sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Pão da Titá

Chega hoje ao fim mais uma semana. Para mim a segunda semana de trabalho depois das férias, e confesso que já me apetecia ir de férias outra vez. Não sei se é por ter estado tanto calor nos últimos dias...
Este será o último fim de semana de "férias" grandes da B., e ainda há tpc para acabar e livros novos para forrar. Temos também a chegada da nossa nova máquina de lavar loiça. Avizinha-se assim um fim de semana caseiro, mas com algumas tarefas domésticas.

Este pão foi feito ainda em período de férias, num dia em que não apetecia nada sair de casa para comprar pão, mas precisávamos de pão. Como já estava em lista de espera há tanto tempo resolvi experimentar. E é tão simples de fazer... E tão bom...

Bom fim de semana!
 

Ingredientes:
420 g de farinha de trigo sem fermento (usei farinha tipo 65)
80 g de farinha integral
420 ml de água tépida
1 colher de chá de sal fino
1/2 saqueta de levedura seca (cerca de 5 g)
 
Modo de preparação:
Numa taça coloque as farinhas e misture. Abra uma cova ao centro e acrescente o sal, a levedura seca e a água. Misture tudo com uma colher de pau. - É só misturar durante uns segundos até tudo estar ligado. Não é preciso amassar. Atenção que a massa fica mole e húmida, mas é mesmo assim. - Tape com um pano limpo e deixe levedar pelo menos uma hora (pode ser de um dia para o outro).
Ao fim desse tempo ligue o forno a 200º e coloque lá dentro também a aquecer um tacho de barro ou pirex com tampa. (Tem de ter tampa! É um pormenor importante!)
Cuidadosamente retire então o tacho quente do forno e coloque no fundo um pouco de farinha. Certa para dentro do tacho a massa, polvilhe com um pouco mais de farinha e tape o tacho com a tampa voltando-o a colocar no forno quente. Deixe cozinhar cerca de 35 minutos. (O facto de cozinhar num tacho previamente aquecido e tapado, vai criar a humidade necessária para formar uma crosta, não sendo necessário borrifar o forno com água para criar essa humidade extra.)
Ao fim desse tempo retire a tampa e deixe cozinhar mais uns 10 minutos para ganhar uma crosta mais dourada.
Retire o tacho do forno, desenforme o pão e deixe arrefecer sobre uma grelha antes de cortar em fatias.

Receita adaptada daqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...