheres de sopa de sementes de girassol
1 colher de sopa de sementes de sésamo
1 colher de sopa de flocos de aveia
Água q.b.

Modo de preparação:
Coloque no copo a água, o fermento e o mel e aqueça 1 min./37/vel. 1.
Adicione as farinhas e o sal e misture 15 seg./vel. 6. Unte uma forma de fundo amovível com manteiga, polvilhe com farinha e coloque a massa na forma, cubra com película aderente e deixe levedar cerca de 50 minutos ou até a massa dobrar de volume.
Pré -aqueça o forno a 200º.
Coloque num recipiente as sementes de girassol, as sementes de sésamo e os flocos de aveia, cubra com água e reserve 10 minutos.
Cubra a massa com as sementes escorridas e leve ao forno a 200º cerca de 30 minutos. Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.

Receita retirada da revista Bimby - Momentos de partilha, Outubro 2013.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...