sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Bolo de chocolate e avelãs

As últimas semanas têm sido muito atribuladas no que toca a trabalho. Muita coisa tem ficado para trás, e o blog foi uma delas. Felizmente esta fase já passou e voltamos à normalidade.
Hoje deixo-vos a sugestão de um dos meus bolos preferidos, para um fim de semana que se adivinha frio.



Ingredientes:
125 g de margarina (também se pode substituir pela mesma quantidade de leite)
125 g de açúcar
4 ovos
150 g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
100 g de avelãs
75 g de chocolate de culinária ou pepitas de chocolate

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloque no copo da Bimby as avelãs e o chocolate e dê uns golpes de turbo. Reserve.
Coloque no copo a margarina, o açúcar, os ovos e programe 2 min./vel. 3.
Junte a farinha e o fermento e programe mais 15 seg./vel. 3.
Junte as avelãs e o chocolate e misture 10 seg./vel. 2.
Deite o preparado numa forma de bolo inglês, previamente untada com margarina e polvilhada com farinha, e leve ao forno cerca de 40 minutos a 180º.

Receita adaptada daqui.

domingo, 24 de novembro de 2013

Menu da semana 48/2013

Segunda-feira
Jantar: Esparguete com frango

Terça-feira
Jantar: Creme de cenoura

Quarta-feira

Quinta-feira
Jantar: Sopa de grão

Sexta-feira
Jantar: Massa com atum

Sábado
Jantar: Calamares com arroz branco

Domingo
Almoço: Fora
Jantar: Creme de bróculos

Bolo da semana: Bolo de laranja

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate

Este é um dos bolos preferidos da B., de preferência sem a cobertura de chocolate.
Este passou a ser também um dos meus bolos preferidos. É daqueles bolos que fica fofinho até ao último bocadinho. Tão bom...


Ingredientes para o bolo:
250 g de cenoura
4 ovos
80 g de óleo
250 g de açúcar
220 g de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó para bolos

Ingredientes para a cobertura:
40 g de margarina
70 g de açúcar
40 g de chocolate em pó
40 g de leite

Modo de preparação do bolo:
Pré-aqueça o bolo a 180º.
Coloque no copo a cenoura e rale 15 seg./vel. 9.
Adicione os ovos, o óleo, o açúcar e programe 1 min./vel. 6.
Junte a farinha, o fermento e envolva 15 seg./vel. 3.
Numa forma de coroa previamente untada com margarina e polvilhada com farinha, deite o preparado e leve ao forno cerca de 40 minutos. Retire do forno e espere que o bolo arrefeça.

Modo de preparação da cobertura:
Coloque todos os ingredientes no copo e programe 8 min./varoma/vel. 2. Cubra o bolo com o preparado de chocolate.

Receita adaptada do livro Bimby - As receitas essenciais - Setembro 2010.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Folhado de frango

Esta foi uma das receitas que fiquei com vontade de experimentar mal a vi. Ficou ainda melhor do que esperava. E será com certeza "a receita" do próximo almoço ou jantar que fizermos cá em casa.



Ingredientes (para 4 pessoas):
15 g de azeite
1 dente de alho
60 g de cebola
300 g de peito de frango cortado em tiras
150 g de cogumelos frescos laminados
1 colher de chá de sal
1 pitada de pimenta
30 g de vinho branco
1/2 cubo de caldo de galinha
15 g de farinha
100 g de natas
1 placa rectangular de massa folhada

Modo de preparação:
Coloque no copo o azeite, o alho e a cebola e  pique 5 seg./vel. 5 e refogue 5 min./varoma/vel. 1.
Adicione o frango, os cogumelos, o sal e a pimenta e salteie 5 min./varoma/vel. colher inversa.
Adicione o vinho, o caldo de galinha, a farinha e as natas, envolva bem com a espátula e programe 6 min./100º/vel. colher inversa.
Pré -aqueça o forno a 200º.
Divida a massa ao meio e cubra uma das partes com o recheio. Tape e cole as extremidades com água.
Leve ao forno cerca de 30 minutos ou até dourar.
Acompanhei com cenoura ralada.

Receita adaptada da revista Bimby - Momentos de partilha de Outubro de 2013.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Menu da semana 47/2013

Segunda-feira
Jantar: Bifes de peru grelhados com arroz de cenoura

Terça-feira
Jantar: Creme de cenoura

Quarta-feira
Jantar: Carne salteada com cogumelos e batatas fritas no forno

Quinta-feira
Jantar: Peitos de frango pizzaiola com salada

Sexta-feira
Jantar: Sopa de grão

Sábado
Almoço: Caldeirada de peixe
Jantar: Frango panado com esparguete

Domingo
Almoço: Fora
Jantar: Creme de bróculos

sábado, 16 de novembro de 2013

Robalo no forno com pimento e tomate

A vontade de cozinhar neste últimos dias tem sido 0. Muito trabalho, muito stress e cansaço acumulado serão as causas. Para juntar à "festa" a B. tem-se queixado de dores de barriga e tem ainda menos apetite que o habitual. É um stress tentar que coma alguma coisa...
Descobri esta receita no blog da Joana Roque, numa das minhas pesquisas de receitas de peixe com novos ingredientes. É certo que a receita em si não traz nada de muito diferente daquilo que costumo fazer, a não ser a mistura de especiarias. É neste campo que ando a tentar inovar e variar sabores.


Ingredientes:
1 robalo
2 tomates maduros
1 cebola grande
1 pimento pequeno
Azeite, q.b.
Salsa, q.b.
2 dentes de alho
100 ml de vinho branco
Sal e pimenta, q.b.
1 colher de chá de colorau em pó
Batatas q.b.

Modo de preparação:
Corte a cebola, o tomate e o pimento em rodelas. Pique os dentes de alho.
Num tabuleiro que vá ao forno coloque uma camada de cebola e outra de tomate maduro.
Por cima disponha o robalo e tempere com um pouco de sal, pimenta e salsa. Coloque a restante cebola, pimento e tomate por cima do peixe. A toda a volta disponha as batatas partidas e tempere-as com alho, sal, pimenta e colorau. Regue bem com o vinho branco.
Leve ao forno pré-aquecido a 200º cerca de 50 minutos.

Receita adaptada daqui.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Massa com molho de beringela, tomate e atum

Adoro massas. Por mim podia comer massa até ao pequeno almoço. Não exageremos. Mas não me importaria de comer todos os dias. É daqueles ingredientes em que se conseguem fazer tantos pratos diferentes...
Numa das minhas revistas encontrei esta receita. Fiz uma pequena alteração. Juntei-lhe atum. E ficou tão boa! 


Ingredientes:
300 g de massa fusilli ou penne
150 g de cebola
1 dente de alho
500 g de tomate maduro
30 g de azeite
400 g de beringela cortada em cubos
30 g de vinho branco
100 g de polpa de tomate
1 colher de chá de açúcar
1 lata de atum
Sal q.b.
Queijo ralado

Modo de preparação:
Coza a massa.
Coloque no copo da Bimby a cebola, o alho, o tomate, o azeite e pique 5 seg./vel. 5.
De seguida refogue 5 min./varoma/vel. 1.
Coloque no copo a beringela, o vinho, a polpa de tomate, o açúcar e o sal e programe 15 min./100/vel. colher inversa.
Junte o atum previamente escorrido e misture com a ajuda da espátula. 
Retire e envolva com a massa.
Sirva de imediato polvilhada com o queijo ralado.

Receita adaptada da revista Bimby momentos de partilha - Abril 2011
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...