Hoje é o 5º dia da dieta dos 31 dias, e ao contrário das outras vezes, não tenho sentido grandes dificuldades.
O que custa mais é o lanche da tarde, pois estava habituada a comer o meu pãozinho e agora não "posso".
É incrível, que a partir do momento em que começo a fazer uma dieta, os pensamentos vão todos parar onde? Comida!
Como o passado sábado foi o dia do início da dieta, foi também o dia em que preparei algumas receitas para estar "descansada" durante a semana.
Estes pãezinhos depois de estarem prontos, foram directamente para o congelador e têm feito parte dos meus pequenos almoços. Não todos os dias, porque tenho tentado variar os pequenos-almoços já que os lanches nesta 1ª fase da dieta serão sempre iogurte magro e crackers de sementes ou um queijinho light.
Boa semana!
Fase - 1/2/3/4
Custo - Baixo
Dificuldade - Média
Nota - Tem alguma percentagem de hidratos de carbono (permitidos em qualquer fase ao pequeno-almoço).
Ingredientes:
2 chávenas de farinha (de preferência integral)
Óleo de amendoim (pode ser em spray)
40 g de margarina vegetal derretida
1/2 chávena de leite magro
Sementes de sésamo
1 pitada de sal
Modo de preparação:
Numa tigela, coloque a farinha e faça um buraco no centro. Coloque nesse buraco a margarina e um pouco do leite e vá misturando com as mãos. Adicione aos poucos o resto do leite e vá amassando até obter uma consistência macia e flexível. Corte a massa aos bocados e deixe-a descansar durante 30 minutos. Depois estique-a com as mãos e, sobre uma superfície enfarinhada, estenda-a com o rolo da massa, sem a deixar ficar muito fina. Disponha as sementes e passe novamente o rolo, sem pressionar muito, apenas para as sementes ficarem "agarradas" à massa.
Numa frigideira anti-aderente, coloque um fio de óleo de amendoim (ou spray), deixe aquecer e coloque uma porção de massa com a parte das sementes para baixo. Quando começar a formar bolhas, vire e deixe cozinhar do outro lado. Retire e repita o procedimento com as restantes porções da massa.
Depois de arrefecer, guarde num tupperware e/ou película aderente.
Sementes de sésamo:
Além de serem uma boa fonte de fibra (nomeadamente sesamina e sesamolina, importantes no combate ao colesterol elevado e hipertensão), são ricas em vitamina B1, ómega 3 e diversos minerais como cálcio, magnésio, ferro, fósforo, manganês, zinco e cobre. São importantes no combate à fadiga e no aumento da tonicidade muscular, sendo por isso fortes aliadas na sua saúde, em geral, e da sua dieta, em particular.
Durante a fase 1 da dieta, ingira as sementes apenas ao pequeno-almoço - uma colher de sopa é quanto basta para beneficiar das suas propriedades. A partir da fase 3 pode também adicionar algumas sementes aos seus pratos e saladas, tornando-os assim mais saborosos e nutritivos.
Receita retirada do livro A dieta dos 31 dias - As receitas.
Sem comentários:
Enviar um comentário