quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Bolo simples de maçã

Tal como seria de esperar o fim de semana prolongado passou num piscar de olhos.
Aproveitámos para descansar, passear e estar em família.
Visitámos sítios novos. Fomos até ao Cristo Rei em Almada, e pude comprovar com os meus próprios olhos que a vista lá de cima é fantástica.
Com o sol a convidar a passeios, fomos até Lisboa, vimos a árvore de Natal na Praça do Comércio e fizemos uma caminhada da Praça do Comércio até ao Cais do Sodré, e que bem que soube, apesar do frio que estava... E pela quantidade de gente na rua, ninguém diria que estávamos em Dezembro...
Boa semana!


Ingredientes:
300 g de farinha
250 g de açúcar
100 g de manteiga
2 maçãs
4 ovos
1 colher de chá (bem cheia) de fermento
Manteiga para untar
Farinha para polvilhar

Modo de preparação:
Descasque as maçãs, corte-as em quartos, retire-lhes as sementes e deite para o copo da Bimby. Junte os ovos, o açúcar e a manteiga e ligue na velocidade 6 durante 30 segundos. Passe a espátula, adicione a farinha e o fermento e ligue mais 20 segundos na velocidade 6.
Unte uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha. Verta a mistura anterior e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 45 minutos. Verifique a cozedura, retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme e sirva decorado a gosto.

Receita retirada da revista Teleculinária, Fevereiro de 2009.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Cheira a Natal # 1

Hoje é o aniversário do meu irmão. Há 27 anos atrás, neste dia nascia o meu irmão. E é incrível as recordações que ainda hoje guardo daquele dia. Tinha apenas 5 anos, mas lembro-me até da roupa que tinha vestida. Há dias que nos marcam para a vida, e este foi sem dúvida um deles. Parabéns L.!

Entretanto a contagem decrescente para o Natal não pára. Faltam 20 dias, 3 fins de semana.
Este ano, como tem um professor, acho que não vou fazer nada.
Mas para quem está a pensar fazer presentes caseiros, aqui fica a minha sugestão.


Bolachas de manteiga

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Crocantes de peru com salada de feijão frade

Apesar do frio, avizinha-se um fim de semana fantástico, com um fim de semana prolongado que já não tinha há uns 6 meses...
Assim quase em cima da hora começa a desenhar-se um passeio que queríamos fazer.
Vamos ver se é desta...


Ingredientes:
400 g de bifes de peru
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de sobremesa de colorau
1/2 limão
1 lata grande de feijão frade cozido
1/2 cebola
150 g de tomate cereja
Salsa q.b.
Azeite q.b.
2 colheres de sopa de sêmola de milho
1 colher de sopa de farinha

Modo de preparação:
Corte os bifes de peru em tiras e tempere-as com sal, alho em pó e colorau. Regue com o sumo de limão e misture bem.
Escorra muito bem o feijão frade e coloque-o numa saladeira. Descasque e pique a cebola. Lave o tomate cereja e cote ao meio. Junte os legumes preparados ao feijão frade, adicione a salsa picada, tempere com azeite e vinagre e reserve.
Num prato fundo, misture a sêmola de milho com a farinha. Escorra as tiras de peru, passe-as pela mistura de farinhas e frite-as numa frigideira antiaderente, com azeite bem quente, até ficarem douradas e crocantes. Retire e escorra sobre papel absorvente.
Sirva com a salada de feijão frade.

Receita adaptada da revista Sabe Bem, Julho/Agosto 2012.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Frango com lima e alho

Ontem chegaram lá a casa as notas intercalares do 1º período, das fichas que a B. fez na escola. Teve muito bom em todas as disciplinas curriculares, e eu não podia estar mais babada.
É bom perceber que os meus receios, da mudança para a escola primária não passaram disso mesmo, receios. Saber que está perfeitamente integrada, fez amigos novos, alguns deles até mais velhos, deixa-me tão mais descansada.
E quando é ela própria a dizer-me "ainda bem que escolheste aquela escola para mim!" deixa-me de coração cheio.


Ingredientes:
600 g de batatas
1 colher de sobremesa de pimentão doce moído
1 frango em pedaços
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
1 lima
8 dentes de alho

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º. Descasque as batatas, corte-as em gomos, tempere-as com o pimentão doce, azeite e sal. Forre um tabuleiro com papel vegetal, disponha nele as batatas e leva ao forno até estarem macias.
Limpe o frango de gorduras e coloque os pedaços num tabuleiro ou assadeira untados com uma colher de sopa de azeite. Tempere com uma colher de sobremesa de sal e um pouco de pimenta, junte a lima cortada em gomos, os dentes de alho esmagados e leve ao forno até estar cozinhado (cerca de 1 hora, dependendo do tamanho do frango).

Receita adaptada da revista Sabe Bem,Setembro/Outubro 2014.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Esparguete com atum e molho de tomate

Os fins de semana têm passado a correr. E agora com a aproximação do Natal pior ainda...
Faltam pouco mais de duas semanas para as férias escolares começarem. Claro que as férias da B. só começarão mais tarde e terá ainda que se aguentar uns dias no ATL. Mas só de pensar que vamos ter uns dias só para nós, vais ser tão bom...
Ontem fomos almoçar a um restaurante e já no fim do almoço a B. reparou numa frase que estava escrita na parede, e não é que a conseguiu ler. 
Boa semana!


Ingredientes:
1/2 cebola
1 dente de alho
4 tomates de rama
1 colher de sopa de polpa de tomate
3 latas de atum
400 g de esparguete
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.

Modo de preparação:
Pique o alho e a cebola e refogue-os num pouco de azeite. Quando a cebola estiver translucida adicione o tomate e a polpa de tomate e deixe cozinhar cerca de 5 minutos em lume brando.
Enquanto o tomate apura, cozinhe a massa conforme as instruções da embalagem.
Acrescente o atum escorrido e lascado ao tomate, tempere com sal e pimenta. Junte a massa cozida e escorrida, envolva bem e sirva de imediato.

Receita adaptada da revista Continente Magazine, Julho de 2014.

Menu da semana


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...