segunda-feira, 5 de maio de 2014

Tarte de morango

O fim de semana de 4 dias chegou ao fim num ápice. Foi um fim de semana cheio de coisas boas. De bons momentos em família.
O aniversário do D. foi o mote para experimentar novas receitas, e correram todas bem, mas para variar exagerámos na quantidade e agora temos doces lá em casa para as próximas semanas. :p
Esta tarte ficou tão boa, e no dia quente de ontem soube mesmo bem.
Este ano parece que não temos primavera, passámos do inverno directamente para o verão. Apesar de já ter comprado umas coisinhas mais fresquinhas para a B., confesso que não estava preparada para este calorão e hoje é dia de compor o guarda-roupa de verão da minha menina.
Boa semana!


Ingredientes para a base:
300 g de bolacha tipo Maria moída
150 g de manteiga derretida

Ingredientes para o recheio:
5 folhas de gelatina incolor
1 saqueta de gelatina de morango
2 dl de água fria
2 dl de água quente
1 iogurte de morango
1 lata de leite condensado
400 g de morangos
2 colheres de sopa de moragos
2 dl de natas

Ingredientes para a decoração:
Raspas de chocolate q.b.
Morangos q.b.

Modo de preparação da base:
Numa tigela, junte a bolacha moída e a manteiga e amasse até estar tudo ligado. Coloque este preparado numa tarteira, com 26 cm, espalhando-o e calcando, até forrar a forma.

Modo de preparação do recheio:
Demolhe as folhas de gelatina em água fria.
Prepare a gelatina, seguindo as instruções da embalagem, mas utilizando a água fria e quente indicada na receita. Junte as folhas de gelatina escorridas e mexa. Adicione o iogurte e o leite condensado, envolvendo.
Lave a arranje os morangos. Coloque-os num tacho com o açúcar e leve a lume brando, mexendo, até cozerem. Retire, triture com a varinha mágica e deixe arrefecer. Junte ao preparado da gelatina e mexa, assim como as natas batidas.
Verta o creme de morango na tarteira e leve ao frigorífico até solidificar. Depois de sólido, retire do frio e desenforme para um prato. Decore com as raspas do chocolate. Corte os morangos da decoração ao meio e disponha-os na tarte. Sirva.

Fim de semana chega ao fim...

Chegou ao fim o fim de semana prolongado, o dia da mãe e o dia de aniversário do D.
Foi um fim de semana cheio, e fiquei de coração cheio.
Ficam as imagens! ❤️

sábado, 3 de maio de 2014

Menu da festa do D.

O aniversário do D. é já amanhã, por isso cá em casa já estamos a adiantar algumas coisas.
Como será apenas um lanche, vamos ter só umas coisinhas para petiscar durante a tarde.

Assim sendo, teremos para o lanche:
Salsichas
Camarões cozidos com molho cocktail e molho de alho
Patê de atum com tostas
Ananás e pêssego em calda
Melão
Carne grelhada
Batatas fritas

Bebidas:

Doces:
Bolo de bolacha

Menu da semana 18/2014

A minha dieta dos 31 dias fica por aqui. Neste momento não estou disposta a seguir uma dieta à risca. Vou ter cuidado com a ingestão de hidratos de carbono, tentar fazer exercício todos os dias, e quando houver asneiras tentar compensar ou com uma refeição mais leve ou mais exercício. Vamos ver como corre...

Sábado:

Domingo
Almoço: Fora
Jantar: Festa do D.

Segunda-feira

Terça-feira
Quarta-feira

Quinta-feira
Jantar: Frango no forno com "molho picante"

Sexta-feira
Jantar: Creme de brócolos e restos

Bolo da semana: Bolo de bolacha
Bolo de chocolate com suspiro de chocolate crocante e chantilly

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Grades

Hoje é dia de ficar em casa e aproveitar um dia de férias. É dia de ir tratar da matrícula da B. O início do seu percurso no 1º ciclo. A expectativa é grande. As dúvidas também são muitas, e infelizmente não nos sabem responder a quase nada...
Esta mudança está a deixar-me ansiosa. Não só pela mudança de escola, como também pela mudança de ambiente.
Apesar de não pertencer à nossa área de residência, nem de trabalho, decidimos matriculá-la como primeira opção na escola que fica mesmo ao lado da pré onde ela está. Porque é uma escola mais pequena, porque temos o ATL da mesma instituição onde ela está, e porque sabemos com o que podemos contar no que toca a ATL nas férias escolares. A dúvida é se ela entra, se há miúdos suficientes para formar uma turma. É mesmo assim, o facto de ser uma escola pequena tem as suas vantagens e desvantagens.
Estes biscoitos, além de serem trabalhosos desaparecem num instante. Todos gostámos bastante, a B. até já me pediu para fazer novamente. Assim quem é que consegue fazer dieta?!
Bom fim de semana! ❤️


Ingredientes:
3 gemas de ovo
1 ovo
120 g de açúcar
100 g de manteiga
250 g de farinha tipo 65

Modo de preparação:
Coloque no copo da Bimby todos os ingredientes e programe 20 seg./Vel. 6.
De seguida amasse 1 min./Vel. espiga. Retire e deixe repousar 10 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180º.
Faça pequenos rolinhos de massa, bastante compridos, entrelace três na horizontal, com três na vertical, formando grades.
Leve ao forno a 180º num tabuleiro forrado com papel vegetal, cerca de 20 minutos.

Receita retirada do livro Do convento para a Bimby.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Pernas de frango com alecrim e lima e o 1º de Maio

As memórias de infância que tenho deste dia, todas elas têm piqueniques e idas a uma ribeira. Era nesta altura que dava início à época balnear. Estava sempre calor. Não me lembro de um único 1º de Maio em que não pudéssemos cumprir a tradição.
Depois cresci e deixámo-nos de piqueniques. Este dia passou a ser marcado pelo lanche de caracóis. O início da época dos caracóis.
Agora é apenas um feriado aproveitado para descansar, dar um passeio ou pura e simplesmente pôr as coisas em dia cá em casa...




Bom feriado!


Ingredientes:
Pernas de frango
1 cebola
Azeite
1 lima
Alecrim
Sal e pimenta, q.b.

Modo de preparação:
Num pirex, faça uma cama de cebolas, e coloque por cima as pernas de frango com alguns golpes. Tempere com o sumo de lima, alecrim, sal e pimenta e leve ao forno a 180º cerca de 1 hora.

Receita adaptada do livro As receitas - A dieta dos 31 dias.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Pica-pau

Faltam 4 dias para o aniversário do D. É altura de começar a planear o "lanche" que vamos fazer lá em casa. Lanche, porque já que é dia da mãe, é também dia de ir almoçar fora. Junta-se o útil ao agradável e depois de um almoço no meu restaurante preferido, segue-se um lanche ajantarado com alguns petiscos.
Comigo anda sempre um caderno, onde vou anotando tudo o que acho importante, onde faço os meus planos, os meus menus, onde registo as despesas, enfim... Tenho os meus cadernos todos guardados, e ontem foi dia de ir espreitar o menu do aniversário do ano passado, e apesar de já ter uma ideia do que queria fazer, foi mais fácil rever o que tinha feito e tirar algumas ideias. Fica a dica. Caderno de organização. ❤️


Ingredientes:
500 g de bifanas de porco
4 a 5 alhos esmagados com casca
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
1 cálice de vinho branco
Azeite
Limão
Salsa
Sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:
Corte as bifanas de porco em tiras finas e deixe marinar pelo menos durante uma hora com os dois dentes de alho picados, o louro, o cálice de vinho branco, umas gotas de limão, sal e pimenta. Leve ao lume uma frigideira com um fio de azeite e os alhos esmagados com casca e deixe alourar um pouco.
Junte a carne e deixe fritar, mexendo de vez em quando. Depois de a carne estar frita polvilhe com salsa picada.

Receita adaptada do livro As receitas - A dieta dos 31 dias.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...