segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Menu da semana 7/2014

O menu desta semana já vem um bocadinho atrasado, mas nem sempre há tempo e disposição para estar em frente ao computador durante o fim de semana.
Este fim de semana estaremos fora, por isso serão dois dias sem ter que me preocupar em preparar refeições, o que sabe sempre bem.

Segunda-feira
Jantar: Frango grelhado com arroz branco

Terça-feira
Jantar: Hamburgueres de peixe e batata

Quarta-feira
Jantar: Sopa de legumes

Quinta-feira

Sexta-feira
Jantar: Frango no forno com molho picante

Domingo

Bolo da semana: Tarte de amêndoa

Boa semana!

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Risotto de cogumelos

E para terminar bem a semana, hoje temos a receita de mais um risotto. Estamos fãs cá em casa, eu e o D., a B. nem por isso.
Descobri esta receita numa das minhas revistas. Aliás, todas as receitas de risotto que me aparecerem à frente acho que as vou experimentar. Todas não, mas a maioria.
Há uns tempos quando provei risotto pela primeira vez, não fui capaz de decifrar um sabor muito familiar que fazia toda a diferença. Fiz o meu primeiro risotto, mas faltava ali qualquer coisa...
Mas, numa das master class do Masterchef Austrália (o meu grande vício dos serões) descobri a "pólvora". Margarina! O risotto, antes de juntar qualquer caldo para cozinhar, fica ao lume a ganhar sabor na margarina. Fez-se luz!


Ingredientes:
350 g de cogumelos
200 g de arroz para risotto
50 g de margarina
1 cebola
1 cubo de caldo de galinha
800 g de água
Cebolinho q.b.
Sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:
Arranje os cogumelos e corte-os em quartos. Descasque a cebola, corte-a ao meio e coloque-a no copo da Bimby, junte a margarina e programe 5 seg./vel. 5. Depois programe 5 min./100º/vel. 2.
Coloque a borboleta, junte o caldo de galinha, a água, o arroz e os cogumelos, tempere de sal e pimenta e programe 25 min./100º/vel. colher inversa.
Rectifique os temperos e se ainda estiver com muito molho, programe mais 5 minutos na mesma temperatura e velocidade. Retire do copo e sirva de imediato polvilhado com cebolinho picado.

Receita retirada da revista Teleculinária - Janeiro 2010.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Frango agridoce com ananás

Sempre que vou a um restaurante chinês as gambas com molho agridoce nunca falham. Nunca!
Experimentei esta receita por curiosidade, há já uns aninhos. Gosto de sabores agridoces e achei que seria uma boa opção para um almoço ou jantar caseiro com sabores diferentes. E não me enganei... 


Ingredientes:
2 peitos de frango
Colorau
Sal
1 cebola
Azeite
1 lata de cogumelos
3 rodelas de ananás de lata
180 g de calda do ananás
1 colher de sopa de maisena
15 g de açúcar amarelo
20 g de vinagre
60 g de polpa de tomate

Modo de preparação:
Corte os peitos de frango aos cubinhos e tempere com sal e colorau.
Corte o ananás em bocados pequenos.
Coloque no copo da Bimby a maisena, a calda do ananás, a polpa de tomate, o vinagre, o açúcar e programe 20 seg./vel. 5. Reserve.
Coloque a cebola no copo da Bimby e pique em pedaços grandes, 3 seg./vel. 4. Junte o azeite e programe 5 min./temp. varoma/vel. 1.
Junte o frango e programe 5 min./temp. 100º, vel. colher inversa. Adicione os cogumelos e o ananás e programe 1 min./temp. 100º/vel. colher inversa.
Regue com o molho reservado e programe 5 min./temp. varoma/vel. colher inversa. Retire o copinho.
Se achar que o molho está muito líquido deixe apurar mais uns minutos.
Acompanhe com arroz branco.

Receita retirada daqui.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Hoje temos uma novidade no blog. Resolvi criar páginas (mesmo por baixo do título do blog) com as listas de todas as receitas que por aqui já foram publicadas, devidamente separadas por categorias.

- Menus
- Entradas
- Sopas
- Acompanhamentos
- Massas
- Saladas
- Pizzas
- Pratos principais de carne
- Pratos principais de peixe
- Bolos
- Bolachas
- Doces
- Sobremesas
- Pão
- Iogurtes

Comecei a sentir necessidade de fazer uma lista das receitas que todos gostamos cá em casa. É mais fácil ter uma lista à frente e escolher algumas receitas para fazer o menu da semana, do que estar a lembrar-me de receitas aleatoriamente.
Assim sendo, a partir de agora sempre que quiser ver todas as receitas de "Pratos principais peixe", por exemplo, basta clicar no botãozinho desta categoria e ver a lista de receitas que lá estão, e com o devido link para a receita.
Espero que esta pequena alteração vos seja útil também!

Robalo ao sal

Há tanto tempo que não fazia peixe ao sal... Com robalos foi a primeira vez. A dourada costuma ter exclusividade nesta receita. Mas desta vez resolvi variar e saíram uns robalos ao sal.


Ingredientes:
1000 g de água
1500 g de sal grosso
1 robalo inteiro de 800 a 1000 g (com escamas)

Modo de preparação:
Coloque a água no copo e programe 10 min./temp. Varoma/Vel. 1.
Na varoma coloque uma camada de sal. Lave o robalo, seque-o com papel de cozinha e coloque-o em cma do sal.
Cubra-o com a mesma quantidade de sal apertando bem para que fique tapado.
Retire rapidamente o copo de medida, coloque a varoma e programe 40 min./temp. Varoma/Vel. 2.
Retire a Varoma, parta o sal e retire o robalo.

Receita retirada do livro Bimby - As receitas essenciais - Março 2010.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Fusilli com frango e molho de tomate

Esta é mais uma receita de aproveitamentos. Inspirei-me aqui, mas acabei por fazer algumas alterações.
Cada vez gosto mais de reaproveitar sobras, reinventar receitas...


Ingredientes:
Restos de frango assado
200 g de massa fusilli
6 tomates cherry
Molho de tomate q.b.
Queijo ralado q.b.
Sal. q.b.

Modo de preparação:
Coza a massa em água temperada com sal.
Desfie o frango e coloque-o numa frigideira anti-aderente com uma colher de sopa de azeite. Salteie o frango durante dois minutos. Junte o molho de tomate e deixe ao lume mais dois minutos.
Depois da massa cozida e previamente escorrida coloque-a numa travessa de servir. Junte o frango com o molho de tomate e envolva bem. Decore com tomate cherry.
Quando servir polvilhe com queijo ralado.

Receita adaptada daqui.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Menu da semana 6/2014

As receitas em "lista de espera" já são tantas que nem sei bem por onde começar.
As novas receitas que se têm feito cá por casa têm sido aprovadas. Até à data não ficámos sem almoço ou jantar por não gostarmos de alguma coisa. Jogar pelo seguro e não sair muito da minha zona de conforto também ajudam.

Segunda-feira
Jantar: Frango panado com esparguete

Terça-feira
Jantar: Creme de bróculos

Quarta-feira
Jantar: Arroz de frango

Quinta-feira

Sexta-feira

Sábado
Almoço: Espetadas de frango com camarão, batatas fritas no forno e molho de alho e salsa
Jantar: fora

Domingo
Almoço: Supremas de salmão no forno com mel e vinagre balsâmico
Jantar: Sopa de feijão verde

Bolo da semana: Bolo de chocolate

Boa semana!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...