sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Pão muesli

Parece um bolo, talvez por ser feito numa forma para bolo. Mas não é, é um pão delicioso.
Desde que os dias começaram a ficar mais quentes, deixei de fazer pão em casa. No passado fim de semana voltei a fazer. Quando vi esta receita pensei - tenho que a fazer - aliás, esta foi uma das receitas que originou a compra da revista.


Ingredientes:
400 d de água
20 g de fermento de padeiro fresco
10 g de mel
350 g de farinha tipo 65, mais q.b. para polvilhar
150 g de farinha de trigo integral
1 colher de chá de sal
Manteiga q.b. para untar
2 colheres de sopa de sementes de girassol
1 colher de sopa de sementes de sésamo
1 colher de sopa de flocos de aveia
Água q.b.

Modo de preparação:
Coloque no copo a água, o fermento e o mel e aqueça 1 min./37/vel. 1.
Adicione as farinhas e o sal e misture 15 seg./vel. 6. Unte uma forma de fundo amovível com manteiga, polvilhe com farinha e coloque a massa na forma, cubra com película aderente e deixe levedar cerca de 50 minutos ou até a massa dobrar de volume.
Pré -aqueça o forno a 200º.
Coloque num recipiente as sementes de girassol, as sementes de sésamo e os flocos de aveia, cubra com água e reserve 10 minutos.
Cubra a massa com as sementes escorridas e leve ao forno a 200º cerca de 30 minutos. Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.

Receita retirada da revista Bimby - Momentos de partilha, Outubro 2013.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Folhado de salsichas com cogumelos

Quando não há restos de carne para reaproveitar, e nos apetece aquela receita, o que há a fazer é reinventá-la. Salsichas foi a opção que me lembrei de experimentar. E ficou tão bom.
A B. adora salsichas, mas não gostava de massa folhada - nunca tinha experimentado - mas passou a gostar depois de experimentar este prato.


Ingredientes:
1 lata de 10 salsichas
100 g de cogumelos frescos
1 cebola pequena
2 dentes de alho
Sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de azeite
1 placa rectangular de massa folhada

Modo de preparação:
Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a refogar no azeite. Entretanto lave e corte os cogumelos em lâminas e junte-os ao refogado. Deixe cozinhar e tempere com uma pitada de sal e pimenta. Junte depois as salsichas partidas aos bocadinhos e deixe envolver bem. Rectifique os temperos e deixe o recheio arrefecer completamente.
Entretanto corte a massa folhada ao meio, de modo a obter dois rectângulos. Coloque metade da massa num tabuleiro que vá ao forno e recheie com a mistura de carne e cogumelos completamente arrefecida. Cubra com a restante massa e cole bem as pontas. Faça uns cortes na superfície para libertar o vapor durante o processo de cozedura.
Leve ao forno previamente aquecido a 180º, até a massa estar folhada e dourada.
Sirva em fatias e acompanhe com uma salada verde.

Receita adaptada daqui.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Frango panado

A B. adora este prato. É das poucas coisas que come sem ser necessário estar sempre a insistir com ela para não se distrair.
É também uma óptima opção para as marmitas, seja em modo prato ou sandes.


Ingredientes:
2 peitos de frango
Sal, pimenta, alho em pó, óregãos, q.b.
Sumo de 1/2 limão
Pão ralado q.b.
2 ovos
Óleo para fritar

Modo de preparação:
Comece por cortar os bifes fininhos.
Tempere-os com o sal, pimenta, alho em pó, óregão e finalmente o sumo de limão. Envolva bem.
Comece por passar os bifes pelos ovos previamente batidos e posteriormente pelo pão ralado.
Leve a fritar em óleo quente.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Doce de abóbora

Depois disto fiquei com todo o conteúdo de uma abóbora por aproveitar. A ideia que surgiu imediatamente foi - doce de abóbora. Nunca fui apreciadora deste tipo de doces. No ano passado aventurei-me, e foi precisamente esta a receita que fiz, e fiquei rendida. Agora repeti - a medo! pois não tinha laranja e usei limão - e correu como seria de esperar. Ficou óptimo!


Ingredientes:
800 g de abóbora cortada em pedaços pequenos
400 g de açúcar amarelo
Sumo de 1 laranja
1 pau de canela

Modo de preparação:
Coloque no copo 400 g de abóbora e triture 15 seg./vel. 6. Repita o processo para as restantes 400 g.
Adicione o açúcar, o sumo de laranja, o pau de canela e programe 30 min./100º/vel. 1, substitua o copo de medida pelo cesto para evitar salpicos.
Retire o pau de canela e programe 15 seg. e vá progressivamente até à vel. 6.
Deite logo de seguida em frascos previamente escaldados fechando de imediato para criar vácuo.

Nota: Quando triturar, faça-o progressivamente até chegar à vel. 6. É fundamentar esperar 2 a 3 segundos antes de abrir a tampa, para permitir a estabilização e evitar o perigo de salpicos.

Receita adaptada do livro Bimby - As receitas essenciais - Setembro 2010.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Pizza de frango, fiambre e cogumelos

Mais uma pizza que se fez cá por casa. Desta vez para aproveitar alguns ingredientes que tinham mesmo que ser utilizados.


Ingredientes:
1 massa para pizza
3 colheres de sopa de molho para pizza
200 g de queijo mozarella light
75 g de cogumelos frescos laminados
75 g de fiambre em tiras ou cubos
Restos de frango (já cozinhado)
1 cebola pequena
Óregãos

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º.
Coloque sobre a base da pizza o molho de tomate. Corte a cebola em rodelas finas e coloque-a sobre o preparado anterior, o frango desfiado, o fiambre e os cogumelos. 
Depois de retirar a base do forno, coloque o molho e espalhe. Depois o queijo, os cogumelos e o fiambre. Polvilhe com óregão.
Volte a colocar no forno durante cerca de 10 a 15 minutos.

Menu da semana 45/2013

Esta será uma semana complicada, marcada por 7 dias consecutivos de greve nos transportes. Por isso não haverá nada de muito complicado para confeccionar durante estes dias.

Segunda-feira
Jantar: Arroz de frango

Terça-feira
Jantar: Sopa e brás de salsichas

Quarta-feira
Jantar: Bifes de perú grelhados com arroz de cenoura

Quinta-feira
Jantar: Sopa

Sexta-feira

Sábado
Almoço: Frango frito com esparguete

Domingo
Jantar: Sopa

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Frango no forno com molho de limão

Num instante chegou o mês de Novembro!
Desde sempre que me lembro do feriado de 1 de Novembro, Dia de todos os Santos. Todos os anos, de manhã, fazíamos a nossa visita ao cemitério. Acender velas e colocar flores nos "nossos" que já partiram fazia parte do ritual.
Há já alguns anos que não o faço. Estou longe, muito longe.
A sugestão de hoje vai para frango no forno. Desde que fiz esta receita pela primeira vez que fiquei rendida. O molho que acompanha o frango tem um sabor delicioso.


Ingredientes:
1 frango
1 cebola
4 dentes de alho
1 cerveja 33 cl (usei 20 cl)
30 g de azeite
30 g de banha (usei margarina)
1 limão grande
1 caldo de galinha
1 colher de café de pimentão doce
1 folha de louro
1 ramo de salsa
Sal e piripiri q.b. (não usei piripiri)

Modo de preparação:
Coloque no copo da Bimby a cebola e o alho e pique 5 seg./vel. 5. Retire e reserve numa tigela.
Descasque o limão e coloque-o no copo, junte o azeite, a margarina, o caldo de galinha, o pimentão doce. Tempere com sal e piripiri e programe 10 seg. progressivamente vel. 7, 8 e 9. Retire e reserve na tigela que contém a cebola e o alho.
Adicione a cerveja à mistura reservada e mexa.
Arranje e corte o frango em pedaços (eu só abri ao meio), coloque-os na tijela, adicione o ramo de salsa e o louro, envolva e deixe marinar cerca de duas horas (eu deixei menos de 30 min. e ficou óptimo).
Pré-aqueça o forno a 200º. Coloque o frango num tabuleiro, regue com a marinada e leve ao forno cerca de 1h. Vire de vez em quando. (O tempo poderá variar consoante o tamanho do frango e/ou se o frango vai ao forno inteiro ou não).

Receita adaptada daqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...