segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Menu da passagem de ano

Cá por casa já demos início aos preparativos para a passagem de ano.
Depois do menu definido e as compras feitas, chegou a altura de pôr mãos à obra.
A passagem de ano será em nossa casa, como já vem, sendo hábito. Seis adultos e duas crianças. 

Assim, para entradas teremos:
1. Patê de atum com tostinhas
3. Salsichas mini
4. Sapateira cozida

Prato principal e acompanhamentos:
7. Açorda de camarão
9. Carne grelhada

Bebidas:
12. Sangria de espumante
13. Vinho
14. Sumos

Sobremesas:
17. Bolo rei
18. Arroz doce

Às 12 badaladas:
19. Espumante
20. Passas

Amanhã será um dia trabalhoso. O tronco de natal já está feito, já não falta tudo...
Bimby amanhã não há folgas! :)

Espero que 2014 traga tudo de bom que 2013 não trouxe!
Feliz 2014!

sábado, 28 de dezembro de 2013

Arroz doce

Entrámos na recta final de 2013. Cá por casa já se começou a pensar na passagem de ano. Pensar num menu que agrade a todos é agora a nossa missão. 
Mas enquanto ainda faltam uns dias para dizermos adeus a 2013, aqui fica uma das receitas que fez parte da nossa consoada.


Ingredientes:
1000 g de leite
160 g de arroz carolino
1 casca de limão,  só a parte amarela
1 pau de canela
1 pitada de sal
160 g de açúcar
4 gemas de ovo
Canela q.b.

Modo de preparação:
Coloque no copo da Bimby todos os ingredientes excepto o açúcar e as gemas.
Programe 15 min./90º/vel. colher inversa, retire a tampa e envolva com a espátula.  De seguida programe 25 min./90º/vel. colher inversa.
Quando terminar, junte o açúcar,  as gemas previamente desfeitas num pouco de arroz doce, envolva com a ajuda da espátula. 
Programe 10 min./90º/vel. 1/2 inversa.
Coloque num recipiente grande ou em taças pequenas. Quando estiver frio polvilhe com canela em pó. 

Receita retirada do livro Bimby - As receitas essenciais, Setembro 2010.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Feliz Natal

Esta semana estamos a meio gás, por isso a ausência do menu da semana. Depois de três dias fora de casa e o Natal logo à porta não houve tempo para planear nada. A consoada foi passada na casa da cunhada. Limitei-me a fazer arroz doce e mousse de chocolate com suspiros (que nem tive tempo de tirar foto).
Hoje passámos o dia cá em casa, com os restos do jantar de ontem e mais umas coisinhas, cozinhadas pela sogra, eu só fiz mesmo umas entradas. Estou em modo férias.
Hoje passei toda a tarde a brincar com a minha menina, e que bem que me soube.

Tenho muitas fotos para carregar para o blog, muitas receitas para aqui colocar.

Por hoje resta-me desejar um resto de Feliz Natal!

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Bolachas de manteiga e uma sugestão de presente de Natal!

A educadora e auxiliares da B. sempre estiveram na lista de pessoas a quem queria dar um miminho neste Natal.
Não foi preciso pensar muito para decidir o que queria fazer.
Bolachas!
Depois foi pôr mãos à obra.
Encontrar os frascos tal como tinha idealizado, e fazer umas decorações para personalizar o presente em si.

Hoje foi dia da festa de Natal e o nosso último dia de trabalho/escola, por isso foi o dia escolhido para a entrega do presente. Elas adoraram, e eu, eu fiquei de coração cheio e cada vez mais tenho a certeza que são as pessoas certas para acompanhar a minha menina dia após dia...







Frascos: Casa
Etiquetas: At Home Hobby
Decorações boneco, estrela e coração: home made

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Esparguete com frango

Este é um dos pratos que me lembra a minha infância, os dias mais frios...
Cá  em casa só se comem carnes brancas. Só raras excepções fugimos à regra. Se olharmos com atenção  para as receitas de carne que aqui têm sido mostradas já deve ter dado para reparar. Por isso qualquer nova receita de frango é sempre bem vinda.


Ingredientes:
100 g de cebola
1 dente de alho
50 g de azeite
100 g de tomate
500 g de frango
1 cenoura
700 g de água
1 caldo de galinha
250 g de esparguete

Modo de preparação:
Coloque no copo da Bimby a cebola, o alho, o azeite, o tomate e programe 5 seg./vel. 5.
De seguida programe 5 min./varoma/vel. 1.
Junte o frango cortado em pedaços pequenos, a cenoura em rodelas e programe 5 min./100º/vel. colher inversa.
Adicione a água, o caldo, tempere a gosto e programe 10 min./100º/vel. colher inversa.
Junte o esparguete, pelo orifício superior sem o copo de medida e programe 10 min./100º/vel. colher inversa, ou o tempo indicado na embalagem.

Receita retirada do livro Bimby - As receitas essenciais, Setembro 2010.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Menu da semana 51/2013

O nosso menu para esta semana será mais curto. Com o aproximar do Natal vêem também as habituais férias que cá por casa servem para desacelerar um pouco do ritmo desenfreado do dia a dia e recarregar baterias para o novo ano que aí vem.
Vamos estar fora uns dias, para reencontrar a família que está longe e com quem não estamos desde as férias de verão.
Regressamos ainda antes do Natal e da passagem de ano.

Segunda-feira

Terça-feira
Jantar: Creme de bróculos

Quarta-feira

Quinta-feira
Jantar: Frango panado com esparguete

Sexta-feira
Jantar: Creme de nabo

Bolo da semana: Bolo de limão

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Arroz de cenoura


Ingredientes:
1 cebola
1 dente de alho
1 cenoura grande
40 g de azeite
350 g de arroz agulha
800 g de água
1 caldo de legumes ou sal q.b.

Modo de preparação:
Coloque no copo a cebola, o alho, a cenoura, o azeite e pique 5 seg./vel. 5.
Refogue 5 min./varoma/vel. 1. Retire. Coloque o refogado no cesto juntamente com o arroz. Reserve.
Sem lavar o copo, coloque a água, o caldo, introduza o cesto com o preparado e programe 20 min./100/vel. 3.
Durante a cozedura mexa uma ou duas vezes com a espátula para ajudar a soltar o arroz.
Retire o cesto com a ajuda da espátula e coloque o arroz numa travessa.

Dica: pode substituir a cenoura por 100 g de ervilhas congeladas, depois de picar a cebola e o alho.

Receita retirada do livro Bimby - As receitas essenciais - Setembro 2010.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...