quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dedos de amêndoa

Nunca liguei ao Halloween. A comemoração deste dia não faz parte da minha geração.
Mas este ano apeteceu-me comemorar, fazer coisas relacionadas com este dia. Não por mim, mas pela B. Quero que ela se lembre destas pequenas coisas. Destas datas comemorativas.


Pela primeira vez, aventurei-me a fazer uma abóbora lanterna. A B. pediu-me, e eu não tive como dizer que não. Mas escolhemos uma abóbora pequenina, e foi mais do que suficiente. No fim ainda tivemos direito a doce de abóbora na Bimby.


Pela primeira vez vamos ter as crianças do prédio a pedir doces ou travessuras. A B. não vai participar, sem as sestas e a mudança para o horário de inverno, "vai para a cama com as galinhas". Cá por casa terão doces, chupa-chupa em forma de aranha. Encontrei uma imagem deste género na internet e não resisti. Não ficaram uns amores?

Mas a sugestão de hoje vai mesmo para estas bolachas em forma de dedo. Já se fazem cá por casa desde o ano passado e estão mais do que aprovadas.
E hoje, só hoje em vez de uma princesa vou ter cá em casa uma vampira linda!
Doces ou travessuras?


Ingredientes para as bolachas:
130 g de açúcar
250 g de manteiga
1 ovo
1 colher de chá de essência de baunilha
20 de amêndoa
1 pitada de sal
400 g de farinha tipo 65

Ingredientes para a decoração:
50 g de chocolate de culinária
2 colheres de sopa de leite
Amêndoa laminada q.b.

Modo de preparação das bolachas:
Coloque no copo da Bimby o açúcar e a amêndoa e pulverize 15 seg./vel. 9.
Adicione a manteiga, o ovo, a essência, o sal e a farinha e misture 15 seg./vel. 6, ajudando com a espátula através do bocal da tampa.
Pré- aqueça o forno a 180º.
Com pequenas porções de massa faça rolos, conte pedaços com aproximadamente 4 cm de comprimento. Com um palito marque três riscas. Numa das pontas faça uma pequena pressão com o dedo para formar a unha, coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno a 180º cerca de 15 minutos. Retire e deixe arrefecer por completo.

Modo de preparação da decoração:
Derreta o chocolate juntamente com o leite.
Com uma colher de chá, preencha a cavidade de cada dedo com o chocolate derretido e cole uma amêndoa laminada, dando a forma de uma unha. Deixe secar.

Receita adaptada da revista Bimby Momentos de Partilha de Outubro de 2012.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Creme de pasteleiro

Este foi o recheio que usei no bolo de aniversário da B. Já o tinha feito, curiosamente para o mesmo efeito, mas há uns dois anos atrás.
Este ano resolvi repetir, e mais uma vez correu bem.


Ingredientes:
70 g de açúcar
Casca de laranja e limão (só a parte amarela)
1 ovo
1 gema de ovo
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
300 g de leite
25 g de licor (opcional)
15 g de amido de milho

Modo de preparação:
Deite no copo o açúcar e pulverize 10 seg./vel. 9.
A seguir junte a casca de laranja, do limão e programe 15 seg./vel. 9.
Incorpore os restantes ingredientes e programe 6 min./temp. 90º/vel. 4.

Receita retirada do livro Bimby - As receitas essenciais - Setembro 2010.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Salada russa com salmão


Ingredientes:
Restos de salmão já cozinhado
500 g de macedónia de legumes
2 ovos
Azeite e vinagre q.b.

Modo de preparação:
Coza a macedónia e os ovos em separado. Escorra e deixe que ambos arrefeçam totalmente.
Entretanto junte o salmão à macedónia.
Descasque os ovos, parta-os aos bocadinhos e junte-os também à macedónia.
Envolva bem e tempere com azeite e vinagre.

Esta é uma óptima opção para aproveitamento de restos desta receita.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Crumble de maçã

Há cerca de um ano que resolvi experimentar fazer pela primeira vez crumble de maçã. Nunca tinha sequer provado, mas a mistura de maçã e canela parecia-me muito bem.
Com maçãs que precisavam de ter um fim à vista, juntou-se o útil ao agradável.
Fiz uma pesquisa, encontei algumas receitas, mas esta foi a que me encheu as medidas.
O que é certo é que além de ter adorado o resultado final, sempre que volto a fazer crumble a receita é sempre a mesma. Porque em receita vencedora não se mexe!


Ingredientes
Para o crumble:
100 g de manteiga
80 g de açúcar amarelo
150 g de farinha
1 pitada de sal
1 colher de chá de canela

Para o recheio:
600 g de maçãs sem casca nem caroço
1 colher de sopa de sumo de limão
40 g de açúcar amarelo
1 colher de chá de canela


Modo de preparação
Crumble:
Colocar tudo no copo da Bimby e programar 10 seg./vel. 6. Reservar.

Recheio:
Colocar tudo no copo e programar 2 seg., vel. 4. De seguida programar 5 min., 100º, vel. 1 inversa.

Colocar o preparado do recheio num recipiente de ir ao forno e por cima colocar o crumble.
Levar ao forno cerca de 30 min. a 180º.

Receita adaptada daqui.

domingo, 27 de outubro de 2013

Menu da semana 44/2013

Segunda-feira
Jantar: Massada de peixe

Terça-feira
Jantar: Sopa

Quarta-feira

Quinta-feira
Jantar: Sopa e brás de salsichas

Sexta-feira

Sábado
Almoço: Robalo no forno
Jantar: Frango panado com esparguete

Domingo
Almoço: Arroz de frango
Jantar: Sopa

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Salmão em papelotes com tomate e pimento vermelho

Esta é uma maneira simples de cozinhar salmão em casa, fugindo ao típico grelhado que deixa a casa com um cheiro horrível durante não sei quanto tempo.
É fácil variar os sabores de cada vez que a faço. Desta vez aproveitei os legumes que andavam "perdidos" no frigorífico, e resultou muito bem.


Ingredientes:
1/2 cebola
2 lombos de salmão
2 rodelas de pimento vermelho
6 tomates cherry
1 dente de alho
Sal, pimenta e azeite q.b.

Modo de preparação:
Coloque sobre uma folha de papel de platina a cebola cortada às rodelas, o lombo de salmão e tempere com sal e pimenta. Por cima coloque o pimento, o tomate cortado ao meio, o alho picado e tempere com um fio de azeite. Embrulhe este preparado e coloque-o na varoma.
Entretanto, coloque no copo da Bimby cerca de 1000 g de água. Coloque a varoma sobre o copo e programe 30 min./temp. varoma/vel. 3.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A festa

Posso dizer que a festa da B. correu muito bem.
Não tivemos a chuva para atrapalhar, por isso não foi necessário recorrer ao plano B.
Todo o tempo que estiveram no insuflável foi uma loucura, apesar de algumas crianças não terem sequer experimentado. Tivemos que impor algumas regras para o insuflável. Só lá estavam quatro crianças de cada vez, as restantes estavam à porta, em fila, à espera da sua vez.
Infelizmente não consegui tirar uma única fotografia no insuflável, apesar de ter a máquina fotográfica comigo. Entre ajudá-los a escorregar para dar a vez a outros, e ter debaixo de olho os que andavam a correr pelo jardim, não tive mãos a medir. Por isso, recrutem à partida alguém para ficar encarregue de tirar as fotos.
Depois de muitos saltos no insuflável, à medida que se iam cansando ou tinham que ir à casa de banho foram sendo levados para casa.


Foram petiscando o que havia pela mesa, mas comeram muito pouco (os que consegui manter debaixo de olho).

Pipocas doces


Gelatina de morango




Sandes de queijo e fiambre

O bolo de aniversário (bolo de iogurte com recheio de creme de pasteleiro e cobertura de pasta de açúcar)


Mini salsichas


Nuggets de frango

Brincaram muito, principalmente com os novos brinquedos da B. recebeu.
Adoraram as coroas, varinhas e espadas (com balões) que fizemos. Deram tanto trabalho, mas compensou o esforço.

Coroas das meninas

Varinhas

Coroas dos meninos

Pediram-me tantas vezes para ver o quarto dela (a porta estava fechada)... Deixei. Entraram e saíram pouco depois. Mais tarde, quando havia já muito menos crianças deixei a porta aberta e alguns foram para lá brincar, mas correu bem, não houve estragos.

Cantámos os parabéns e sobrou tanto bolo. Aliás, sobrou tanta coisa...
Os salgados tiveram mais saída do que os doces. Fica a dica.

Não estava nos planos (não que não me tivesse lembrado), mas ainda tivemos pinturas faciais. E eles adoraram.

Para a hora da despedida, tinhamos umas bolachas de manteiga para os convidados, mas em modo festa de princesas. Mais uma varinha, mas desta vez para comer.



Para os parabéns na escola, houve mais um bolo e lembranças para os amigos. Resolvi fugir das habituais gomas e chocolates e fiz, mais uma vez bolachas de manteiga.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...