segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Pizza de frango, fiambre e cogumelos

Mais uma pizza que se fez cá por casa. Desta vez para aproveitar alguns ingredientes que tinham mesmo que ser utilizados.


Ingredientes:
1 massa para pizza
3 colheres de sopa de molho para pizza
200 g de queijo mozarella light
75 g de cogumelos frescos laminados
75 g de fiambre em tiras ou cubos
Restos de frango (já cozinhado)
1 cebola pequena
Óregãos

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º.
Coloque sobre a base da pizza o molho de tomate. Corte a cebola em rodelas finas e coloque-a sobre o preparado anterior, o frango desfiado, o fiambre e os cogumelos. 
Depois de retirar a base do forno, coloque o molho e espalhe. Depois o queijo, os cogumelos e o fiambre. Polvilhe com óregão.
Volte a colocar no forno durante cerca de 10 a 15 minutos.

Menu da semana 45/2013

Esta será uma semana complicada, marcada por 7 dias consecutivos de greve nos transportes. Por isso não haverá nada de muito complicado para confeccionar durante estes dias.

Segunda-feira
Jantar: Arroz de frango

Terça-feira
Jantar: Sopa e brás de salsichas

Quarta-feira
Jantar: Bifes de perú grelhados com arroz de cenoura

Quinta-feira
Jantar: Sopa

Sexta-feira

Sábado
Almoço: Frango frito com esparguete

Domingo
Jantar: Sopa

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Frango no forno com molho de limão

Num instante chegou o mês de Novembro!
Desde sempre que me lembro do feriado de 1 de Novembro, Dia de todos os Santos. Todos os anos, de manhã, fazíamos a nossa visita ao cemitério. Acender velas e colocar flores nos "nossos" que já partiram fazia parte do ritual.
Há já alguns anos que não o faço. Estou longe, muito longe.
A sugestão de hoje vai para frango no forno. Desde que fiz esta receita pela primeira vez que fiquei rendida. O molho que acompanha o frango tem um sabor delicioso.


Ingredientes:
1 frango
1 cebola
4 dentes de alho
1 cerveja 33 cl (usei 20 cl)
30 g de azeite
30 g de banha (usei margarina)
1 limão grande
1 caldo de galinha
1 colher de café de pimentão doce
1 folha de louro
1 ramo de salsa
Sal e piripiri q.b. (não usei piripiri)

Modo de preparação:
Coloque no copo da Bimby a cebola e o alho e pique 5 seg./vel. 5. Retire e reserve numa tigela.
Descasque o limão e coloque-o no copo, junte o azeite, a margarina, o caldo de galinha, o pimentão doce. Tempere com sal e piripiri e programe 10 seg. progressivamente vel. 7, 8 e 9. Retire e reserve na tigela que contém a cebola e o alho.
Adicione a cerveja à mistura reservada e mexa.
Arranje e corte o frango em pedaços (eu só abri ao meio), coloque-os na tijela, adicione o ramo de salsa e o louro, envolva e deixe marinar cerca de duas horas (eu deixei menos de 30 min. e ficou óptimo).
Pré-aqueça o forno a 200º. Coloque o frango num tabuleiro, regue com a marinada e leve ao forno cerca de 1h. Vire de vez em quando. (O tempo poderá variar consoante o tamanho do frango e/ou se o frango vai ao forno inteiro ou não).

Receita adaptada daqui.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dedos de amêndoa

Nunca liguei ao Halloween. A comemoração deste dia não faz parte da minha geração.
Mas este ano apeteceu-me comemorar, fazer coisas relacionadas com este dia. Não por mim, mas pela B. Quero que ela se lembre destas pequenas coisas. Destas datas comemorativas.


Pela primeira vez, aventurei-me a fazer uma abóbora lanterna. A B. pediu-me, e eu não tive como dizer que não. Mas escolhemos uma abóbora pequenina, e foi mais do que suficiente. No fim ainda tivemos direito a doce de abóbora na Bimby.


Pela primeira vez vamos ter as crianças do prédio a pedir doces ou travessuras. A B. não vai participar, sem as sestas e a mudança para o horário de inverno, "vai para a cama com as galinhas". Cá por casa terão doces, chupa-chupa em forma de aranha. Encontrei uma imagem deste género na internet e não resisti. Não ficaram uns amores?

Mas a sugestão de hoje vai mesmo para estas bolachas em forma de dedo. Já se fazem cá por casa desde o ano passado e estão mais do que aprovadas.
E hoje, só hoje em vez de uma princesa vou ter cá em casa uma vampira linda!
Doces ou travessuras?


Ingredientes para as bolachas:
130 g de açúcar
250 g de manteiga
1 ovo
1 colher de chá de essência de baunilha
20 de amêndoa
1 pitada de sal
400 g de farinha tipo 65

Ingredientes para a decoração:
50 g de chocolate de culinária
2 colheres de sopa de leite
Amêndoa laminada q.b.

Modo de preparação das bolachas:
Coloque no copo da Bimby o açúcar e a amêndoa e pulverize 15 seg./vel. 9.
Adicione a manteiga, o ovo, a essência, o sal e a farinha e misture 15 seg./vel. 6, ajudando com a espátula através do bocal da tampa.
Pré- aqueça o forno a 180º.
Com pequenas porções de massa faça rolos, conte pedaços com aproximadamente 4 cm de comprimento. Com um palito marque três riscas. Numa das pontas faça uma pequena pressão com o dedo para formar a unha, coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno a 180º cerca de 15 minutos. Retire e deixe arrefecer por completo.

Modo de preparação da decoração:
Derreta o chocolate juntamente com o leite.
Com uma colher de chá, preencha a cavidade de cada dedo com o chocolate derretido e cole uma amêndoa laminada, dando a forma de uma unha. Deixe secar.

Receita adaptada da revista Bimby Momentos de Partilha de Outubro de 2012.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Creme de pasteleiro

Este foi o recheio que usei no bolo de aniversário da B. Já o tinha feito, curiosamente para o mesmo efeito, mas há uns dois anos atrás.
Este ano resolvi repetir, e mais uma vez correu bem.


Ingredientes:
70 g de açúcar
Casca de laranja e limão (só a parte amarela)
1 ovo
1 gema de ovo
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
300 g de leite
25 g de licor (opcional)
15 g de amido de milho

Modo de preparação:
Deite no copo o açúcar e pulverize 10 seg./vel. 9.
A seguir junte a casca de laranja, do limão e programe 15 seg./vel. 9.
Incorpore os restantes ingredientes e programe 6 min./temp. 90º/vel. 4.

Receita retirada do livro Bimby - As receitas essenciais - Setembro 2010.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Salada russa com salmão


Ingredientes:
Restos de salmão já cozinhado
500 g de macedónia de legumes
2 ovos
Azeite e vinagre q.b.

Modo de preparação:
Coza a macedónia e os ovos em separado. Escorra e deixe que ambos arrefeçam totalmente.
Entretanto junte o salmão à macedónia.
Descasque os ovos, parta-os aos bocadinhos e junte-os também à macedónia.
Envolva bem e tempere com azeite e vinagre.

Esta é uma óptima opção para aproveitamento de restos desta receita.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Crumble de maçã

Há cerca de um ano que resolvi experimentar fazer pela primeira vez crumble de maçã. Nunca tinha sequer provado, mas a mistura de maçã e canela parecia-me muito bem.
Com maçãs que precisavam de ter um fim à vista, juntou-se o útil ao agradável.
Fiz uma pesquisa, encontei algumas receitas, mas esta foi a que me encheu as medidas.
O que é certo é que além de ter adorado o resultado final, sempre que volto a fazer crumble a receita é sempre a mesma. Porque em receita vencedora não se mexe!


Ingredientes
Para o crumble:
100 g de manteiga
80 g de açúcar amarelo
150 g de farinha
1 pitada de sal
1 colher de chá de canela

Para o recheio:
600 g de maçãs sem casca nem caroço
1 colher de sopa de sumo de limão
40 g de açúcar amarelo
1 colher de chá de canela


Modo de preparação
Crumble:
Colocar tudo no copo da Bimby e programar 10 seg./vel. 6. Reservar.

Recheio:
Colocar tudo no copo e programar 2 seg., vel. 4. De seguida programar 5 min., 100º, vel. 1 inversa.

Colocar o preparado do recheio num recipiente de ir ao forno e por cima colocar o crumble.
Levar ao forno cerca de 30 min. a 180º.

Receita adaptada daqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...