quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dedos de amêndoa

Nunca liguei ao Halloween. A comemoração deste dia não faz parte da minha geração.
Mas este ano apeteceu-me comemorar, fazer coisas relacionadas com este dia. Não por mim, mas pela B. Quero que ela se lembre destas pequenas coisas. Destas datas comemorativas.


Pela primeira vez, aventurei-me a fazer uma abóbora lanterna. A B. pediu-me, e eu não tive como dizer que não. Mas escolhemos uma abóbora pequenina, e foi mais do que suficiente. No fim ainda tivemos direito a doce de abóbora na Bimby.


Pela primeira vez vamos ter as crianças do prédio a pedir doces ou travessuras. A B. não vai participar, sem as sestas e a mudança para o horário de inverno, "vai para a cama com as galinhas". Cá por casa terão doces, chupa-chupa em forma de aranha. Encontrei uma imagem deste género na internet e não resisti. Não ficaram uns amores?

Mas a sugestão de hoje vai mesmo para estas bolachas em forma de dedo. Já se fazem cá por casa desde o ano passado e estão mais do que aprovadas.
E hoje, só hoje em vez de uma princesa vou ter cá em casa uma vampira linda!
Doces ou travessuras?


Ingredientes para as bolachas:
130 g de açúcar
250 g de manteiga
1 ovo
1 colher de chá de essência de baunilha
20 de amêndoa
1 pitada de sal
400 g de farinha tipo 65

Ingredientes para a decoração:
50 g de chocolate de culinária
2 colheres de sopa de leite
Amêndoa laminada q.b.

Modo de preparação das bolachas:
Coloque no copo da Bimby o açúcar e a amêndoa e pulverize 15 seg./vel. 9.
Adicione a manteiga, o ovo, a essência, o sal e a farinha e misture 15 seg./vel. 6, ajudando com a espátula através do bocal da tampa.
Pré- aqueça o forno a 180º.
Com pequenas porções de massa faça rolos, conte pedaços com aproximadamente 4 cm de comprimento. Com um palito marque três riscas. Numa das pontas faça uma pequena pressão com o dedo para formar a unha, coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno a 180º cerca de 15 minutos. Retire e deixe arrefecer por completo.

Modo de preparação da decoração:
Derreta o chocolate juntamente com o leite.
Com uma colher de chá, preencha a cavidade de cada dedo com o chocolate derretido e cole uma amêndoa laminada, dando a forma de uma unha. Deixe secar.

Receita adaptada da revista Bimby Momentos de Partilha de Outubro de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...