terça-feira, 30 de setembro de 2014

Açorda de camarão

A mudança para a escola secundária foi para mim a grande mudança. Da área que escolhi, naquela altura Serviços Comerciais - Economia, fui a única dos meus antigos colegas de 9º ano. Por isso, não conhecia ninguém. Quer dizer, conhecia uma vizinha minha, mas mais ninguém.
Foi a mudança de escola, mudança de amigos, apesar de alguns se terem mantido, basicamente foi tudo novo.
E as amigas que fiz, apesar de muitas delas não as ver há muitos anos, dada a distância, continuam como se esses anos nunca tivessem passado.
Ontem recebi um telefonema de uma delas, vem cá no próximo fim de semana. E encheu-me o coração saber que não fui esquecida. Estive com ela há uns três anos, naquela altura deu-me a novidade de que ia ser mãe, agora já tem um rapazinho de dois anos e meio, que eu ainda não conheço, mas vou conhecer já daqui a uns dias.
Boa semana!


Ingredientes:
500 g de pão (miolo)
500 g de camarão
100 g de azeite
8 dentes de alho
Sal e pimenta q.b.
1 molho de coentros
1 ovo
Picante a gosto

Modo de preparação:
Faça o fumet* e reserve. Coloque no copo da Bimby o azeite, os alhos e os coentros, pique 20 seg./Vel. 5 e programe 5 min./temp. 100º/Vel. 1.
À parte coloque o pão de molho no fumet.
Quando terminar o tempo coloque a "borboleta" na lâmina, deite o pão, tempere a gosto com sal e picante e programe 10 min./temp. 100º/Vel. colher inversa.
Quando faltarem 5 minutos, junte os camarões cortados ao meio.
Quando acabar o tempo misture bem 1 ovo com a espátula e deite para dentro do pão.
Sirva quente.

* Fumet
Coloque no copo da Bimby as cascas e cabeças do camarão juntamente com 500 g de água.
Programe 5 min./temp. 90º/Vel. 3. (Cuidado com a vibração da Bimby).
Com a ajuda do cesto coe e reserve.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Biscoitos de canela

Hoje termina a segunda semana de escola da B.
Na próxima semana começa finalmente a aprender as letras.
O maior desafio nos últimos dias tem sido gerir o cansaço dela quando chega a casa com os tpc.
Mas está a começar a entrar no ritmo.
As mudanças da pré privada para a escola pública são muitas.
Estão quase por conta própria.

Porque nem todas as amigas foram para a mesma escola que ela, resolvemos convidar a D. para mais um lanche de princesas cá em casa. Já em Janeiro o tínhamos feito, e correu tão bem que resolvemos repetir.
Por isso amanhã, terei cá por casa duas princesas a matar saudades e a por a conversa e brincadeiras em dia.

Bom fim de semana!


Ingredientes:
100 g de açúcar
180 g de margarina
1 ovo
1 pitada de sal
300 g de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de canela

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º.
Coloque todos os ingredientes no copo da Bimby e programe 1 min./Vel. 4.
Molde bolinhas a passe-as por canela em pó.
Leve ao forno cerca de 15 minutos.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Camarão no forno com alho, azeite e malagueta

O dia hoje amanheceu calmo, mas ontem foi um dia complicado no que toca a chuva, pelo menos em Lisboa. Foi o caos!
Trabalho num 7º andar, e por incrível que pareça, a chuva era tanta que conseguimos ter uma inundação no 7º andar. As escadas pareciam uma cascata, com a água a entrar pela porta de acesso ao terraço.
Houve inundações por toda a cidade. E todas as imagens que vi pareciam irreais.
Felizmente na zona onde moro choveu pouco e não houve problemas.


Ingredientes:
1 kg de camarão (calibre 20/30)
10 dentes de alho
2 malaguetas vermelhas tipo chili
Sal q.b.
100 ml de azeite

Modo de preparação:
Corte as barbas ao camarão com a ajuda de uma tesoura. Coloque-o depois num tabuleiro de ir ao forno e tempere com sal, junte os dentes de alho laminados, as malaguetas em juliana fininha e regue generosamente com o azeite. Envolva bem os camarões no tempero e leve a forno quente (200º) até os camarões ficarem rosados.
Sirva com pão torrado.

Receita retirada do livro Receitas para todos os dias, Joana Roque.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Massa com frango, rúcula e mostarda

Os últimos dias têm sido bastante preenchidos.
Houve tantas mudanças, mas agora já estamos a entrar nas rotinas.
Foi há quase uma semana o primeiro dia da B. na Escola Primária. E está a adorar. Ainda se está a habituar, mas está a correr bem. Este ano já não tem ninguém a mandá-la à casa de banho, a beber água... Este ano é ela a responsável pelo lanche que leva de casa e tem de comer no intervalo. Nos primeiros dias dias foi mais difícil, mas agora com o passar do tempo já se está a habituar.
E já estamos quase no fim da primeira semana na escola a sério!


Ingredientes:
175 g de massa curta
1/2 cebola
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
2 tomates
1 colher de chá de mostarda Dijon
1 colher de chá de molho inglês
Sal e pimenta q.b.
1 chávena de sobras de carne em cubinhos

Modo de preparação:
Coza a massa em água temperada com sal. Pique a cebola e o alho e leve-os a alourar em azeite. Corte dois tomates em cubinhos e acrescente ao refogado. Tempere com a mostarda, o molho inglês, sal e pimenta e acrescente as sobras de carne. Deixe saltear um pouco. Junte depois a massa bem escorrida, assim como duas mãos cheias de rúcula, deixando-a murchar. Envolva bem.

Receita retirada do livro Receitas para todos os dias, Joana Roque.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Bifinhos com salada de batata assada e tomate cereja

O dia hoje começou com chuva intensa e ininterrupta.
Começou também com uma greve no Metro.
E com uma caminhada e uma longa espera por um taxi, porque os autocarros estavam tipo sardinha em lata.
E começou também com uma molha, uma grande molha!
Obrigado senhores funcionários do Metro Lisboa!


Ingredientes para 1 pessoa:
1 bifinho de peru, frango, vaca ou porco
4 batatinhas pequenas para assar
6 tomatinhos cereja
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
1 pitada de colorau
Salsa picada q.b.

Modo de preparação:
Coloque as batatinhas num recipiente que possa ir ao micro-ondas e tempere-as com sal, pimenta, colorau, o alho picado e um fio de azeite. Cubra o recipiente com película aderente e leve ao micro.-ondas em potência máxima durante 5 minutos Ao fim desse tempo retire as batatinhas do micro-ondas, retire a película aderente (cuidado para não se queimar com o vapor) e acrescente os tomates cereja cortados ao meio. Tape com mais película aderente e leve mais 30 segundos ao micro-ondas para cozinhar o tomate
Entretanto tempere o bifinho com um pouco de sal e pimenta e leve-o a grelhar na chapa ou numa frigideira antiaderente
Coloque as batatinhas e o tomate no prato de servir e por cima coloque o bifinho. Polvilhe com salsa e sirva de imediato.

Receita retirada do livro Receitas para todos os dias, Joana Roque.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Bolo mármore

Depois de ontem ter estado todo o dia à espera de uma resposta, eis que hoje chegou, e foi positiva. O CAF vai mesmo avançar na nova escola da B.
Vamos ter mais uma mudança, ainda antes do início do ano lectivo. Mas quero acreditar que vai ser para melhor, e além disso grande parte dos colegas vão acompanhá-la, por isso a mudança será no espaço físico e nas pessoas que vão estar com ela.
Só o simples facto de a poder deixar de manhã na escola e ir buscá-la à escola à tarde é menos uma dor de cabeça.


Ingredientes:
100 g de manteiga amolecida
250 g de açúcar
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
4 ovos
120 g de leite
300 g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó para bolos
1 colher de sopa de chocolate em pó

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Deite no copo a manteiga, o açúcar, o açúcar baunilhado, os ovos, o leite e programe 1 min./Vel. 6.
Junte a farinha, o fermento e envolva 15 seg./Vel. 3.
Deite metade da massa numa forma previamente untada e enfarinhada.
Junte o chocolate à restante massa e envolva 15 seg./Vel. 3.
Deite na forma, passe com a espátula de maneira a fazer movimentos em espiral para obter um efeito mármore. Leve ao forno cerca de 40 minutos.

Receia retirada do livro Bimby - As receitas essenciais, Março 2010.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Esparguete com camarão e salmão

É já esta semana que a B. tem a apresentação na Escola Primária, e segunda-feira é o grande dia, o início do seu percurso escolar.
E eu ando num misto de emoções. A minha "bebé" já vai para a escola!
Entretanto, na reunião de pais que tive na última sexta-feira, ficou "em cima da mesa" a ideia de criar um ATL mesmo na escola, mas para isso é necessário haver um número mínimo de crianças inscritas. Esse número não foi atingido. Hoje é o dia em que saberei se a ideia vai para a frente ou não. Hoje é um dia de incertezas, e eu não gosto nada de dúvidas...


Ingredientes (para 3 pessoas):
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 tomate maduro
1 folha de louro
azeite
cerca de 30 camarões descascados
restos de salmão cozinhado
sal
250g de esparguete
coentros
6 tomates cherry

Modo de preparação:
Coloque o esparguete a cozer, temperado com sal.
Pique a cebola, o alho e coloque-os numa wok a refogar, juntamente com o azeite. Quando a cebola estiver amolecida junte o tomate picado e a folha de louro. Deixe cozinhar cerca de 2 minutos e depois junte o camarão, tempere com sal.
Quando o camarão estiver cozinhado baixe o lume, junte o salmão partido em bocados, escorra o esparguete e coloque-o na wok juntamente com o camarão. Misture bem com o molho.
Retire do lume e junte-lhe o tomate cherry partido ao meio e coentros picados. Misture bem e está pronto a servir.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...