terça-feira, 6 de maio de 2014

Patê de atum, linguiça salteada e molho cocktail

Estas entradas fazem sempre parte da nossa mesa nos almoços e jantares cá em casa sempre que temos convidados. São entradas simples e rápidas de fazer.

Precisamente de hoje a um mês é o dia do meu aniversário, e teremos nessa altura mais uns dias de férias, um jantar de aniversário para organizar e uma viagem de sonho ainda com os pormenores por planear.
O meu Pinterest já tem algumas imagens guardadas para servirem de inspiração ao meu bolo de aniversário, a receita também já está escolhida, será a mesma do ano passado, porque em receitas vencedoras não se mexe!


Patê de atum
Ingredientes:
1 ovo cozido
4 delícias do mar
1 lata de atum em azeite
2 colheres de sopa de maionese

Modo de preparação:
Comece por picar o ovo e as delícias do mar. Junte o atum e misture bem. Coloque a maionese e envolva. Sirva com tostinhas.


Linguiça salteada
Ingredientes:
4 linguiças

Modo de preparação:
Comece por cortar as linguiças às rodelas. Leve ao lume numa frigideira anti-aderente. Vá mexendo até estar cozinhado. Sirva com tostinhas ou pão.


Molho cocktail
Ingredientes:
2 colheres de sopa de maionese
Ketchup q.b.

Modo de preparação:
Comece por colocar a maionese numa taça e vá juntando o ketchup e envolvendo na maionese. Quando tiver uma cor rosada está pronto. Este molho é óptimo para acompanhar com camarão cozido.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Tarte de morango

O fim de semana de 4 dias chegou ao fim num ápice. Foi um fim de semana cheio de coisas boas. De bons momentos em família.
O aniversário do D. foi o mote para experimentar novas receitas, e correram todas bem, mas para variar exagerámos na quantidade e agora temos doces lá em casa para as próximas semanas. :p
Esta tarte ficou tão boa, e no dia quente de ontem soube mesmo bem.
Este ano parece que não temos primavera, passámos do inverno directamente para o verão. Apesar de já ter comprado umas coisinhas mais fresquinhas para a B., confesso que não estava preparada para este calorão e hoje é dia de compor o guarda-roupa de verão da minha menina.
Boa semana!


Ingredientes para a base:
300 g de bolacha tipo Maria moída
150 g de manteiga derretida

Ingredientes para o recheio:
5 folhas de gelatina incolor
1 saqueta de gelatina de morango
2 dl de água fria
2 dl de água quente
1 iogurte de morango
1 lata de leite condensado
400 g de morangos
2 colheres de sopa de moragos
2 dl de natas

Ingredientes para a decoração:
Raspas de chocolate q.b.
Morangos q.b.

Modo de preparação da base:
Numa tigela, junte a bolacha moída e a manteiga e amasse até estar tudo ligado. Coloque este preparado numa tarteira, com 26 cm, espalhando-o e calcando, até forrar a forma.

Modo de preparação do recheio:
Demolhe as folhas de gelatina em água fria.
Prepare a gelatina, seguindo as instruções da embalagem, mas utilizando a água fria e quente indicada na receita. Junte as folhas de gelatina escorridas e mexa. Adicione o iogurte e o leite condensado, envolvendo.
Lave a arranje os morangos. Coloque-os num tacho com o açúcar e leve a lume brando, mexendo, até cozerem. Retire, triture com a varinha mágica e deixe arrefecer. Junte ao preparado da gelatina e mexa, assim como as natas batidas.
Verta o creme de morango na tarteira e leve ao frigorífico até solidificar. Depois de sólido, retire do frio e desenforme para um prato. Decore com as raspas do chocolate. Corte os morangos da decoração ao meio e disponha-os na tarte. Sirva.

Fim de semana chega ao fim...

Chegou ao fim o fim de semana prolongado, o dia da mãe e o dia de aniversário do D.
Foi um fim de semana cheio, e fiquei de coração cheio.
Ficam as imagens! ❤️

sábado, 3 de maio de 2014

Menu da festa do D.

O aniversário do D. é já amanhã, por isso cá em casa já estamos a adiantar algumas coisas.
Como será apenas um lanche, vamos ter só umas coisinhas para petiscar durante a tarde.

Assim sendo, teremos para o lanche:
Salsichas
Camarões cozidos com molho cocktail e molho de alho
Patê de atum com tostas
Ananás e pêssego em calda
Melão
Carne grelhada
Batatas fritas

Bebidas:

Doces:
Bolo de bolacha

Menu da semana 18/2014

A minha dieta dos 31 dias fica por aqui. Neste momento não estou disposta a seguir uma dieta à risca. Vou ter cuidado com a ingestão de hidratos de carbono, tentar fazer exercício todos os dias, e quando houver asneiras tentar compensar ou com uma refeição mais leve ou mais exercício. Vamos ver como corre...

Sábado:

Domingo
Almoço: Fora
Jantar: Festa do D.

Segunda-feira

Terça-feira
Quarta-feira

Quinta-feira
Jantar: Frango no forno com "molho picante"

Sexta-feira
Jantar: Creme de brócolos e restos

Bolo da semana: Bolo de bolacha
Bolo de chocolate com suspiro de chocolate crocante e chantilly

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Grades

Hoje é dia de ficar em casa e aproveitar um dia de férias. É dia de ir tratar da matrícula da B. O início do seu percurso no 1º ciclo. A expectativa é grande. As dúvidas também são muitas, e infelizmente não nos sabem responder a quase nada...
Esta mudança está a deixar-me ansiosa. Não só pela mudança de escola, como também pela mudança de ambiente.
Apesar de não pertencer à nossa área de residência, nem de trabalho, decidimos matriculá-la como primeira opção na escola que fica mesmo ao lado da pré onde ela está. Porque é uma escola mais pequena, porque temos o ATL da mesma instituição onde ela está, e porque sabemos com o que podemos contar no que toca a ATL nas férias escolares. A dúvida é se ela entra, se há miúdos suficientes para formar uma turma. É mesmo assim, o facto de ser uma escola pequena tem as suas vantagens e desvantagens.
Estes biscoitos, além de serem trabalhosos desaparecem num instante. Todos gostámos bastante, a B. até já me pediu para fazer novamente. Assim quem é que consegue fazer dieta?!
Bom fim de semana! ❤️


Ingredientes:
3 gemas de ovo
1 ovo
120 g de açúcar
100 g de manteiga
250 g de farinha tipo 65

Modo de preparação:
Coloque no copo da Bimby todos os ingredientes e programe 20 seg./Vel. 6.
De seguida amasse 1 min./Vel. espiga. Retire e deixe repousar 10 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180º.
Faça pequenos rolinhos de massa, bastante compridos, entrelace três na horizontal, com três na vertical, formando grades.
Leve ao forno a 180º num tabuleiro forrado com papel vegetal, cerca de 20 minutos.

Receita retirada do livro Do convento para a Bimby.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Pernas de frango com alecrim e lima e o 1º de Maio

As memórias de infância que tenho deste dia, todas elas têm piqueniques e idas a uma ribeira. Era nesta altura que dava início à época balnear. Estava sempre calor. Não me lembro de um único 1º de Maio em que não pudéssemos cumprir a tradição.
Depois cresci e deixámo-nos de piqueniques. Este dia passou a ser marcado pelo lanche de caracóis. O início da época dos caracóis.
Agora é apenas um feriado aproveitado para descansar, dar um passeio ou pura e simplesmente pôr as coisas em dia cá em casa...




Bom feriado!


Ingredientes:
Pernas de frango
1 cebola
Azeite
1 lima
Alecrim
Sal e pimenta, q.b.

Modo de preparação:
Num pirex, faça uma cama de cebolas, e coloque por cima as pernas de frango com alguns golpes. Tempere com o sumo de lima, alecrim, sal e pimenta e leve ao forno a 180º cerca de 1 hora.

Receita adaptada do livro As receitas - A dieta dos 31 dias.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...