terça-feira, 13 de maio de 2014

Bolo de bolacha e uma visita ao Quartel do Carmo

Adoro bolo de bolacha. Lembro-me de quando ainda vivia na casa dos meus pais, cheguei a fazer bolo de bolacha só para mim, mais ninguém gostava...
Depois perdi a receita, e num dos aniversários do D., há muitos anos atrás ele pediu-me para fazer, e correu tão mal, tão mal que jurei que nunca mais fazia bolo de bolacha. O problema? Usar margarina derretida. Claro que o creme, em vez de ficar em creme ficou líquido, e claro que o bolo ficou uma grande porcaria.
Até à pouco tempo guardava religiosamente uma receita que tinha tirado algures da internet, e que era tão boa. Na escola da B., em conversa com uma das auxiliares da sala dela, pediram-me a receita. Levei-lhes a receita. E na véspera do aniversário do D., quando me preparava para fazer a receita do bolo, percebi que tinha perdido a minha receita. Depois ultrapassei o drama e pensei num plano B.
Entretanto fiz um creme de manteiga para o recheio e cobertura do bolo de aniversário, mas não me convenceu, e a questão passou a ser o que fazer com o creme de manteiga? Bolo de bolacha! Boa semana!


Ingredientes:
70 g de açúcar
125 g de manteiga mole
1 ovo inteiro + 1 gema
2 pacotes de bolacha Maria
Café q.b.
Raspas de chocolate para decorar

Modo de preparação:
Coloque o açúcar no copo da Bimby e pulverize 15 seg./Vel. 9.
Coloque a borboleta, junte a manteiga em pedaços e programe 1 1/2 min./Vel. 4.
Quando terminar, retire a borboleta e raspe as paredes do copo com a ajuda da espátula. Volte a colocar a borboleta, junte os ovos e misture 3 min./Vel. 3.
Prepare o café e vá demolhando as bolachas até ter a primeira camada do bolo completa. Faça uma camada de creme, repita novamente o processo da camada de bolachas e assim sucessivamente. Por fim barre todo o bolo com o restante creme e polvilhe com raspas de chocolate. Leve ao frigorífico para solidificar.

Receita adaptada do livro Bimby - Sobremesas de desejo.


No fim de semana aproveitámos o bom tempo e fomos passear a Lisboa. Sem grandes planos fomos dar ao Largo do Carmo e deparámo-nos com uma exposição no Quartel do Carmo. E lá fomos ver o que lá havia...


Salão Nobre do Comando-Geral da GNR

Gabinete do Comandante-Geral


A vista da varanda do Quartel do Carmo

Todas as nossas bandeiras


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...