Mostrar mensagens com a etiqueta Entradas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Entradas. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 16 de junho de 2021

Conquilhas


Ingredientes:
5 dentes de alho
Azeite q.b.
Conquilhas
Limão

Modo de preparação:
Comece por dar um golpe nos dentes de alho e coloque-os numa frigideira juntamente com o azeite.
Quando o azeite estiver quente, junte as conquilhas e deixe cozinhar até que todas abram.
Regue com sumo de limão a gosto.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Camembert no forno com massa folhada

Hoje começa o novo confinamento geral. Mais uma vez o comércio não essencial a fechar, e restaurantes em regime de take-away. Quantos não irão resistir a mais um fecho forçado?
Mas sejamos sinceros, com todas as exceções que foram criadas, não vamos ter grandes diferenças no que toca a circulação de pessoas. Cá em casa, vai continuar tudo exatamente na mesma. Levar e buscar a B. à escola e idas ao supermercado.
O fecho das escolas era um assunto polémico e que deixava muitas dúvidas e muita gente em desacordo. Confesso que sempre pensei que as iriam mesmo fechar, principalmente nos graus de ensino mais elevados. Não foi essa a decisão tomada, e fiquei mesmo chateada.
Todos os dias há notícias de alguém que conhecemos que está infetado. Sejam colegas de trabalho, vizinhos ou conhecidos. Na turma da B. há uma menina em isolamento, os pais estão infetados, e ela provavelmente também. Soubemos desta situação, não pela escola, mas porque os pais resolveram partilhar com os restantes encarregados de educação da turma. Caso contrário não saberíamos de nada. O que me leva a pensar, quantos mais casos terão existido sem que nada fosse reportado...
Bom fim de semana!
#fiqueemcasa


Ingredientes:
2 placas de massa folhada redonda
1 queijo camembert
Mostarda q.b.
Bacon q.b.
1 ovo para pincelar
2 dentes de alho
Alecrim q.b.
Azeite q.b.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180 graus.
Comece por abrir uma placa de massa folhada, e o queijo. Coloque o queijo no centro da massa folhada, dentro de metade da embalagem de madeira.
Pincele a massa folhada com a mostarda, e coloque sobre a mesma o bacon, em toda a volta do queijo.
Abra a segunda placa de massa folhada, e coloque-a sobre o preparado anterior, recortando a zona onde se encontra o queijo.
Faça cortes do centro até à extremidade, de modo que fique com 32 porções iguais, deixando a zona onde se encontra o queijo sem corte. Rode os triângulos 2 a 2 em sentidos opostos num total de 3 voltas.
Faça pequenos cortes no queijo, em formato de quadricula, e coloque em alguns destes cortes alho cortado e raminhos de alecrim. Regue com um fio de azeite.
Pincele a massa folhada com um ovo batido.
Leve ao forno, até a massa folhada estar dourada e o queijo derretido.
Sirva de imediato.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Amêijoas à bulhão pato

Estamos a poucas horas de saber as próximas medidas do próximo confinamento geral.
Cá em casa não vai mudar praticamente nada. As nossas saídas têm-se resumido a ir e levar a B. à escola. Se as escolas fecharem, deixamos de ter que sair de casa. Vamos aguardar...
Esta receita foi testada no último dia do ano. Confesso que não fiquei fã das amêijoas congeladas. Nunca tinha experimentado. Sempre que comi amêijoas foram frescas, e a diferença de sabor é tão, mas tão grande. Faltou-lhe o sabor a mar... A ideia foi boa, mas não voltarei a comprar amêijoas congeladas.


Ingredientes:
1 kg de amêijoa (de preferência fresca)
1 molho de coentros
1/2 limão
4 dentes de alho
Azeite q.b.

Modo de preparação:
Prepare as amêijoas. (Se forem frescas ponha-as de molho em água com bastante sal e lave-as em várias águas para largarem a areia. Se usar congeladas deixe-as descongelar no frigorífico ou use-as congeladas).
Leve depois ao lume um tacho com um pouco de azeite, deixe aquecer e junte os dentes de alho ligeiramente esmagados.
Deixe alourar um pouco e introduza as amêijoas e os coentros picados. Tape e deixe cozinhar, agitando o tacho de vez em quando, até todas as amêijoas terem aberto.
Regue com o sumo de limão e sirva polvilhado com um pouco de coentros frescos picados.

Receita adaptada daqui.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Sushi fingido

Faltam 10 dias para o dia de Natal.
Este ano o Natal vai ser passado cá em casa, e ainda não está nada definido, nem o que vamos fazer, nem quem faz o quê. É altura de começar a pensar no assunto para poder antecipar algumas compras e confusões de última hora. Além das receitas que se fazem sempre, este ano gostava de inovar em algumas entradas, e fazer algumas coisas diferentes do habitual. Vamos ver...
 
Cá em casa, o D. adora sushi, eu só como as peças que que são cozinhadas e a B. não gosta, quer dizer, nunca provou... O que ela gosta mesmo é comer com pauzinhos, por isso experimentei fazer esta receita para que ela pudesse comer com os pauzinhos algo que ela adora: salsichas e ketchup. Ela adorou e divertiu-se imenso.


Ingredientes:
8 fatias de pão de forma sem côdea
1 lata de 8 salsichas
Ketchup q.b.
 
Modo de preparação:
Coloque uma fatia de pão numa tábua de cortar e passe com o rolo da massa, de modo a que fique espalmada. Barre com ketchup e coloque a salsicha numa das extremidades. Enrole cuidadosamente e corte de modo a que se pareçam com pequenas peças de sushi.

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Pão de alho com queijo

Cá em casa já estamos em contagem decrescente para as tão aguardadas férias de verão. Apesar de termos tido uma semaninha de férias em Junho, assim que acabaram as aulas, o cansaço já começa a fazer-se sentir, e eu mal posso esperar por uns diazinhos de dolce fare niente...

Desde o Natal/Passagem de ano que este pão tem marcado presença na nossa mesa, sempre que há um jantar cá em casa.
É super simples e rápido de fazer, e faz as delícias de todos.


Ingredientes:
1 pão
Manteiga de alho
Queijo mozzarella ralado
Orégãos q.b.
Papel de alumínio
 
Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Comece por partir o topo do pão (mesmo quase até ao fundo do pão) em cubos.
Derreta a manteiga de alho, e com a ajuda de uma colher, embeba todo o pão na manteiga.
Coloque queijo ralado em todas as aberturas do pão e polvilhe com orégãos.
Coloque o pão em papel de alumínio, e feche bem. Faça uns furinhos no papel de alumínio para que o vapor possa sair.
Leve ao forno aproximadamente 30 minutos, ou até o queijo estar bem derretido e o pão crocante.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Tostas à Avillez

Foi uns dias antes do Natal que fui pela primeira vez a um restaurante do chef José Avillez. O Café Lisboa.
Foi o almoço de Natal da empresa. E que almoço...
Estas tostas surpreenderam-me pelos sabores que se vão descobrindo enquanto não acaba. E tinha que experimentar fazer em casa. Não ficaram como as do chef, mas foram bastante elogiadas.


Ingredientes:
1/2 pão tipo alentejano (de preferência já com alguns dias, de modo a facilitar o corte)
Azeite
Alho em pó
Orégãos
Flor de sal

Modo de preparação:
Comece por cortar o pão finamente (cerca de 2 milímetros).
Pré-aqueça o forno a 180º.
Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e disponha o pão.
Numa taça, coloque um pouco de azeite, alho em pó e orégãos. Misture bem e pincele o pão com este preparado (sem exageros).
Coloque um pouco de flor de sal sobre o pão e leve ao forno a tostar.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Cogumelos recheados com gambas

Voltaram os dias de chuva, e o frio. O frio que estava hoje de manhã quando saímos de casa...
Ultimamente tenho andado um bocadinho mais preguiçosa no que toca a cozinhar, não que não cozinhe todos os dias, mas a vontade de experimentar receitas novas ou passar muito tempo na cozinha não tem sido muita.
Mas com o frio apetece-me ter pão acabado de fazer a sair do forno, para me deliciar num lanche em família num fim de semana chuvoso...
Este fim de semana vamos pôr mãos à obra e fazer uma, duas, três fornadas de bolachas... Porque segunda feira é dia de deixar a carta ao Pai Natal, juntamente com umas bolachinhas, um copo de leite e cenouras para as renas!


Ingredientes para 4 pessoas:
4 cogumelos grandes
8 gambas médias
2 dentes de alho
Azeite q.b.
Piripiri q.b.
Coentros q.b.
Sal q.b.

Modo de preparação:
Rejeite os pés dos cogumelos e grelhe os chapéus com a cavidade virada para cima.
Descasque as gambas e corte-as em pedacinhos.
Numa frigideira com um pouco de azeite frite os alhos picados com um pouco de piripiri até alourar. Em seguida, acrescente as gambas, tempere com sal e deixe fritar.
Recheie os cogumelos com as gambas e polvilhe com coentros finamente picados.

Receita retirada da revista Continente Magazine, Setembro de 2014.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Camarão no forno com alho, azeite e malagueta

O dia hoje amanheceu calmo, mas ontem foi um dia complicado no que toca a chuva, pelo menos em Lisboa. Foi o caos!
Trabalho num 7º andar, e por incrível que pareça, a chuva era tanta que conseguimos ter uma inundação no 7º andar. As escadas pareciam uma cascata, com a água a entrar pela porta de acesso ao terraço.
Houve inundações por toda a cidade. E todas as imagens que vi pareciam irreais.
Felizmente na zona onde moro choveu pouco e não houve problemas.


Ingredientes:
1 kg de camarão (calibre 20/30)
10 dentes de alho
2 malaguetas vermelhas tipo chili
Sal q.b.
100 ml de azeite

Modo de preparação:
Corte as barbas ao camarão com a ajuda de uma tesoura. Coloque-o depois num tabuleiro de ir ao forno e tempere com sal, junte os dentes de alho laminados, as malaguetas em juliana fininha e regue generosamente com o azeite. Envolva bem os camarões no tempero e leve a forno quente (200º) até os camarões ficarem rosados.
Sirva com pão torrado.

Receita retirada do livro Receitas para todos os dias, Joana Roque.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Sapateiras gratinadas

Por norma nos almoços e jantares que fazemos cá em casa não variamos muito nas entradas, mas desta vez apeteceu-me variar um bocadinho, e tirar mais umas receitas da minha lista de "receitas a testar".
Foi a vez destas sapateiras gratinadas. "Primeiro estranha-se, depois entranha-se!"


Ingredientes:
2 sapateiras médias, cozidas
30 g de queijo parmesão
1 chalota
1 dente de alho
25 g de azeite
150 g de leite
15 g de farinha, tipo 65
2 gemas de ovo
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Noz-moscada q.b.
Salsa picada q.b.

Modo de preparação:
Retire todo o recheio e toda a carne das sapateiras e reserve. Lave o interior do casco das sapateiras e reserve.
Pré-aqueça o forno a 200º.
Coloque no copo da Bimby o queijo e rale 5 seg./Vel. 9. Retire e reserve.
Coloque no copo a chalota, o alho e o azeite, pique 3 seg./Vel. 5 e refogue 3 min./Varoma/Vel. 1.
Adicione o leite, a farinha, as gemas, o sal, a pimenta e a noz-moscada e programe 3 min./90º/Vel. 4. Adicione a carne das sapateiras, 10 g do queijo ralado reservado e a salsa e envolva com a ajuda da espátula. Recheie o casco da sapateira e polvilhe com o restante queijo ralado. Coloque num tabuleiro e leve ao forno a 200º cerca de 15 minutos para gratinar.

Receita retirada da revista Bimby - Momentos de Partilha, Junho de 2012.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Patê de atum, linguiça salteada e molho cocktail

Estas entradas fazem sempre parte da nossa mesa nos almoços e jantares cá em casa sempre que temos convidados. São entradas simples e rápidas de fazer.

Precisamente de hoje a um mês é o dia do meu aniversário, e teremos nessa altura mais uns dias de férias, um jantar de aniversário para organizar e uma viagem de sonho ainda com os pormenores por planear.
O meu Pinterest já tem algumas imagens guardadas para servirem de inspiração ao meu bolo de aniversário, a receita também já está escolhida, será a mesma do ano passado, porque em receitas vencedoras não se mexe!


Patê de atum
Ingredientes:
1 ovo cozido
4 delícias do mar
1 lata de atum em azeite
2 colheres de sopa de maionese

Modo de preparação:
Comece por picar o ovo e as delícias do mar. Junte o atum e misture bem. Coloque a maionese e envolva. Sirva com tostinhas.


Linguiça salteada
Ingredientes:
4 linguiças

Modo de preparação:
Comece por cortar as linguiças às rodelas. Leve ao lume numa frigideira anti-aderente. Vá mexendo até estar cozinhado. Sirva com tostinhas ou pão.


Molho cocktail
Ingredientes:
2 colheres de sopa de maionese
Ketchup q.b.

Modo de preparação:
Comece por colocar a maionese numa taça e vá juntando o ketchup e envolvendo na maionese. Quando tiver uma cor rosada está pronto. Este molho é óptimo para acompanhar com camarão cozido.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Bruchetta com ovo mexido e queijo mozzarella

Há dias em que não me apetece cozinhar, ou pura e simplesmente apetece-me qualquer coisa rápida. 
Como cozinho para mais duas pessoas, é muito raro isto ser possível.  Mas como muitas vezes tenho refeições já prontas, é só aquecer. E assim, há dias em que me posso dar a estes pequenos "luxos"...


Ingredientes:
2 fatias de pao torrado
2 ovos
1 colher de sopa de queijo mozzarella ralado
Cebolinho
Sal e pimenta q.b.


Modo de preparação:

Comece por fazer as torradas.
Leve ao lume, numa frigideira anti aderente, os ovos previamente batidos e temperados com sal e pimenta. Vá mexendo, e quando os ovos estiverem quase cozinhados junte-lhes meia colher de sopa de queijo. Deixe ao lume só o tempo suficiente para que o queijo derreta.
Coloque sobre as torradas o restante queijo, e sobre os mesmos o ovo mexido.
Corte o cebolinho e decore a gosto.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Cogumelos salteados

Esta é uma das entradas que está sempre presente nos nossos almoços e jantares. É simples e rápido de fazer. E delicioso...


Ingredientes:
4 dentes de alho
20 g de salsa
400 g de cogumelos
30 g de azeite
1 malagueta pequena ou um pouco de pimento picante (opcional)
Sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:
Deite no copo da Bimby os alhos, a salsa e pique 5 seg./vel. 5.
Coloque a "borboleta", adicione os restantes ingredientes e programe 12 min./100º/vel. colher.
Rectifique os temperos e certifique-se que os cogumelos estão no ponto. Se o molho ficar demasiado líquido programe 5 min./varoma/vel. colher. Retire o copo de medida do bocal da tampa e coloque o cesto, para evitar salpicos.

Receita retirada do livro Bimby - As receitas essenciais - Março 2010.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Folhados de salsicha

Esta entrada tem feito parte da nossa mesa sempre que há festas, almoços ou jantares cá em casa.
É simples de fazer e fica sempre bem.
Na festinha da B. fez a delícia dos pequenos.


Ingredientes:
1 lata de salsichas mini
1 placa de massa folhada

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Corte a massa folhada às tiras, e enrole à volta das salsichas.
Leve ao forno até dourar.

sábado, 21 de setembro de 2013

Pães de alho

Esta entrada surgiu por acaso. Depois de fazer a base da pizza, com a massa que sobrou, o D. resolveu inventar. Pães de alho, ficaram tão bons que desapareceram num instante.


Ingredientes:
Manteiga
Alho em pó
Óregãos

Modo de preparação:
Corte a massa em bocados pequenos, coloque-a num tabuleiro e leve ao forno 5 min. na temperatura máxima.
Depois de retirar os pãezinhos do forno, barre-os com manteiga e polvilhe com alho em pó e óregãos. Está pronto a servir.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Camarão cozido

De vez em quando, ao fim de semana, apetece-nos jantar um petisco. Em vez de uma refeição mais elaborada, cozem-se uns camarões. A acompanhar um pãozinho com manteiga. E assim temos o nosso jantar/petisco pronto.


Ingredientes:
1 kg de camarão
Sal grosso q.b.
1 limão

Modo de preparação:
Coloque os camarões a cozer, com dois ou três punhados de sal (muito sal) e quatro ou cinco bocados de casca de limão.
Depois da água estar a ferver, mantenha os camarões ao lume durante mais 5 minutos.
Verta os camarões para um escorredor e passe-os por água fria corrente.
Coloque-os numa travessa de servir e tempere com mais umas pedrinhas de sal grosso. Parta o limão às rodelas e coloque-as por cima dos camarões.
Acompanhe com pão com manteiga e molhos a gosto.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...