sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Tarte de amêndoa

A brincar, a brincar chegámos ao fim do primeiro mês do ano.
Será que é sou só eu que tenho a sensação que o tempo está a passar depressa demais?
Este é um do poucos bolos que a B. me pede para fazer. Adora, e eu também.
Esta receita foi feita há já algum tempo, mas tem ficado por aqui perdida.
Se calhar já era altura de repetir a dose.


Ingredientes para a base:
150 g de farinha
100 g de açúcar
1 ovo
1 colher de chá de fermento
25 g de leite

Ingredientes para a cobertura:
100 g de amêndoas
100 g de açúcar
125 g de margarina
25 g de leite

Modo de preparação da base:
Pré - aqueça o forno a 180º.
Coloque todos os ingredientes no copo da Bimby e programe 15 seg./vel. 6.
Leve ao forno numa forma untada com manteiga e polvilhada com manteiga cerca de 15bminutos.
Deixe arrefecer antes de fazer a cobertura.

Modo de preparação da cobertura:
Leve ao lume todos os ingredientes e deoois de levantar fervura mexa durante 7 minutos.
Verta sobre o bolo já frio e leve novamente ao forno 15 minutos a 180º.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Robalo assado no forno

Esta receita foi uma agradável surpresa. Por norma, quando faço peixe no forno é sempre da mesma maneira, os mesmos sabores. Até que um dia achei que era altura de variar um bocadinho, e encontrei esta receita. Vale mesmo a pena experimentar.


Ingredientes:
1 robalo grande
2 cebolas
1 molho de salsa e cebolinho
1 molho de coentros
Sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
Sumo de 1 limão
2 dentes de alho
2 copos de vinho branco
60 g de manteiga
Azeite q.b.

Modo de preparação:
Depois de bem lavado dê alguns golpes profundos e transversais no peixe, dos dois lados.
Moa juntos a salsa, o cebolinho, os coentros, louro, alho e junte sal a gosto.
Esfregue cuidadosamente todo o peixe com esta pasta, regue com o sumo de limão, cubra com as cebolas em rodelas, espalhe a pimenta e deixe repousar por 40 minutos.
Após este tempo, coloque-o numa travessa que vá ao forno untada com 30 g de manteiga, regue-o com a restante manteiga derretida e fios de azeite.
Leve ao forno pré-aquecido a 200º, e durante a cozedura vá regando com o molho em que foi temperado, misturado com o vinho.

Receita retirada daqui.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Biscoitos da Olinda

No seguimento do lanche de princesas, continuamos com as receitas doces. Desta vez uns biscoitos que há já muito tempo que não fazia, mas que saem sempre bem.
Este modo de "modelar" bolachas é sem dúvida dos mais rápidos e fáceis de fazer. E com a minha ajudante (a B.) fica tudo mais fácil, ou não... :)


Ingredientes:
250 g de farinha
100 g de açúcar
100 g de manteiga
1 ovo
1 colher de chá de fermento em pó para bolos

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloque no copo da Bimby todos os ingredientes e programe 15 seg./vel. 6.
Faça bolas pequenas, mergulhe a parte de cima em açúcar e com a ajuda de um garfo "esmague" as bolas que deverão ficar com um aspecto achatado e ondulado.
Leve ao forno cerca de 20 minutos.

Receita retirada do livro Bimby - As receitas essenciais - Março 2010.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Bolo de chocolate

Este foi o bolo que fez parte do nosso lanche de princesas.
E porque era para princesas teve que ter um toque especial na decoração. Nada de especial, mas elas adoraram os corações e a fitinha.
Este post vai com um dia de atraso, parece que ontem foi dia do bolo de chocolate. :)


Ingredientes:
200 g de açúcar
200 g de farinha
120 g de manteiga amolecida
80 g de chocolate em pó
4 ovos
1 dl de leite
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Barre uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha.
Coloque a borboleta no copo da Bimby, junte a manteiga e o açúcar e programe 1 min./vel. 4.
Adicione os ovos um a um pelo buraco do copo, deixando bater sempre na mesma velocidade.
Junte a farinha, o fermento, o chocolate em pó, o leite e programe mais 2 min./vel.4.
Verta a mistura anterior para a forma e leve ao forno durante 40 minutos.

Receita adaptada daqui.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Lanche de princesas

No passado fim de semana tivemos um lanchinho de princesas cá em casa.
Convidámos uma amiguinha da B., amiga do coração diria eu, para vir cá a casa brincar com ela.
Todo o tempo que passam na escola não é suficiente para brincar. Coisas de meninas. :)
No outro dia até me disse que gostava que a D. fosse gémea dela.
A D. não é esquisita para comer (gostava tanto de poder dizer o mesmo da B.), mas adora coisas com chocolate. Por isso mesmo o chocolate foi o rei (ou deverei dizer príncipe?) do nosso lanche, mas com moderação, claro.
Do nosso menu fizeram parte...



Sandes de fiambre em forma de coração

Leite com chocolate

E muita cumplicidade... 


domingo, 26 de janeiro de 2014

Menu da semana 5/2014

Voltei a rever as minhas revistas de culinária. É incrível a quantidade de boas receitas que ainda estão por experimentar.
Esta semana teremos algumas estreias. Vamos ver como correm...

Segunda-feira

Terça-feira
Jantar: Pizza de fiambre e ananás

Quarta-feira
Jantar: Sopa de bróculos

Quinta-feira
Jantar: Pescada ao vapor com molho de manteiga e legumes

Sexta-feira

Sábado
Almoço: Frango no forno com molho picante

Domingo
Almoço: Frango panado com esparguete
Jantar: Sopa de couve flor

Bolo da semana: Bolo de chocolate

Boa semana!

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Bifinhos de frango caramelizados com molho de tomate

Esta é mais uma das minhas adaptações das receitas da Joana Roque. A original em versão picante, que nós não queríamos, por isso um molho de tomate substituiu o molho picante. E ficou delicioso...


Ingredientes:
400 g de bifinhos de frango
1 pitada de alho em pó
1 pitada de orégãos
Sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de molho de tomate
2 colheres de sopa de sementes de sésamo
1 colher de sopa de azeite

Modo de preparação:
Corte os bifinhos de frango em pedaços pequenos e tempere com sal, pimenta, alho em pó e orégãos. Misture bem.
Leve uma frigideira ao lume com o azeite e deixe aquecer bem. Junte os pedacinhos de frango e deixe cozinhar até começarem a ficar dourados. Vire-os e deixe dourar do outro lado.
Acrescente o molho de tomate e as sementes de sésamo e deixe cozinhar cerca de 3 minutos, mexendo de vez em quando e até o frango estar coberto com uma deliciosa mistura caramelizada.

Receita adaptada daqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...