quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Creme de legumes

Por norma as sopas cá em casa são feitas "a olho" com os legumes que tenho disponíveis. Não costumo variar muito, sou sincera. Mas de vez em quando apetece-me variar, e lá vou eu espreitar os meus livros e revistas de culinária.
Este creme de legumes ficou simplesmente divinal, e se gostam de sopas cremosas experimentem, vale mesmo a pena! 


Ingredientes:
1 dente de alho
150 g de cebola cortada em pedaços
30 g de azeite
160 g de abóbora cortada em pedaços
230 g de batata cortada em pedaços
90 g de nabo cortado em pedaços
50 g de cenoura cortada em pedaços
140 g de curgete cortada em pedaços
Sal q.b.
1 pitada de pimenta
1 colher de chá de folhas de tomilho
500 g de água
Cebolinho q.b. para polvilhar

Modo de preparação:
Coloque no copo o alho, a cebola e o azeite, pique 5 seg./Vel.5 e refogue 5 min./Varoma/Vel. 1.
Adicione a abóbora, a batata, o nabo, a cenoura, a curgete, o sal, a pimenta, o tomilho e a água e coza 30 min./100º/Vel.1.
De seguida triture 1 min. e vá progressivamente etá à Vel. 7. Sirva quente polvilhado com cebolinho.

Nota: Ao triturar a sopa, faça-o progressivamente Vel. 3, 5, 7. É fundamental esperar 3 a 5 segundos antes de abrir a tampa para permitir a estabilização do líquido e evitar o perigo de salpicos.

Receita retirada da revista Bimby - Momentos de partilha, Fevereiro 2014.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Bolo de chocolate e café

Há talvez um mês, ou até mais tempo que não se faziam bolos cá em casa. Sempre que tocava no assunto o D. dizia-me logo para não fazer. Porque se não tivermos doces em casa, não os comemos... Mas este fim de semana apeteceu-me fazer um bolo e a escolha recaiu para este bolo de chocolate.
Este fim de semana tive também uma agradável surpresa quando fui fazer a minha pesagem semanal. Consegui finalmente ficar abaixo dos 51 kg, coisa que não acontecia há tanto tempo... E estou feliz por isso!
Boa semana, que por cá será a trabalhar e a aguardar ansiosamente pelas férias!


Ingredientes:
200 g de açúcar
5 ovos
60 g de manteiga, mais q.b. para untar
200 g de chocolate para culinária, partido em pedaços
200 g de farinha tipo 55, mais q.b. para polvilhar
2 colheres de chá de fermento em pó para bolos
20 g de café solúvel
60 g de leite

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby, pese o açúcar e reserve.
Insira a borboleta. Coloque no copo as claras, 3 colheres de sopa do açúcar reservado e bata 5 min./Vel. 3,5. Retire e reserve.
Retire a borboleta. Coloque no copo o açúcar reservado, as gemas e a manteiga e programe 5 min./70º/Vel. 4.
Adicione o chocolate, espere que amoleça e misture 20 seg./Vel. 5.
Adicione a farinha, o fermento, o café e o leite e misture 10 seg./Vel. 5.
Insira a borboleta. Adicione as claras reservadas e envolva 20 seg./Vel. 2. Com a ajuda da espátula baixe o que ficou na parede do copo e envolva mais 20 seg./Vel. 2. Coloque a massa numa forma redonda previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno a 180º cerca de 40 minutos. Retire e deixe arrefecer.

Receita retirada da revista Bimby - Momentos de partilha, Junho 2012.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Frango à brás

Há precisamente um ano que este blog nasceu!
Por aqui podem encontrar-se todas as receitas que se fizeram cá por casa ao longo deste ano.

Ainda faltam duas semanas para as tão aguardadas férias, mas com o tempo que tem estado nos últimos dias, só fico feliz por não me ter sido permitido marcar as férias para esta altura. Espero mesmo que o tempo melhore!

Entretanto saíram as listas de colocações do próximo ano lectivo, e a minha princesa conseguiu colocação na nossa primeira opção apesar de ser condicional. Vai continuar na escola primária com os amigos dos últimos dois anos, por isso espero que adaptação seja pacífica.
A encomenda dos livros já está feita, agora resta-me aguardar que cheguem.

Os nossos planos para o fim de semana passavam por um passeio por Lisboa, praia ou piscina, mas com a previsão de chuva para o fim de semana parece-me que vamos ter um fim de semana caseiro...

Bom fim de semana!


Ingredientes:
Cerca de 200 g de restos de frango previamente cozinhado
Cerca de 300 g de batata palha
6 ovos
1 cebola
Azeite q.b.
Coentros picados

Modo de preparação:
Numa frigideira anti-aderente, refogue a cebola cortada às rodelas finas.
Adicione o frango e pouco tempo depois as batatas palha, envolva bem.
Bata os ovos e junte ao frango e às batatas e vá mexendo sempre até os ovos estarem cozinhados.
Por fim polvilhe com coentros picados e sirva.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Crumble de pêssego e ameixa

Apesar de já estarmos em contagem decrescente para as férias, estes "últimos" dias vão custar...
Este ano o verão ainda não me soube a verão. Ainda não me estreei nem na praia nem na piscina. E com o tempo que tem feito não dá para fazer grandes planos para uma ida à praia ao fim de semana...
Vamos ver se é este o fim de semana da estreia, na praia ou na piscina. Se não for possível, vamos ser turistas por Lisboa...


Ingredientes (para duas pessoas):
8 ameixas pretas, descascadas, descaroçadas e cortadas em quartos
4 pêssegos, descascados, descaroçados e cortados em quartos
50 g de flocos de aveias
50 g de farinha de trigo integral
50 g de manteiga
40 g de açúcar amarelo
25 g de amêndoas

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloque a fruta no copo da Bimby e pique 2 seg./Vel. 5. Reserve.
Coloque no copo os flocos, a farinha, a manteiga, o açúcar e a amêndoa e programe 30 seg./Vel. 4. Espalhe esta farofa sobre a fruta, sem amassar nem calcar.
Leve ao forno até estar dourado, aproximadamente durante 30 minutos.

Receita retirada daqui.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Arroz de frango com linguiça salteada

Esta foi sem dúvida uma semana complicada e cansativa.
Foi a semana de praia na escola da B. O que implica ter todos os dias a mesma t-shirt lavada e passada, a toalha de praia limpa e seca, a toalha para depois do banho limpa e seca, uma mochila com uma muda de roupa para depois da praia... Estar na escola até às 8 horas da manhã, de fato de banho vestido e protector solar colocado... Finalmente hoje é o último dia, dia em que tinham que ir de pijama, para ir ao banho com o pijama vestido - tradição da escola.
Finalmente chegamos ao fim de mais uma semana e eu a precisar urgentemente de férias, mas ainda faltam três longas semanas... Há que saber esperar, e se o tempo continuar assim nem me importo nada de estar a trabalhar.
Bom fim de semana!


Ingredientes:
1 dose de arroz branco (cerca de 200 g)
Restos de frango (assado, por exemplo)
4 linguiças

Modo de preparação:
Comece por fazer o arroz.
Pré-aqueça o forno a 200º.
Salteie 2 das linguiças partidas aos bocadinhos numa frigideira anti-aderente.
Coloque metade do arroz num tabuleiro que vá ao forno, depois uma camada de frango desfiado, a linguiça salteada, e o restante arroz por cima. Para finalizar coloque as restantes linguiças cortadas às rodelas por cima da última camada de arroz.
Leve ao forno cerca de 15 minutos.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Biscoitos de milho

Este foi um fim de semana de mudanças no quarto da B. Capa de edredon e cortinados novos, mudança de cores na decoração e uma grande "limpeza" no que toca a tralha. Ainda faltam alguns pormenores e uma visita ao Ikea para comprar uma mesa/secretária nova.
Para estrear a oferta que a Vertbaudet nos fez, nada melhor do que fazer uns biscoitos que a B. tanto gosta. Desta vez saíram estes deliciosos biscoitos de milho. Boa semana!


Ingredientes:
2 ovos
100 g de manteiga
100 g de açúcar
200 g de farinha de milho
200 g de farinha de trigo tipo 65

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloque no copo da Bimby todos os ingredientes e programe 1 min./Vel. 3 1/2.
Molde os biscoitos e leve ao forno a 180º cerca de 20 a 25 minutos ou até estarem douradinhos.

Receita retirada da revista Bimby - Momentos de partilha, Outubro 2011.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Choquinhos à Natacha

"Longe vai o tempo em que Julho era sinal de férias", foi esta uma das frases ontem vi no Facebook. E realmente, já lá vão muitos anos... Fazendo bem as contas, já lá vão uns 16 anos (metade da minha vida) que não tenho férias em Julho... Aos 16 comecei com os trabalhos de verão, depois seguiram-se trabalhos a tempo inteiro, e diga-se de passagem que o mês de Julho no Algarve é sinónimo de muito trabalho, depois o curso e mais trabalho... E nunca mais houve férias neste mês...


Ingredientes:
500 g de batata, cortada em rodelas
Sal q.b.
10 dentes de alho
20 g de coentros
130 g de azeite
1000 g de choquinhos
1 folha de louro (opcional)
100 g de vinho branco (opcional)

Modo de preparação:
Coloque as batatas na Varoma, tempere com sal e reserve.
Coloque no copo o alho, os coentros, o azeite e pique 5 seg./Vel. 5.
De seguida refogue 5 min./Varoma/Vel. 1.
Adicione os choquinhos, a folha de louro, o vinho branco, coloque a Varoma e programe 30 min./Varoma/Vel. colher inversa.
Coloque as batatas numa travessa e por cima deite os choquinhos com  molho.

Dica: Pode acompanhar com uma salada de alface e rúcula.

Receita retirada da revista Bimby - Momentos de Partilha, Outubro de 2011.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...