segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Menu da semana 50/2013

Segunda-feira
Jantar: Esparguete com camarão

Terça-feira
Jantar: Sopa do campo

Quarta-feira

Quinta-feira
Jantar: Sopa do campo

Sexta-feira
Jantar: Hamburguer de frango grelhado com arroz branco

Sábado

Domingo
Almoço: Fora
Jantar: Creme de cenoura

Bolo da semana: Tarte de amêndoa

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Trança

Há lá coisa melhor do que ter um pão quentinho, acabado de sair do forno, para um pequeno almoço de fim de semana, sem pressas? Não, pois não?


Ingredientes:
250 g de leite
100 g de margarina
50 g de açúcar
1 saqueta de fermento seco
2 ovos
700 g de farinha
1 colher de chá de sal
1 gema de ovo para pincelar

Modo de preparação:
Coloque no copo o leite, a margarina, o açúcar e programe 2 min./37/vel. 2.
Junte o fermento, os ovos e programe 10 seg./vel. 6.
De seguida adicione a farinha, o sal e programe 3 min./vel. espiga.
Deixe levedar durante 20 minutos, num local morno.
Faça três rolos iguais e forme uma trança. Pincele com a gema de ovo e faça montinhos com o açúcar humidificado. (Estes 2 paços - pincelar com a gema de ovo e colocar açúcar humidificado - não costumo fazer).
Leve ao forno pré -aquecido a 50 até que dobre de volume, em seguida aumente a temperatura para 180 cerca de 25 minutos.

Dica: Pode substituir o fermento seco por 35 g de fermento de padeiro fresco.
Para fazer o açúcar humidificado, coloque numa taça 100 g de açúcar e deite algumas gotas de água.

Receita retirada do livro Bimby - As receitas essenciais - Setembro 2010.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Bolo de laranja

Porque hoje é o aniversário do meu irmão, deixo-vos com a receita de um bolo, de laranja.
Há 26 anos atrás, neste dia nascia o meu irmão. E é incrível as recordações que ainda hoje guardo daquele dia. Tinha apenas 5 anos, mas lembro-me até da roupa que tinha vestida. Há dias que nos marcam para a vida, e este foi sem dúvida um deles. Parabéns L.!


Ingredientes:
1 laranja inteira (casca fina)
Sumo de 2 laranjas
250 g de açúcar
100 g de óleo
4 ovos
300 g de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó para bolos

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloque no copo da Bimby a laranja inteira com o sumo de uma laranja e programe 150 seg./vel. 9.
Junte o açúcar, o óleo, os ovos e programe 2 min./37º/vel. 4.
Adicione a farinha, o fermento e programe 15 seg./vel. 3.
Coloque numa forma de coroa de 20 cm untada com margarina e polvilhada com farinha, leve ao forno cerca de 30 minutos.
Retire, deixe arrefecer e regue com sumo de laranja ou polvilhe com açúcar em pó.

Dica: Pode cozer a vapor. Com o copo limpo coloque 1000 g de água e programe 10 min./varoma/vel. 1. Coloque a forma no recipiente varoma e cubra com papel de alumínio deixando espaço para o bolo crescer e programe 60 min./varoma/vel. 2. Verifique se o bolo já está cozido, senão programe mais tempo à mesma temperatura e velocidade.

Receita retirada do livro Bimby - As receitas essenciais - Setembro 2010.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Peito de frango pizzaiola

Esta é mais uma das receitas que só foi testada há relativamente pouco tempo. Nem sei bem porque é que não a fiz há mais tempo...


Ingredientes:
200 g de queijo flamengo
50 g de azeite
1 cebola
2 dentes de alho
800 g de peito de frango
Sal e pimenta q.b.
600 g de tomate em pedaços
1 caldo de legumes
1 colher de chá de açúcar
Orégãos q.b.

Modo de preparação:
Coloque no copo da Bimby o queijo e programe 5 seg./vel. 5. Retire e reserve.
No copo coloque o azeite, a cebola, os alhos e pique 5 seg./vel. 5. A seguir refogue 5 min./varoma/vel. 1.
Prepare o peito de frango partido ao meio, tempere com sal, pimenta e coloque-os na varoma oleada. Reserve.
No copo junte o tomate, o caldo, o açúcar, a varoma e programe 25 min./varoma/vel. 1. Retire.
Coloque o peito de frango num pyrex, cubra com o molho de tomate, o queijo ralado e polvilhe com orégãos. Leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 15 minutos para gratinar.

Receita retirada do livro Bimby - As receitas essenciais - Setembro 2010.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Tarte de maçã

Quase três anos depois de ter a Bimby cá em casa, fiz esta receita pela primeira vez.
É incrível como ainda há tantas receitas no livro base que ainda não fiz.
Inconscientemente, tenho andado a fazer muito mais receitas deste livro, e também a dar mais uso à Bimby, que não só as sopas. Há fases em que pura e simplesmente não me apetece cozinhar. Felizmente esta fase está a passar.
Mas a propósito desta receita, eu não lhe chamaria tarte de maçã, mas sim bolo de maçã.


Ingredientes:
6 maçãs
Sumo de 1 limão
1 ovo inteiro
2 gemas
150 g de açúcar
130 g de manteiga
10 g de vinho do Porto ou Brandy
170 g de farinha
2 1/2 colheres de chá de fermento em pó para bolos
1 pitada de sal

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Descasque as maçãs, corte-as aos quartos e de seguida lamine-as finamente sem chegar até a baixo, regue com o sumo do limão e reserve.
A seguir coloque no copo da Bimby o ovo, as gemas, o açúcar e programe 2 min./37º/vel. 4.
Junte a manteiga, o vinho do Porto e misture 6 seg./ vel. 4.
Adicione a farinha, o fermento, o sal e programe 15 seg./vel. 3.
Deite numa forma de fundo amovível, coloque em cima os quartos da maçã laminada uns ao lado dos outros, com a parte cortada para cima.
Leve ao forno cerca de 40 minutos. Pique com um palito ao centro. Se sair limpo é porque está cozido.
Retire do forno, deixe arrefecer, desenforme e polvilhe com açúcar em pó através de um passador.

Receita retirada do livro Bimby - As receitas essenciais - Setembro 2010.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Bolachas de canela e uma carta ao Pai Natal

Chegou o mês de Dezembro, e com ele toda a magia do Natal.


A B. anda eufórica. E ontem foi dia de fazer bolachinhas, de canela (era obrigatório) para o Pai Natal vir buscar a carta dela.
E assim foi. À noite o lanchinho ficou preparado, bolachas de canela, leite e uma cenoura para as renas.


Hoje de manhã o prato das bolachas e o copo de leite estavam vazios, e a carta tinha desaparecido. E ela estava feliz, por ver que o Pai Natal tinha vindo buscar a carta dela. Custa tão pouco fazê-los felizes e criar-lhes boas memórias da infância. 


Ingredientes:
250 g de farinha
100 g de açúcar
100 g de margarina
1 ovo
1 colher de chá de fermento em pó para bolos
2 colheres de chá de canela em pó

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloque no copo da Bimby todos os ingredientes e programe 15 seg./ vel. 6.
Faça bolas pequenas, mergulhe a parte de cima em açúcar e com a ajuda de um garfo "esmague" as bolas que deverão ficar com um aspecto achatado e ondulado.
Leve ao forno cerca de 20 minutos.

Menu da semana 49/2013

Segunda-feira
Jantar: Folhado de carne com cogumelos

Terça-feira

Quarta-feira
Jantar: Creme de brócolos

Quinta-feira
Jantar: Bacalhau à brás

Sexta-feira
Jantar: Creme de cenoura

Sábado
Jantar: Fora

Domingo
Almoço: Fora
Jantar: Creme de nabo e tostas de frango

Bolo da semana: Tarte de maçã
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...