segunda-feira, 30 de junho de 2014

Caril de camarão com manga

Este foi sem dúvida um fim de semana bem mais calmo. Apesar de todas as tarefas domésticas, que se vão acumulando ao longo da semana, e têm que ser feitas no fim de semana, não houve grandes stresses.
Deu para experimentar receitas novas, começar a fazer um grande trabalho com a B. (a torre da Rapunzel em cartão) e começar a preparar as "prendas" para a educadora e auxiliares.
Para a B. foi um fim de semana em grande. Passou estes dois dias a vestir-se de princesa. Ora era Branca de Neve, ora Rapunzel, Elsa (do Frozen)... Enfim... Quem me dera voltar a ter 5 anos!
Boa semana!


Ingredientes:
1000 g de camarão com casca e congelado
1 lata de leite de côco (400 g)
150 g de cebola
3 dentes de alho
30 g de azeite
2 1/2 colheres de chá de caril
200 g de tomate maduro
100 g de manga cortada em pedaços
150 g de manga cortada em cubos para decorar
Coentros picados q.b. para decorar

Modo de preparação:
Descasque o camarão semi-congelado e com metade das cascas e cabeças, faça um fumet.
Para o fumet, coloque no copo da Bimby as cascas e cabeças do camarão, o leite de côco e programe 5 min./90º/Vel. 2. Coe com a ajuda do cesto e reserve.
No copo limpo coloque a cebola, o alho e o azeite e pique 5 seg./Vel. 5.
De seguida refogue 5 min./Varoma/Vel. 1.
Adicione o caril, o tomate e a manga e triture 15 seg./Vel. 7.
Adicione o fumet reservado e programe 8 min./100º/Vel. 1.
Adicione o camarão e programe 3 min./100º/Vel. colher inversa.
Guarneça com a manga, os coentros e acompanhe com arroz branco.

Receita retirada da revista Bimby - Momentos de Partilha de Maio de 2011.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Bolo de maçã, iogurte e avelãs

Temos mais um fim de semana à porta. Vamos ver se é desta que consigo descansar (ainda das férias).
Tenho tantas fotografias para escolher para imprimir que não sei bem por onde começar.
Quero mesmo fazer um álbum desta viagem, para que a B. possa recordar sempre que quiser.
É também altura de pôr mãos à obra para as prendinhas da educadora e auxiliares. Já tenho em mente o que quero fazer, já comprei alguns materiais e só falta mesmo pôr mãos à obra.
Será que vou mesmo conseguir descansar?!
Bom fim de semana!


Ingredientes:
1 maçã
1 iogurte
3 ovos
1/2 medida do iogurte de azeite
2 medidas do iogurte de açúcar
3 medidas do iogurte de farinha
1 colher de sobremesa de fermento
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de avelãs picadas

Modo de preparação:
Coloque a maçã no copo da Bimby, com casca, apenas retire o caroço e programe 5 seg./Vel. 6.
Adicione as avelãs, o iogurte, os ovos, o azeite, o açúcar e programe 4 min./Vel. 4.
Junte a farinha, o fermento e o sal e programe 5 seg./Vel. 3.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º, numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha, cerca de 40 minutos.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Bolachas com pepitas de chocolate

Por cá continuamos em modo Disney, completamente enamorados por toda a fantasia que por lá se vive. E a sonhar com o dia em que poderemos regressar.
Domingo à tarde foi dia de fazer bolachinhas e as formas escolhidas foram o Mickey e a Minnie, claro está!


Ingredientes:
120 g de margarina
150 g de açúcar
1 ovo
350 g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
80 g de chocolate para culinária

Modo de preparação:
Comece por colocar o chocolate no copo da Bimby e programe 15 seg./Vel. 6.
Junte a margarina o açúcar e o ovo e programe 1 min./Vel. 4.
Adicione a farinha e o fermento e programe mais 20 seg./Vel. 4.
Estique a massa com a ajuda de um rolo e com a ajuda de um cortador forme as bolachas.
Leve ao forno pré-aquecido a 200º, num tabuleiro forrado com papel vegetal, cerca de 12 minutos.

Receita adaptada daqui.


Aqui ficam mais algumas imagens da nossa viagem. Imagens do Mickey e da Minnie.

A entrada do parque

Numa das muitas paradas

Na parada da tarde

Parque Walt Disney Studios

terça-feira, 24 de junho de 2014

Molho de tomate

O verão chegou no sábado, mas parece que só no calendário. Olhando lá para fora ninguém diria que estamos no fim de Junho.
À B. tem-lhe feito imensa confusão saber que o verão já chegou e estar este tempo. Ontem perguntava-nos "então e quando é que podemos ir à praia e à piscina?". Pois, não sei... O melhor é mesmo não fazer grandes planos e rezar para termos sorte com o tempo nas nossas férias de verão.


Ingredientes:
800 g de tomate chucha maduro
Sal q.b.
Pimenta q.b.
2 colheres de chá de orégãos
5 g de azeite
Folhas de manjericão q.b.

Modo de preparação:
Coloque no copo da Bimby o tomate e triture 20 seg./Vel. 7.
Adicione o sal, a pimenta, os óregãos e programe 8 min./70º/Vel. 2.
Junte o azeite e mistute durante alguns segundos na Vel. 3.
Sirva de imediato com uma massa previamente cozida e umas folhas de manjericão.

Dica: Pode ser servido também com filetes em papelotes ou carnes brancas.

Receita retirada do livro Kit Bimby a 100% - Fichas.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Bolo pirata

A história deste bolo dava um filme!
Sábado era o dia de aniversário do V., e a festa estava marcada para a tarde desse mesmo dia. Por isso sexta-feira à noite era o dia de decorar o bolo, e assim foi. Deitei-me tarde, mas ficou terminado.
Sábado de manhã quando me levantei e fui à cozinha nem queria acreditar. A pasta tinha derretido durante a noite, com o calor. Fiquei de rastos, mas não me podia ir abaixo, afinal era o bolo do V. e a festa era nessa tarde.
Ainda tínhamos a prenda por comprar, precisava de comprar mais pasta de açúcar, tirar a pasta derretida do bolo e voltar a decorá-lo.
Acontece que quando estávamos a sair de casa para comprar o que faltava, fechei a porta de casa com a chave posta no lado de dentro, ou seja, ficámos fora de casa sem hipótese de entrar. Aí comecei a entrar em stress... Fui eu às compras e o D. ficou a tentar abrir a porta. Voltei a casa 1 hora depois e já tínhamos os vizinhos a ajudar, mas a porta continuava fechada. Quase 2 horas e meia depois de ter sido fechada a porta voltou a abrir-se. O M. saltou da varanda da minha vizinha de cima para a nossa e conseguiu entrar e abrir a porta.
Eram quase 13 horas e a festa começava às 16h30. Era altura de pôr mãos à obra e voltar a decorar o bolo. Terminei-o já perto das 16 horas e consegui chegar a tempo à festa.
Depois de tantos azar tudo acabou bem.
Boa semana!


Bolo de chocolate




sexta-feira, 20 de junho de 2014

Salmão com limão

Hoje é dia da festa de finalistas da minha menina. Aos 5 anos é a segunda festa de finalistas em que é uma das protagonistas. Desta vez até nós (pais), tivemos direito a fazer-lhe uma dedicatória numa fita. Pelo que me tenho apercebido pelas conversas dela, vão ter chapéu e uma capa com as fitas, para a "queima das fitas".
Hoje é também o dia de decorar o bolo do V.
Ontem o D. ficou a trabalhar até altas horas da madrugada, e eu tinha o pretexto perfeito para me deitar cedo. Mas o que é que eu fui fazer?? Limpar o armário despenseiro, armários da cozinha, cozinha... Enfim... Depois queixo-me que estou cansada...
Bom fim de semana!


Ingredientes para duas pessoas:
2 postas de salmão
2 dentes de alho picados
Sal e pimenta q.b.
1 colher de sobremesa de molho inglês
1 limão

Modo de preparação:
Coloque as postas de salmão num tabuleiro que vá ao forno e tempere-as com os dentes de alho picadinhos, sal e pimenta e o molho inglês. Corte depois o limão em rodelas e coloque-as sobre as postas de salmão.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º e deixe cozinhar cerca de 20 minutos.

Receita daqui.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Muffins de morango e iogurte

Esta é a semana em que faziam falta as férias das férias, para descansar e pôr tudo em dia. Como não há, tenho que fazer tudo na mesma...
Têm sido dias cansativos, ninguém disse que voltar à rotina era fácil. Há a festa de finalistas da B. ainda esta semana, o aniversário do V. no fim de semana e vou ser eu a decorar o bolo, por isso estou um bocadinho ansiosa e receosa, mas há-de correr bem.


Ingredientes para 10 muffins:
100 g de açúcar amarelo
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 ovo
125 g de iogurte de aroma de morango
125 g de morangos partidos em bocadinhos
175 g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º.
Numa taça misture o açúcar com o óleo vegetal, o ovo e o iogurte. Misture bem e acrescente os morangos partidos, a farinha, o fermento e o bicarbonato de sódio, mexendo rapidamente, sem bater demasiado para que os muffins fiquem fofos e leves.
Coloque a mistura num tabuleiro de muffins previamente forrado com forminhas de papel.
Leve ao forno a 200º cerca de 20 minutos.

Receita adaptada daqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...