quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Bolachas de manteiga

Este é uma das actividades que costumo fazer na cozinha com a B. Ela adora esticar a massa, escolher a forma em que vai fazer a bolacha, mexer na farinha (o que ela gosta de mexer na farinha...).
Agora que se começam a aproximar a passos largos os dias mais frios, sabe tão bem passar algum tempo na cozinha, com o cheirinho de bolachas acabadinhas de sair do forno.


Ingredientes:
130 g de açúcar
250 g de manteiga
1 ovo
1 colher de chá de essência de baunilha
1 pitada de sal
400 g de farinha tipo 65

Modo de preparação:
Coloque no copo da Bimby o açúcar e pulverize 15 seg./vel. 9.
Adicione a manteiga, o ovo, a essência, o sal e a farinha e misture 15 seg./vel. 6, ajudando com a espátula através do bocal da tampa.
Pré- aqueça o forno a 180º.
Estenda a massa numa superfície polvilhada com farinha. Recorte a massa com o formato que preferir.
Leve ao forno, num tabuleiro forrado com papel vegetal, a 180º cerca de 12 minutos.
Retire e deixe arrefecer por completo.

Receita adaptada da revista Bimby Momentos de Partilha de Outubro de 2012.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Bolo de chocolate e café

Esta receita foi uma descoberta do D. Numa tarde de domingo, apetecia-lhe fazer um bolo com café. Nem sei há quanto tempo ele me falava em bolo de café, e como eu não me decidia a procurar uma receita, procurou-a ele e ainda fez o bolo. Portanto o mérito é todo dele!


Ingredientes:
250 g de açúcar
200 g de farinha
120 g de manteiga amolecida
80 g de chocolate em pó
4 ovos
1 dl de café forte
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º. Barre uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha. Coloque a borboleta no copo da Bimby, junte a manteiga e o açúcar e programe 1 min./vel. 4. Adicione os ovos um a um pelo buraco do copo, deixando bater sempre na mesma velocidade.
Junte a farinha, o fermento, o chocolate em pó e o café e programe mais 2 min./vel.4.
Verta a mistura anterior para a forma e leve ao forno durante 40 minutos.

Receita retirada daqui.

domingo, 29 de setembro de 2013

Menu da semana 40/2013

Chegámos à 40ª semana do ano de 2013. Faltam 12 semanas para o final do ano, dá para acreditar?
O menu desta semana continua com receitas simples, que se fazem "de olhos fechados". Os dias de jantar só sopa continuam no meu menu desta semana. Convém referir que nestes dias, aproveitamos para acabar com restos que vão ficando no frigorífico. Por isso acaba por não ser apenas uma refeição de sopa.

Segunda-feira
Jantar: Salada russa com atum

Terça-feira
Jantar: sopa

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira
Jantar: Sopa

Sábado
Almoço: Frango panado com esparguete
Jantar: Espetadas de peru grelhadas com salada

Domingo
Almoço: Pizza
Jantar: Sopa

sábado, 28 de setembro de 2013

Gambas com gengibre

Mais uma receita do livro A dieta dos 31 dias. E que bela surpresa!
Este será um dos petiscos presentes na nossa mesa, no próximo jantar lá em casa.
De comer e chorar por mais!



Ingredientes:
Gambas
Azeite
2 dentes de alho
Gengibre ralado (do tamanho de um dente de alho grande)
50 g de cogumelos
1 colher de sobremesa de molho de soja
Piripiri seco (para quem gosta de picante)

Modo de preparação:
Numa frigideira ou wok, aqueça o azeite. Quando o azeite estiver quente, junte o alho e o gengibre, o molho de soja e o piripiri. Mexa durante meio minuto e depois junte os cogumelos. Após alguns minutos, junte as gambas e misture até ficarem cor de rosa.

Receita retirada do livro A dieta dos 31 dias.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Rolinho de peru com fiambre e mozzarella

Esta é uma receita do livro Dieta dos 31 dias da Dra. Ágata Roquette. Apesar de ser uma receita inserida numa dieta, ninguém diria que o é.
Comprei este livro com um único objectivo. Perder peso. Não que tenha muitos quilos para perder, mas estes quilos a mais teimam em não ir embora.
Desde a gravidez a minha barriga nunca mais foi a mesma. E a minha meta neste momento é perder todo o peso que quero até ao próximo verão. Com calma, e sem me privar daquilo que gosto de comer. Claro que depois das minhas "asneiras" compenso com umas sopinhas ao jantar, ou mais exercício.
Não estou a fazer dieta. Estou só a tentar comer melhor e resistir a algumas tentações que teimam em não desaparecer lá de casa. Todos os dias tenho feito exercício, em casa. A Wii e a bicicleta têm sido os meus aliados. Já perdi algum peso, e isso sim são boas notícias. Agora resta-me continuar e não perder a motivação!


Ingredientes (para 1 pessoa):
Óregãos
2 bifes pequenos e fininhos de peru
2 fatias de fiambre de frango
2 fatias de queijo mozzarella light
2 tomates descascados e cortados aos bocadinhos
1 cebola pequena picada
Salsa picada
Sal e pimenta
Um fio de azeite
Palitos

Modo de preparação:
Tempere os bifes com sal e pimenta.
Coloque uma fatia de fiambre e depois uma fatia de queijo em cima de cada bife. Polvilhe com os óregãos e enrole. Depois coloque o palito para os manter enrolados.
Ponha o fiozinho de azeite numa frigideira* e, quando este estiver quente, aloure os bifinhos de todos os lados. Retire e reserve. Ponha a cebola na frigideira* e vá mexendo até ficar transparente. Junte o tomate e vá mexendo. Adicione a salsa picada e os bifinhos enrolados. Tape e deixe em lume brando até os bifinhos estarem tenros.
Acompanhe com uma salada de alface bem temperada.

* A frigideira deve ser anti-aderente, por causa do queijo derretido. Estraguei a minha wok...

Receita retirada do livro A dieta dos 31 dias.

domingo, 22 de setembro de 2013

Menu da semana 39/2013

No menu desta semana não há nada de muito complicado. Porque há fases em que não apetece complicar.
Entrámos em contagem decrescente para o aniversário da minha princesa, e há muitos pormenores da festa ainda por finalizar (este assunto - festa de aniversário - terá direito a post), e o tempo, infelizmente não estica.

Segunda-feira
Jantar: Bifes de perú grelhados com esparguete

Terça-feira
Jantar: Sopa

Quarta-feira
Jantar: Calamares com arroz branco

Quinta-feira
Jantar: Sopa

Sexta-feira

Sábado
Jantar: Espetadas de perú com salada

Domingo
Almoço: Pizza
Jantar: Sopa

Bolo de iogurte

Esta é a receita que sempre me habituei ver a minha mãe fazer. Lembro-me que foi o primeiro bolo que fiz sozinha, e enganei-me na quantidade de óleo, mas nem assim deixou de se comer.
Esta receita sei-a de cor. E pode-se variar tanto no sabor, dependendo do aroma ou não do iogurte. E resulta tão bem!


 Ingredientes:
1 iogurte
3 copos de medida (do iogurte) de açúcar
3 copos de medida de farinha
2 colheres de sobremesa de fermento em pó
1 copo de medida de óleo
4 ovos

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloque todos os ingredientes, excepto a farinha e o fermento, no copo da Bimby. Programe 2 min./vel. 6.
Quando terminar o tempo junte a farinha e o fermento e programe mais 15 seg./vel. 3.
Leve ao forno cerca de 40 min.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...