quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Bacalhau à brás

O D. não gosta de bacalhau. Por isso é muito raro fazer bacalhau em casa. Até descobrir que a B. provou na escola, e gostou. Por isso, quando ele não janta em casa, aproveitamos para fazer um bacalhau à brás.


Ingredientes para 6 pessoas:
100 g de azeite
400 g de cebola
2 dentes de alho
300 g de bacalhau demolhado e desfiado
200 g de batata palha
6 ovos
Sal e pimenta q.b.
Salsa picada
100 g de azeitona preta

Modo de preparação:
Coloque no copo da Bimby o azeite, a cebola, os alhos e programe 5 seg./vel. 5. Refogue 5 min./varoma/vel. 1.
Adicione o bacalhau e programe mais 5 min./100º/vel. colher inversa.
Junte a batata palha e programe 3 min./100º/vel. 2 inversa.
Coloque numa frigideira e leve ao lume.
Sem lavar o copo, deite os ovos e bata durante 10 seg./vel. 2.
Deite o preparado por cima do bacalhau, mistute tudo muito bem, junte a pimenta, a salsa e rectifique o sal.
Enfeite com as azeitonas.

Receita retirada do livro Bimby - As receitas essenciais - Setembro 2010.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Folhados de salsicha

Esta entrada tem feito parte da nossa mesa sempre que há festas, almoços ou jantares cá em casa.
É simples de fazer e fica sempre bem.
Na festinha da B. fez a delícia dos pequenos.


Ingredientes:
1 lata de salsichas mini
1 placa de massa folhada

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Corte a massa folhada às tiras, e enrole à volta das salsichas.
Leve ao forno até dourar.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Galette des rois

Hoje, cá em casa, comemoramos o dia de reis com uma galette des rois, o típico bolo rei francês.
Descobri esta variedade de bolo rei há cerca de 10 anos (12 talvez), e adorei. Nem queria acreditar quando comprei uma revista Bimby - Momentos de Partilha. Ficou imediatamente na lista de receitas a experimentar. E de todas as vezes que a tenho feito tem corrido bem.
Este ano resolvi fazê-la novamente, com a ajuda da B. Um dos meus objectivos é criar-lhe memórias destes dias comemorativos.
Hoje também é dia de guardar os enfeites de Natal. Quando disse à B. que era altura de guardar a árvore de Natal, pediu-me só mais uns dias, por isso vamos mantê-la até ao próximo fim de semana, sempre com as luzes ligadas, como ela tanto gosta.

Manda a tradição, que no dia 6 de Janeiro, a galette des rois deva ser cortada em tantas fatias quanto o número de pessoas à mesa. Se a família for muito grande, é melhor considerar fazer 2 bolos...


Ingredientes:
200 g de amêndoa sem pele
2 placas circulares de massa folhada
90 g de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
1 ovo
50 g de manteiga
1 colher de sopa de conhaque (opcional)
1 clara de ovo para pincelar

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º.
Coloque no copo da Bimby a amêndoa e pulverize 8 seg./vel. 9.
Junte o açúcar e a essência de baunilha e envolva 5 seg./vel. 4.
Adicione a manteiga, o ovo, o conhaque e programe 20 seg./vel. 4.
Coloque este preparado sobre uma das placas folhadas. Cubra com a segunda placa. Feche bem. Faça desenhos na parte superior, corte levemente.
Faça um pequeno furo no centro para libertar o vapor.
Pincele com a clara de ovo e leve ao forno a 200º cerca de 25 minutos. Se ainda não estiver com cor ao fim deste tempo baixe a temperatura para 180º e deixe mais 10 minutos no forno ou até dourar.

Receita adaptada da revista Bimby - Momentos de Partilha - Janeiro 2012.

domingo, 5 de janeiro de 2014

Menu da semana 2/2014

Segunda-feira

Terça-feira
Jantar: Sopa de bróculos

Quarta-feira
Jantar: Hamburguer de frango com arroz branco

Quinta-feira
Jantar: Frango panado com esparguete

Sexta-feira
Jantar: Sopa de feijão verde

Sábado
Almoço: Esparguete com camarão
Jantar: Frango grelhado com arroz de cenoura

Domingo
Almoço: Búzios com almôndegas de frango em molho de tomate
Jantar: Sopa do campo

Bolo da semana: Galette des rois

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Risotto de cenoura

Antes das férias do Natal o D. levou-me a almoçar a uma nova hamburgueria que abriu à pouco tempo no Centro Comercial Vasco da Gama, Italian Burguer House. Para o acompanhamento uma das opções é risotto de cenoura. E que risotto! Aliás tudo é divinal. Um novo conceito de hamburgueria que vale a pena experimentar.
Gostei tanto que comecei logo a pesquisar receitas de risotto de cenoura. Não ficou igual, ainda há alguns pontos a melhorar, mas aqui está ele.


Ingredientes:
200 g de arroz para risotto
100 g de cenoura
500 g de água quente
1/2 cebola
1 dente de alho
Sal, q.b.
50 g de azeite
30 g de vinho branco
1/2 caldo de galinha

Modo de preparação:
No copo da Bimby coloque a cebola, a cenoura e o alho e triture 5 seg./vel. 6.
Junte o azeite e programe 7 min./temp. varoma/ vel. 1.
Acrescente o vinho branco, o sal e o caldo de galinha desfeito, e programe mais 3 min./temp. varoma/vel. 1, sem o copinho para deixar o vinho evaporar.
Acrescente o risotto e a água quente, programe 15 min./temp. 100º/vel. colher inversa.
Sirva de imediato.

Receita adaptada daqui.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Tronco de Natal

Já no ano passado foi esta a receita do tronco de natal que fiz. Porque em equipa vencedora não se mexe!
Este ano repeti. Mas como o D. adora tronco de natal, tivemos que fazer em dose dupla, o tronco na primeira dose e os ramos na segunda.


Ingredientes para o bolo:
250 g de açúcar
6 ovos
100 g de farinha
1 colher de chá de fermento

Ingredientes para a cobertura e recheio:
1 pacote de mousse de chocolate instantâneo
1 pacote de natas

Modo de preparação do bolo:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloca-se a borboleta no copo da Bimby e batem-se os ovos e o açúcar 5 min./temp. 37º/vel. 3.
Terminado este tempo programa-se mais 5 minutos à mesma velocidade, mas sem temperatura.
Retire a borboleta e junte a farinha e o fermento e programe 15 seg./vel. 3.
Unte uma forma quadrada (eu usei 30 cm x 30 cm) com margarina e polvilhe com farinha.
Verta o preparado na forma e leve ao forno cerca de 13 minutos.

Modo de preparação do recheio:
Coloque a borboleta no copo da Bimby, a mousse de chocolate e as natas e programe 20 seg./vel. 4.

Modo de preparação do tronco:
Depois do bolo estar cozido, desenforme sobre um pano de cozinha polvilhado com açúcar.
Recheie com uma parte do creme e enrole ainda quente com a ajuda do pano.
Corte uma parte do tronco para fazer os ramos.
Disponha a gosto e decore com o restante creme.

Receita retirada daqui.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Menu da semana 1/2014

Acabaram-se as férias e amanhã já estamos de volta às nossas rotinas...
Por isso só agora há planeamento do menu da semana. Apesar de ser mais um planeamento de aproveitamento de restos da passagem de ano.
A todo o menu que eu tinha planeado, e que foi cumprido, a cunhada e a sogra ainda juntaram mais uma série de coisas. Resultado, jantámos ontem, almoçámos hoje e ainda vamos ter sobras no frigorífico durante mais alguns dias.

Quinta-feira

Sexta-feira
Jantar: Creme de cenoura e patés com tostas

Sábado
Almoço: Salmão ao vapor com molho de manteiga
Jantar: Creme de cenoura e restos

Domingo
Jantar: Sopa de bróculos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...