terça-feira, 29 de julho de 2014

Crumble de pêssego e ameixa

Apesar de já estarmos em contagem decrescente para as férias, estes "últimos" dias vão custar...
Este ano o verão ainda não me soube a verão. Ainda não me estreei nem na praia nem na piscina. E com o tempo que tem feito não dá para fazer grandes planos para uma ida à praia ao fim de semana...
Vamos ver se é este o fim de semana da estreia, na praia ou na piscina. Se não for possível, vamos ser turistas por Lisboa...


Ingredientes (para duas pessoas):
8 ameixas pretas, descascadas, descaroçadas e cortadas em quartos
4 pêssegos, descascados, descaroçados e cortados em quartos
50 g de flocos de aveias
50 g de farinha de trigo integral
50 g de manteiga
40 g de açúcar amarelo
25 g de amêndoas

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloque a fruta no copo da Bimby e pique 2 seg./Vel. 5. Reserve.
Coloque no copo os flocos, a farinha, a manteiga, o açúcar e a amêndoa e programe 30 seg./Vel. 4. Espalhe esta farofa sobre a fruta, sem amassar nem calcar.
Leve ao forno até estar dourado, aproximadamente durante 30 minutos.

Receita retirada daqui.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Arroz de frango com linguiça salteada

Esta foi sem dúvida uma semana complicada e cansativa.
Foi a semana de praia na escola da B. O que implica ter todos os dias a mesma t-shirt lavada e passada, a toalha de praia limpa e seca, a toalha para depois do banho limpa e seca, uma mochila com uma muda de roupa para depois da praia... Estar na escola até às 8 horas da manhã, de fato de banho vestido e protector solar colocado... Finalmente hoje é o último dia, dia em que tinham que ir de pijama, para ir ao banho com o pijama vestido - tradição da escola.
Finalmente chegamos ao fim de mais uma semana e eu a precisar urgentemente de férias, mas ainda faltam três longas semanas... Há que saber esperar, e se o tempo continuar assim nem me importo nada de estar a trabalhar.
Bom fim de semana!


Ingredientes:
1 dose de arroz branco (cerca de 200 g)
Restos de frango (assado, por exemplo)
4 linguiças

Modo de preparação:
Comece por fazer o arroz.
Pré-aqueça o forno a 200º.
Salteie 2 das linguiças partidas aos bocadinhos numa frigideira anti-aderente.
Coloque metade do arroz num tabuleiro que vá ao forno, depois uma camada de frango desfiado, a linguiça salteada, e o restante arroz por cima. Para finalizar coloque as restantes linguiças cortadas às rodelas por cima da última camada de arroz.
Leve ao forno cerca de 15 minutos.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Biscoitos de milho

Este foi um fim de semana de mudanças no quarto da B. Capa de edredon e cortinados novos, mudança de cores na decoração e uma grande "limpeza" no que toca a tralha. Ainda faltam alguns pormenores e uma visita ao Ikea para comprar uma mesa/secretária nova.
Para estrear a oferta que a Vertbaudet nos fez, nada melhor do que fazer uns biscoitos que a B. tanto gosta. Desta vez saíram estes deliciosos biscoitos de milho. Boa semana!


Ingredientes:
2 ovos
100 g de manteiga
100 g de açúcar
200 g de farinha de milho
200 g de farinha de trigo tipo 65

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloque no copo da Bimby todos os ingredientes e programe 1 min./Vel. 3 1/2.
Molde os biscoitos e leve ao forno a 180º cerca de 20 a 25 minutos ou até estarem douradinhos.

Receita retirada da revista Bimby - Momentos de partilha, Outubro 2011.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Choquinhos à Natacha

"Longe vai o tempo em que Julho era sinal de férias", foi esta uma das frases ontem vi no Facebook. E realmente, já lá vão muitos anos... Fazendo bem as contas, já lá vão uns 16 anos (metade da minha vida) que não tenho férias em Julho... Aos 16 comecei com os trabalhos de verão, depois seguiram-se trabalhos a tempo inteiro, e diga-se de passagem que o mês de Julho no Algarve é sinónimo de muito trabalho, depois o curso e mais trabalho... E nunca mais houve férias neste mês...


Ingredientes:
500 g de batata, cortada em rodelas
Sal q.b.
10 dentes de alho
20 g de coentros
130 g de azeite
1000 g de choquinhos
1 folha de louro (opcional)
100 g de vinho branco (opcional)

Modo de preparação:
Coloque as batatas na Varoma, tempere com sal e reserve.
Coloque no copo o alho, os coentros, o azeite e pique 5 seg./Vel. 5.
De seguida refogue 5 min./Varoma/Vel. 1.
Adicione os choquinhos, a folha de louro, o vinho branco, coloque a Varoma e programe 30 min./Varoma/Vel. colher inversa.
Coloque as batatas numa travessa e por cima deite os choquinhos com  molho.

Dica: Pode acompanhar com uma salada de alface e rúcula.

Receita retirada da revista Bimby - Momentos de Partilha, Outubro de 2011.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Salada fria de massa com atum, tomate e óregãos

Há dias em que apetece simplificar tudo, seja nas tarefas que diariamente têm que ser feitas, seja na hora de cozinhar... Com o calor que se tem feito sentir apetece comer coisas frescas, saladas, fruta... E basicamente é isso que se tem feito cá em casa, agora sem hidratos de carbono. E entrámos em contagem decrescente para as férias! :)


Ingredientes:
200 g de massa a gosto
2 latas de atum em azeite
2 ovos cozidos
1 tomate
1/2 cebola
Azeite q.b.
Orégãos q.b.

Modo de preparação:
Comece por cozer a massa e os ovos.
Numa taça misture a massa, já cozida, os ovos partidos aos bocados, o atum previamente escorrido, o tomate partido aos bocados e envolva.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e refogue a cebola partida em cubos. Quando começar a ganhar cor retire e verta sobre a salada. Por fim polvilhe com orégãos secos e sirva.

terça-feira, 15 de julho de 2014

Dourada com laranja

Gostava que todos os dias fossem como o de ontem. Em que conseguíamos chegar a casa mais cedo, em que não havia birras para o banho, em que ela tinha tempo para brincar, em que eu tinha tempo para correr 30 minutos antes de ir tomar banho e tratar do jantar, em que o D. chegava à hora a que chegou ontem (cedo, para ele!), em que jantávamos antes das 20h, e às 21h a B. já estava na caminha a dormir e eu com todo o tempo do mundo...


Ingredientes:
1 dourada
Sal q.b.
Pimenta preta q.b.
Um molhinho de salsa
1/2 laranja cortada às rodelas
Sumo de 1/2 laranja
Azeite q.b.

Modo de preparação:
Aqueça o grill do forno na temperatura máxima.
Faça uns golpes no lombo da dourada, dos dois lados e tempere com sal e pimenta.
Coloque a salsa e a laranja às rodelas na cavidade da dourada. Pincele-a com azeite e esprema o sumo da laranja sobre os dois lados.
Disponha a dourada numa assadeira que vá ao forno, previamente forrada com papel de alumínio, e introduza-a o mais próximo possível do grill. Grelhe cerca de 10 minutos de cada lado. Verifique junto dos golpes que fez se a cor do peixe passou de transparente a opaco, o que indica que está cozinhado. Não deixe demasiado tempo no forno para que não seque.

Receita adaptada do livro Velocidade colher - Entre os tachos e a Bimby.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Arroz branco na varoma

Falta pouco mais de um mês para começarem as nossas férias.
Nestes últimos meses desleixei-me um bocadinho com a minha alimentação e apesar de não ter ganho peso depois da dieta, ganhei algum volume, principalmente na zona da barriga (o meu calcanhar de Aquiles).
Por isso, a um mês de ir de férias, é altura de repensar a minha alimentação e tentar recuperar o tempo perdido.
Não vou voltar a fazer a dieta dos 31 dias a rigor. Vou pegar em alguns conceitos da dieta, mas adaptá-los a mim, às minhas necessidades. O que mais me custou nesta dieta foi a restrição de alimentos nos lanches, por isso desta vez vou compensar com fruta, muita fruta.
Amanhã é dia de dar início a uma nova fase, uma fase mais saudável!
Bom fim de semana!


Ingredientes:
200 g de arroz agulha vaporizado
400 g de água
Sal q.b.
Um fio de azeite

Modo de preparação:
Coloque os ingredientes da sopa no copo da Bimby. No final tapar com a tampa e colocar a varoma.
Colocar uma forma de papel de alumínio na varoma e colocar na mesma o arroz, a água, o sal e o azeite. Tape a forma com papel de alumínio, e programe 40 min./temp. varoma/Vel. 1.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...