segunda-feira, 7 de abril de 2014

Frango no forno

Depois de mais uma semana de chuva, finalmente vimos o sol novamente.
Cá por casa, o fim de semana foi de alguns excessos. Fiz a trança ainda na sexta feira e dois bolos no fim de semana...
Felizmente, o ritmo das corridas não abrandou nem por ser fim de semana. O que para mim é uma vitória, é o facto de na primeira semana ter conseguido correr mais de 15 km, apesar das dores nos primeiros dias. Com tudo isto já consegui pôr de parte dois pares de calças e já resgatei um par que estava guardado desde que engravidei, já lá vão seis anos (seis anos!?)... Boa semana!


Ingredientes:
2 pernas de frango
1 cebola
3 dentes de alho
Azeite
Paprika
2 rodelas de gengibre
Alecrim
Sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:
Num pirex, faça uma cama de cebola, alho e azeite. Por cima coloque as pernas de frango com dois golpes bem fundos, onde se vão introduzir duas rodelas de gengibre. Tempere com sal, pimenta, paprika e alecrim.
Leve ao forno até que as pernas de frango fiquem muito bem tostadinhas.

Receita retirada do livro As receitas - A dieta dos 31 dias.

sábado, 5 de abril de 2014

Menu da semana 15/2014

Sábado
Jantar: Choquinhos à algarvia com batata cozida

Domingo
Almoço: Fora
Jantar: Salada de ovas

Segunda-feira
Jantar: Massa com atum

Terça-feira
Jantar: Pica-pau com arroz branco

Quarta-feira
Jantar: Massa com atum

Quinta-feira
Jantar: Bife de frango com ovo a cavalo e batatas fritas

Sexta-feira
Jantar: Frango panado com esparguete

Bolo da semana: Folar de Olhão

A dieta dos 31 dias - Fase 2 - Semana 4

Depois de mais de um mês com restições na minha alimentação começo a sentir falta de alguns alimentos. Há mais de um mês que não como massa, e o que eu gosto de massa! Em compensação já não posso ver gelatina à frente. Há um ano atrás quando fiz esta mesma dieta, aconteceu-me a mesma coisa, e estive até há um mês atrás sem comer gelatina...
Finalmente pude começar a fazer exercício com regularidade. Todas as tardes corro um bocadinho, 20 minutos é o que tenho feito até agora. Quero ganhar mais resistência para começar a aumentar a velocidade, tempo e distância percorrida. Para já está a correr bem, e se nos primeiros dias andava cheia de dores no corpo, agora nem por isso...
Hoje é novamente dia de pesagem, vamos ver o que a balança me dirá...

Dia 05 (36)
Pequeno almoço: Panquecas de aveia com puré de maçã e iogurte magro
Almoço: Hamburguer de frango
Lanche: Iogurte líquido
Jantar: Choquinhos à algarvia com salada

Dia 06 (37)
Pequeno almoço: Pão achatado com sementes de sésamo e chá de limão
Almoço: Fora
Lanche: Iogurte líquido
Jantar: Salada de ovas

Dia 07 (38)
Pequeno almoço: Pão com queijo magro e chá de limão
Almoço: Hamburguer de frango com salada e uma gelatina sem açúcar
Lanche: Iogurte líquido
Jantar: Sopa de coentros com ovo e uma gelatina sem açúcar

Dia 08 (39)
Pequeno almoço: Cereais de aveia, linhaça, chia e bagas goji e pão com queijo
Almoço: Choquinhos à algarvia com salada e fruta
Lanche: Iogurte líquido
Jantar: Pica-pau com salada

Dia 09 (40)
Pequeno almoço: Pão com queijo magro e chá de limão
Almoço: Salada de ovas e uma gelatina sem açúcar
Lanche: Iogurte líquido
Jantar: Sopa de coentros com ovo e uma gelatina sem açúcar

Dia 10 (41)
Pequeno almoço: Overnight oats e pão com queijo
Almoço: Pica-pau com salada
Lanche: Iogurte líquido
Jantar: Bife de frango com ovo a cavalo e salada

Dia 11 (42)
Pequeno almoço: Pão com queijo magro e chá de limão
Almoço: Bife de frango com ovo a cavalo e salada
Lanche: Iogurte líquido
Jantar: Sopa de coentros com ovo e uma gelatina sem açúcar

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Carcaças

Há dias em que me apetece fazer pão em casa. Apesar de o tempo ao fim da tarde ter todos os minutos contados, de vez em quando há pão quentinho a sair do forno lá de casa.
E para um fim de semana que se adivinha chuvoso, porque não recriar esta receita e deixar-se levar pelo cheirinho do pão quente?


Ingredientes:
200 g de água
70 g de leite
20 g de manteiga
20 g de fermento de padeiro fresco (ou 7 g de fermento de padeiro seco)
1 pitada de açúcar
500 g de farinha tipo 65
1,5 colher de chá de sal
farinha q.b. para polvilhar

Modo de preparação:
Coloque no copo da Bimby a água, o leite, a manteiga, o fermento e o açúcar e aqueça 2 min./37º/Vel. 2.
Adicione a farinha e o sal e amasse 3 min./Vel espiga. Retire e deixe levedar num local morno cerca de 30 minutos ou até a massa dobrar de volume.
Divida a massa em 12 partes com aproximadamente 65 g cada e molde as carcaças. Coloque num tabuleiro polvilhado com farinha e deixe levedar cerca de 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180º.
Polvilhe as carcaças com farinha e com uma faca faça um corte na parte superior de cada uma. Leve ao forno cerca de 25 minutos.
Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.

Receita retirada da revista Bimby - Momentos de Partilha de Outubro de 2012.

Falta precisamente um mês para o aniversário do D., este ano temos aniversário e Dia da Mãe no mesmo dia, por isso é altura de começar a pensar no bolo de aniversário...
Deliciem-se com algumas imagem que estive a ver na internet...


Bom fim de semana!

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Bolo zebra

Ando desmotivada... Há 6 meses que a sombra do layoff/desemprego não me largam.
O sector da construção civil anda há já uns aninhos muito parado, mas neste último ano tem sido terrível, pelo menos para a empresa onde trabalho. Os trabalhos que têm aparecido são maioritariamente fora de Portugal.
Está para começar muito brevemente um novo projecto, que terá que ser desenvolvido fora do país, muito longe, a mais de 12000 km de distância. Foi-me feita a proposta para fazer parte deste projecto. E recusada! A minha vida famíliar/consciência não me deixam estar longe de quem realmente gosto e me faz feliz. Tenho consciência que muito em breve posso estar no desemprego, mas quem sabe não é esta a minha deixa para concretizar alguns sonhos...



Ingredientes:
Manteiga q.b. para untar
250 g de óleo
250 g de açúcar
100 g de leite
4 ovos
2 gotas de essência de baunilha
300 g de farinha tipo 55, mais q.b. para polvilhar
1 colher de chá de fermento para bolos
25 g de cacau em pó
1 laranja, só a raspa

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de fundo amovível com aproximadamente 25 cm de diâmetro e reserve.
Coloque no copo da Bimby o óleo, o açúcar, o leite e os ovos e bata 30 seg./vel. 3,5. Retire metade da massa e reserve.
Adicione no copo a essência de baunilha, 180 g de farinha e 1/2 colher de chá de fermento e envolva 15 seg./vel. 3. Retire para um saco de pasteleiro.
Coloque no copo a massa reservada, adicione 120 g de farinha e 1/2 colher de chá de fermento, o cacau e a raspa de laranja e envolva 15 seg./vel. 3. Retire para um saco de pasteleiro. No centro da forma deite uma porção de massa de baunilha e no centro desta uma porção de massa de cacau. Repita até terminarem as massas. Leve ao forno a 180º cerca de 35 minutos.
Desenforme e deixe arrefecer sobre uma rede antes de servir.

Receita retirada da revista Bimby - Momentos de Partilha de Fevereiro de 2014.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Dourada assada no forno em cama de legumes

Ontem foi um dia difícil para o D. O avô faleceu. Uma situação da qual, infelizmente, já estávamos à espera. 97 anos, várias infecções, pneumonia, avc, etc... Mais de um mês de internamento no hospital...
Que descanse em paz!


Ingredientes:
2 douradas médias
1 cebola grande cortada às rodelas
2 dentes de alho picados
1/2 pimento vermelho às tiras
1/2 pimento verde às tiras
1 courgete média aos cubos
2 alhos franceses às rodelas
1 chávena de tomates cereja cortados ao meio
1 chávena de cogumelos frescos cortados em quartos
1 ramo de salsa
Azeite
1 cálice de vinho branco
Sal, pimenta e pimentão doce q.b.

Modo de preparação:
Lave e corte todos os legumes e reserve.
Coloque a cebola no fundo de um pirex de ir ao forno. Disponha o peixe por cima da cebola e distribua os restantes legumes ao redor do peixe. Tempere com sal, pimenta e pimentão doce a gosto. Regue com azeite e vinho branco. Pegue num ramo de salsa e tape todo o peixe e legumes com a salsa.
Leve por fim ao forno a assar durante 40 a 45 minutos, regando de vez em quando com o próprio molho.

Receita adaptada do livro As receitas - A dieta dos 31 dias.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Sobremesa de iogurte e morangos

Começou a época dos morangos, e começou Abril.
Já diz o ditado popular Abril, águas mil! E este ano nem foi necessário chegar Abril para termos chuva.
E, para contrariar o tempo chuvoso, frio e cinzento que está lá fora, que tal uma sobremesa bem colorida, e sem peso na consciência, é light!


Ingredientes:
2 iogurtes naturais
250 g de morangos frescos
Adoçante em pó a gosto

Modo de preparação:
Retire os pezinhos aos morangos, lave-os, coloque-os no copo da Bimby e programe 5 seg./Vel. 5. Adicione o adoçante a gosto. Junte os 2 iogurtes ao puré de morangos e programe 5 seg./Vel. 5.
Distribua em formas e sirva com morango partido por cima.

Receita adaptada do livro As receitas - A dieta dos 31 dias.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...