domingo, 12 de outubro de 2014

Menu da semana

Cá por casa, os menus continuam a ser feitos semana após semana. Apesar de em alguns dias haver trocas. Ainda me custa um bocado fazer os menus. Aborrece-me! Mas é muito mais fácil fazer a gestão dos jantares e almoços para levar para o emprego, e das compras que são feitas semanalmente.
Aqui fica a sugestão para esta semana!


1. Frango panado com esparguete
2. Robalo no forno com legumes
5. Frango frito com cebola e arroz de cenoura

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Esparguete à carbonara

Hoje estou com o coração apertado.
A minha menina lembrou-se de ter um "ataque" de mãezite à hora de ir para a escola.
A ela passa-lhe depressa, eu é que fico todo o dia cheia de remorsos...
Bom fim de semana!


Ingredientes:
1500 g de água
10 g de azeite
Sal q.b.
300 g de esparguete
2 dentes de alho
40 g de margarina para culinária
150 g de fiambre em cubos
1 gema
100 g de natas
Salsa picada q.b.

Modo de preparação:
Coloque no copo da Bimby a água, o azeite, o sal e programe 10 min./Varoma/Vel. 1.
Junte o esparguete através do bocal da tampa e programe o tempo indicado na embalagem/100º/Vel. colher inversa. Escorra o esparguete com a ajuda da varoma. Coloque-o numa taça, deite um fio de azeite e envolva para a massa não colar. Mantenha quente.
Deite no copo os alhos e pique 4 seg./Vel. 5.
De seguida junte a margarina, o fiambre e refogue 5 min./Varoma/Vel. 1.
Numa taça dissolva a gema nas natas e reserve.
Programe 2 min./90º/Vel. 2, deite em fio através do bocal da tampa a mistura das natas com a gema.
Junte a salsa e envolva com a espátula. Envolva este molho no esparguete e sirva de imediato.

Receita adaptada da revista Bimby - Momentos de Partilha, de Março de 2010.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Bolo de aniversário

Até ao primeiro aniversário da B. nunca me tinha aventurado a fazer bolos de aniversário mais elaborados, muito menos a decorá-los com pasta de açúcar.
Dado o preço elevado desse tipo de bolos, o aniversário da B. foi o pontapé de saída para sair da minha zona de conforto e aventurar-me.
E desde então todos os anos tento superar-me e fazer algo diferente.
E por norma, quase todos os anos tenho feito dois bolos diferentes, um para casa e outro para a escola.

No primeiro aniversário




No segundo aniversário




No terceiro aniversário




No quarto aniversário



Este ano não preciso preocupar-me com o bolo da festa com o amigos. Só tivemos que escolher a imagem que queríamos.


Apesar de fazermos a festinha fora de casa, vamos fazer um almoço ou jantar para os avós e tios. E apesar de faltar pouco mais de uma semana, ainda não sei bem o que vou fazer. A ideia inicial era fazer um bolo em formato de saia com uma barbie no meio, mais concretamente a rainha Elsa do filme da Disney Frozen.

imagem retirada do Pinterest

Agora, como o bolo da festa com os amigos vai ter uma imagem da Elsa, a princesa cá de casa quer um bolo com a princesa Ariel. Tenho já uma ideia de como gostaria de fazer o bolo, que entretanto já foi aprovada pela aniversariante.

imagem retirada do Pinterest

Apesar de o dia de aniversário ser no domingo, gostava de mandar qualquer coisa para a escola, para lhe cantarem os parabéns.
Estou a pensar em fazer queques de chocolate simples, sem cremes, e decorá-los com umas bandeirinhas. Acaba por ser mais fácil servir os miúdos e para mim a parte da decoração também é muito mais fácil.

Para o ano há mais!

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Salmão com mostarda e limão

Hoje comemora-se o dia dos castelos. E se há coisa que não falta no nosso país são castelos. Mas há um que mora no meu coração, não por ser o mais bonito de todos, mas por ser o castelo que vi toda a minha vida, e que agora recordo sempre que vou à minha terra. Falo do Castelo de Castro Marim. E descobri na Wikipédia que é bem mais antigo do que alguma vez pude imaginar...


Ingredientes para 4 pessoas:
4 postas de salmão
2 colheres de sopa de mostarda de grão à antiga
1 colher de sopa de mostarda de Dijon
1 limão
Sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:
Numa taça misture as mostardas com a raspa e o sumo de limão. Coloque o salmão numa assadeira e tempere-o com sal e pimenta e barre-o com a pasta de limão e mostarda.
Leve ao forno previamente aquecido a 180º, durante cerca de 25 minutos.

Receita retirada do livro Receitas para todos os dias, Joana Roque.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Frango com batatinhas salteadas, alecrim e alho

Este foi o fim de semana em que os sogros regressaram de uns meses fora.
Este foi o fim de semana em que revi uma amiga dos tempos de escola, que não via há cerca de dois anos, altura em que me contou que estava grávida. Conheci, finalmente o S.
Este foi o fim de semana em que tratámos de alguns pormenores da festa da B. E hoje lá foram os convites para serem distribuídos na escola.
Boa semana!


Ingredientes para 4 pessoas:
8 coxinhas de frango
500 g de batatinhas novas
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
10 dentes de alho
1 raminho de alecrim
1 limão
Salsa picada q.b.

Modo de preparação:
Num tabuleiro que vá ao forno e à mesa coloque as coxas de frango e as batatas inteiras previamente lavadas. Tempere com sal e pimenta, e junte os dentes de alho esmagados, o limão em quartos e o raminho de alecrim, regando generosamente com azeite.
Leve ao forno, previamente aquecido a 180º, durante cerca de 45 minutos ou até as batatas estarem assadas e o frango cozinhado.
Sirva com uma salada verde.

Receita retirada do livro Receitas para todos os dias, Joana Roque.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Croissants

Serei só eu que acho que as semanas, os meses têm passado a correr? Ainda "ontem" estávamos no início do ano e não tarda nada já estamos a pensar no Natal...
Esta receita estava na lista de receitas a experimentar há tanto tempo, desde que comprei a revista, aliás esta foi uma das receitas que me levou a comprar a revista. Esteve um ano e meio à espera de ser testada. E os croissants ficaram tão bons que já voltei a repetir.
No passado fim de semana tivemos lá em casa a D. para mais um lanche de princesas, e para o lanche tivemos croissants e um bolo de chocolate.
Bom fim de semana!


Ingredientes:
160 g de leite, mais q.b. para pincelar
160 g de manteiga
20 g de fermento de padeiro fresco
100 g de açúcar
3 ovos
600 g de farinha tipo 65, mais q.b. para polvilhar
1 pitada de sal
1 gema de ovo para pincelar

Modo de preparação:
Coloque no copo da Bimby o leite, 100 g de manteiga e o fermento e aqueça 2 min./37º/Vel. 2.
Adicione o açúcar e os ovos e misture 10 seg./Vel. 6.
Adicione a farinha e o sal e amasse 3 min./Vel. espiga. Retire e deixe levedar num local morno cerca de 50 minutos ou até a massa dobrar de volume.
Divida a massa em 3 partes e numa superfície polvilhada com farinha estenda a massa com a ajuda do rolo, de modo a formar um círculo. Divida o círculo em 8 partes iguais, pincele com 60 g de manteiga derretida, e enrole cada triângulo da base para o vértice formando os croissants. Repita o processo até terminar a massa. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe levedar cerca de 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180º.
Misture a gema com um pouco de leite, pincele os croissants e leve ao forno a 180º cerca de 30 minutos. Sirva com queijo, fiambre ou compota.

Nota: Pode substituir 20 g de fermento de padeiro fresco por aproximadamente 7 g de fermento de padeiro seco.
Se utilizar farinha tipo 55, adicione mais 30 g.

Receita retirada da revista Bimby - Momentos de partilha, Fevereiro 2013.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Frango assado com limão e sumo de maçã

Ainda agora começou o outono, e cá em casa já estamos os três constipados.
Agora sou eu a que está pior... E não gosto nada desta sensação de me sentir doente.
Ontem, felizmente tinha "restos" de outras refeições no frigorífico e, felizmente não foi necessário estar a fazer jantar.
Hoje temos consulta da B. no oftalmologista, e chegaremos tarde a casa.
E eu já estou aqui a sonhar com a minha caminha...


Ingredientes:
1 frango
Sal e pimenta a gosto
1 limão
1 cebola cortada em quartos
Tomilho q.b.
2 colheres de sopa de azeite
300 ml de sumo de maçã
1 colher de chá de maizena

Modo de preparação:
Aqueça o forno a 200º.
Coloque o frango num tabuleiro e tempere com sal e pimenta.
Raspe o limão para uma tacinha e reserve.
Corte o limão em metade e coloque juntamente com alguma cebola uma das metades do limão no interior do frango.
O restante limão e cebola espalhe pelo tabuleiro.
Esfregue o frango com o azeite e depois deite por cima de tudo a raspa de limão reservada.
Por fim regue com o sumo de maçã e leve ao forno até estar dourado e pronto.
Retire do forno e coloque o molho que sobrar num pequeno tacho.
Leve ao lume o molho com a maisena dissolvida e deixe engrossar.
Sirva o frango e regue-o com o molho.

Receita retirada daqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...