terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Pescada à Gomes de Sá

Estamos a chegar ao fim do segundo mês do ano. O cansaço começa a fazer-se sentir. O frio não tem ajudado nada, a que os dias se passem de forma confortável. Sofro tanto com o frio...
Falta pouco mais de um mês para o fim de semana prolongado, em que muitos comemoram a Páscoa. Cá por casa estamos num pequeno dilema, ir passar o fim de semana fora, ou não. O destino está escolhido, o roteiro está feito, só falta mesmo decidir a estadia, e se vamos ou não.
Enquanto isso, durante a semana, as receitas que se têm feito são já conhecidas cá do blogue, ao fim de semana arrisco um bocadinho e testo algumas receitas novas. Esta foi uma delas. O D. não gosta de bacalhau, por isso a pescada veio substituir o dito.
Boa semana!


Ingredientes:
400 g de filetes de pescada
500 g de batatas
1 cebola grande
2 dentes de alho
3 ovos
60 g de azeite
Azeitonas q.b.
Sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:
Descasque e lave as batatas e corte-as em rodelas. Deite 1 litro de água no copo da Bimby. Coloque os filetes de pescada na varoma e as batatas e os ovos, previamente lavados no tabuleiro. Tempere com sal e programe 40 min./Varoma/Vel. 3. Deixe amornar, lasque o peixe e descasque os ovos e parta-os em rodelas.
Descasque e lave a cebola e os dentes de alho, corte a cebola em rodelas e pique os alhos. Coloque a borboleta no copo da Bimby, previamente escorrido, junte a cebola, os alhos e o azeite, tempere com uma pitada de sal e pimenta e programe 10 min./100º/Vel. 1. Retire e reserve.
Ligue o forno a 180º. Num tabuleiro de ir ao forno, disponha camadas alternadas de batata, pescada, mistura de cebola e ovo cozido. Regue depois com o azeite da cebolada e leve ao forno até começar a corar. Retire do forno e sirva decorado com azeitonas.

Receita adaptada da revista Teleculinária - Nov. 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...