terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Tostas à Avillez

Foi uns dias antes do Natal que fui pela primeira vez a um restaurante do chef José Avillez. O Café Lisboa.
Foi o almoço de Natal da empresa. E que almoço...
Estas tostas surpreenderam-me pelos sabores que se vão descobrindo enquanto não acaba. E tinha que experimentar fazer em casa. Não ficaram como as do chef, mas foram bastante elogiadas.


Ingredientes:
1/2 pão tipo alentejano (de preferência já com alguns dias, de modo a facilitar o corte)
Azeite
Alho em pó
Orégãos
Flor de sal

Modo de preparação:
Comece por cortar o pão finamente (cerca de 2 milímetros).
Pré-aqueça o forno a 180º.
Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e disponha o pão.
Numa taça, coloque um pouco de azeite, alho em pó e orégãos. Misture bem e pincele o pão com este preparado (sem exageros).
Coloque um pouco de flor de sal sobre o pão e leve ao forno a tostar.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Muffins salgados

Depois de uma semana de muito frio, temos finalmente o fim de semana à porta.
E este será certamente um fim de semana caseiro, com lareira acesa, filmes, sofá e coisas boas a sair do forno cá de casa.
Bom fim de semana!


Ingredientes para 6 unidades grandes ou 12 pequenas:
250 g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
Sal e pimenta q.b.
6 colheres de sopa de azeite
1 ovo
125 g de iogurte natural
125 ml de leite
1 chávena de sobras de carne em pedacinhos (legumes ou uma mistura)
100 g de queijo ralado

Modo de preparação:
Numa taça misture a farinha, o fermento e tempere com sal e pimenta. Noutra taça misture o azeite, 1 ovo batido, o iogurte e o leite. Adicione os ingredientes secos aos líquidos, a carne e o queijo.
Aqueça o forno a 200º e forre com forminhas uma forma de queques.
Encha as formas e leve ao forno até os muffins estarem lourinhos e cozidos.

Receita retirada do livro Receitas para todos os dias, Joana Roque.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Bifes de atum no tacho

O frio continua.
Não me lembro de nenhum inverno, em que houvesse tantos dias seguidos de frio intenso.
Ontem às 13 horas, em Lisboa o termómetro marcava 4 graus, 4 graus!
Quando cheguei a casa, ganhei coragem e liguei a minha lareira. Dois anos depois. Dois anos depois da B. ter sido internada, não sei se por causa da lareira, mas o que é certo é que nós nunca mais ligámos a lareira e ela nunca mais adoeceu.
Ontem liguei a lareira e soube tão bem...


Ingredientes para 4 pessoas:
4 bifes de atum
Sal e pimenta q.b.
1 limão
4 dentes de alho
Azeite q.b.
2 cebolas
2 tomates maduros
1 pimento verde
100 ml de vinho branco
Coentros q.b.

Modo de preparação:
Tempere os bifes de atum com sal, pimenta e o sumo de limão.
No tacho coloque a cebola em rodelas não muito finas, o tomate em cubos, o pimento em tiras e tempere com um pouco de sal, pimenta e os dentes de alho laminados. Por cima coloque os bifes de atum e regue tudo com o azeite e o vinho branco, terminando com um raminho de coentros.
Coloque o tacho ao lume e deixe cozinhar em lume brando cerca de 20 minutos, agitando o tacho de vez em quando.
Sirva bem quente polvilhado com coentros picados e com batatinhas cozidas.

Para uma versão mais rápida use uma frigideira em vez de um tacho e junte apenas as rodelas de cebola, omitindo o tomate e o pimento.

Receita retirada do livro Receitas para todos os dias, Joana Roque.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Frango no forno com batatinhas salteadas, alecrim e alho

Parece que o início de um novo ano nos ajuda a tomar decisões, mudar hábitos...
Perder peso, fazer escolhas mais saudáveis são as minhas metas para este novo ano.
Não vou começar o ano com dietas, quanto mais penso em fazer dieta mais vontade tenho de comer porcarias.
Este ano voltei a correr. Desta vez de uma forma realista. O objectivo, para já é conseguir correr 4 dias por semana. Ganhar resistência. Conseguir aumentar a velocidade de corrida e reduzir tempos. E quando vier o calor espero ter conseguido atingir o meu objectivo principal: chegar ao peso que quero e sentir-me bem.
Boa semana!


Ingredientes:
8 pernas de frango
500 g de batatinhas novas
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
10 dentes de alho
1 raminho de alecrim
Sumo de 1/2 limão
Salsa picada q.b.

Modo de preparação:
Num tabuleiro que vá ao forno e à mesa, coloque as pernas de frango e as batatas. Tempere com sal e pimenta, e junte os dentes de alho esmagados, o sumo de limão e o raminho de alecrim, regando generosamente com azeite.
Leve ao forno, previamente aquecido a 180º, durante cerca de 45 minutos ou até as batatas estarem assadas e o frango cozinhado.
Sirva com uma salada verde.

Receita adaptada do livro Receitas para todos os dias, Joana Roque.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Passagem de ano 2014-2015

Depois de uns bons dias de férias, hoje é dia de regresso ao trabalho e à escola.
Um regresso com muito frio. Quando chegámos à escola da B. o termómetro do carro marcava 0 graus. Felizmente vesti-lhe muita roupa e ela não se queixou muito.
Bom regresso (se for caso disso) e bom ano de 2015!

A passagem de ano, para não variar foi feita em nossa casa. Éramos 7 à mesa, e o jantar acabou por ser feito apenas com petiscos, muitos petiscos.


Menu da passagem de ano

1. Patê de atum com tostinhas
3. Salsichas mini
4. Linguiça salteada
5. Sapateira cozida

Bebidas:
11. Vinho
12. Sumos

Sobremesas:
15. Bolo rei

Às 12 badaladas:
16. Espumante
17. Passas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...