Mostrar mensagens com a etiqueta Frango. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Frango. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Bifes de frango à oriental

Não gosto nada quando acontecem imprevistos e toda a nossa rotina vai por água abaixo.
Quando me sinto stressada para acabar um trabalho hoje, quando amanhã poderei estar sem nada para fazer.
Fico com o sistema nervoso alterado, e tudo o que tinha pensado fazer, pura e simplesmente não sou capaz. Estou demasiado agitada, enervada para o fazer.
Ontem chegámos a casa às 20h30. Felizmente a B. já tinha jantado. E eu limitei-me a comer cereais, porque não havia cabeça para nada mais elaborado.
Boa semana!


Ingredientes:
6 bifes de frango
3 dentes de alho
Sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de mistura de especiarias a gosto (usei pimentão doce e orégãos)
1 colher de chá de cominhos
1 limão (sumo)
Azeite q.b.

Modo de preparação:
Tempere os bifes de frango com sal, pimenta, os alhos esmagados, a mistura de especiarias e os cominhos. Regue com um fio de azeite e o sumo de limão e esfregue bem. Deixe repousar durante cerca de 15 minutos.
Coloque os bifes de frango num tabuleiro de forno e cozinhe durante 20 minutos em forno pré-aquecido a 200º.

Receita adaptada da revista Continente magazine, de Julho de 2014.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Tarte folhada de frango e linguiça

Finalmente consegui focar-me nas receitas novas que quero testar, e tenho-o feito com o planeamento semanal das refeições.
Tenho tantas revistas, que foram compradas porque quero experimentar esta ou aquela receita, e depois o tempo vai passando e as revistas vão ficando esquecidas... E eu não quero, porque se as comprei é porque me pareceram interessantes naquela altura.
Os post-its têm sido os meus grandes aliados, pois depois de ter as receitas que quero experimentar seleccionadas é muito mais fácil decidir o que vou fazer nessa semana.


Ingredientes:
200 g de restos de frango assado desfiado
4 linguiças partida em cubinhos
1 colher de sopa de azeite
1 placa redonda de massa folhada

Modo de preparação:
Pique a linguiça e leve ao lume numa frigideira anti-aderente. Deixe ganhar um bocadinho de cor. Junte depois a carne e deixe envolver bem.
Coloque a mistura de carne e linguiça sobre a massa folhada. Dobre as pontas da placa de massa folhada sobre o recheio, sem o tapar completamente.
Leve ao forno previamente aquecido a 180º, até a massa estar folhada e dourada.

Sirva em fatias e acompanhe com uma salada verde.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Empadão de arroz com cogumelos e frango

Voltaram os dias de chuva, em que não apetece sair de casa, em que apetece ter o forno ligado e cozinhar coisas que nos aconchegam o estômago.
Chegamos ao fim de mais uma semana, sem saber bem como... As últimas duas semanas passaram num ápice, em que andei um bocadinho baralhada a meio da semana sem saber ao certo que dia era.
Este será mais um fim de semana de obras cá em casa. E vamos ver se conseguem terminar tudo, para finalmente poder pôr mãos à obra e arrumar o quarto da minha princesa.
Bom fim de semana!


Ingredientes:
800 g de coxas de frango, s/ pele (aprox. 6 coxas)
3 dentes de alho
50 g de azeite
150 g de cogumelos castanhos frescos cortados em quartos
100 g de cebola cortada em pedaços
400 g de tomate em pedaços
1 colher de sopa de orégãos
1 colher de chá de sal
600 g de água
350 g de arroz agulha

Modo de preparação:
Coloque o frango na Varoma e reserve.
Coloque no copo da Bimby 2 dentes de alho e 20 g de azeite e pique 3 seg./Vel. 8.
Adicione os cogumelos e refogue 5 min./Varoma/Vel. colher. Retire e reserve.
Coloque no copo a cebola, 1 dente de alho, 30 g de azeite, o tomate, os orégãos e o sal e pique 5 seg./Vel. 5. Retire 2 colheres de sopa deste preparado, deite sobre o frango e reserve.
De segida refogue 5 min./Varoma/Vel.1.
Adicione a água, o cesto com o arroz e envolva com a ajuda da espátula. Coloque a Varoma e cozinhe 25 min./Varoma/Vel. 2. Retire a Varoma, retire o cesto com a ajuda da espátula e reserve 200 g do caldo.
Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloque no copo o frango sem pele e ossos e desfie 4 seg./Vel. 4 inversa. Retire e reserve com os cogumelos, adicione o caldo reservado e envolva. Disponha num pirex metade do arroz, a mistura de cogumelos e frango e finalize com o restante arroz. Leve ao forno a 180º cerca de 15 minutos ou até dourar. Sirva de seguida.

Receita retirada da revista Bimby - Momentos de partilha, Janeiro de 2015.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Salada de massa com almôndegas e tomate cereja

Ainda agora estamos em Janeiro, e eu já estou farta do frio e da chuva.
Sou muito friorenta, e este inverno tem sido terrível para mim. Detesto sentir-me desconfortável com o frio, e é o que mais tem acontecido. Passo dias inteiros com os pés gelados e casaco vestido. Enfim...
Valham-nos refeições que nos aconchegam o estômago e a alma. Como foi o caso destas almôndegas. Mais uma receita da Joana Roque.


Ingredientes:
140 g de massa de lacinhos
500 g de peito de frango picado
1 ovo
Alho em pó q.b.
5 ou 6 colheres de sopa de pão ralado
Sal e pimenta q.b.
150 g de tomate cereja
Azeite q.b.

Modo de preparação:
Comece por preparar as almôndegas. Numa taça coloque a carne picada e tempere com alho em pó, sal e pimenta, acrescente o ovo, o pão ralado e amasse bem. (Se necessário junte um pouco mais de pão ralado).
Forme depois pequenas almôndegas, do tamanho de nozes e passe-as por pão ralado.
Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer bem, juntando depois as almôndegas até que fiquem douradas. Acrescente também os tomates cereja e deixe cozinhar até estes começarem a abrir. Rectifique os temperos.
Entretanto coza a massa até ficar al dente. Retire do lume e escorra bem.
Sirva a massa com as almôndegas e os tomates cereja.

Receita adaptada do livro Receitas para todos os dias, Joana Roque.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Muffins salgados

Depois de uma semana de muito frio, temos finalmente o fim de semana à porta.
E este será certamente um fim de semana caseiro, com lareira acesa, filmes, sofá e coisas boas a sair do forno cá de casa.
Bom fim de semana!


Ingredientes para 6 unidades grandes ou 12 pequenas:
250 g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
Sal e pimenta q.b.
6 colheres de sopa de azeite
1 ovo
125 g de iogurte natural
125 ml de leite
1 chávena de sobras de carne em pedacinhos (legumes ou uma mistura)
100 g de queijo ralado

Modo de preparação:
Numa taça misture a farinha, o fermento e tempere com sal e pimenta. Noutra taça misture o azeite, 1 ovo batido, o iogurte e o leite. Adicione os ingredientes secos aos líquidos, a carne e o queijo.
Aqueça o forno a 200º e forre com forminhas uma forma de queques.
Encha as formas e leve ao forno até os muffins estarem lourinhos e cozidos.

Receita retirada do livro Receitas para todos os dias, Joana Roque.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Frango no forno com batatinhas salteadas, alecrim e alho

Parece que o início de um novo ano nos ajuda a tomar decisões, mudar hábitos...
Perder peso, fazer escolhas mais saudáveis são as minhas metas para este novo ano.
Não vou começar o ano com dietas, quanto mais penso em fazer dieta mais vontade tenho de comer porcarias.
Este ano voltei a correr. Desta vez de uma forma realista. O objectivo, para já é conseguir correr 4 dias por semana. Ganhar resistência. Conseguir aumentar a velocidade de corrida e reduzir tempos. E quando vier o calor espero ter conseguido atingir o meu objectivo principal: chegar ao peso que quero e sentir-me bem.
Boa semana!


Ingredientes:
8 pernas de frango
500 g de batatinhas novas
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
10 dentes de alho
1 raminho de alecrim
Sumo de 1/2 limão
Salsa picada q.b.

Modo de preparação:
Num tabuleiro que vá ao forno e à mesa, coloque as pernas de frango e as batatas. Tempere com sal e pimenta, e junte os dentes de alho esmagados, o sumo de limão e o raminho de alecrim, regando generosamente com azeite.
Leve ao forno, previamente aquecido a 180º, durante cerca de 45 minutos ou até as batatas estarem assadas e o frango cozinhado.
Sirva com uma salada verde.

Receita adaptada do livro Receitas para todos os dias, Joana Roque.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Esparguete com almôndegas e rúcula

Hoje o dia amanheceu cinzento, mais um dia cinzento. Confesso que já sinto falta dos dias soalheiros da semana passada. Dias frios, mas com sol.
A juntar ao dia cinzento de hoje, mais uma greve do Metro. Mais uma... Os prejudicados são sempre os mesmos...
De manhã o percurso para o trabalho até foi pacífico. Cerca de 10 minutos à espera de taxi, e mais 10 minutos até chegar ao emprego.
As filas nas paragens de autocarros estavam intermináveis, os autocarros a rebentar pelas costuras...
À tarde, para fugir a toda a confusão de trânsito, autocarros cheios e filas, junto o útil ao agradável e farei uma caminhada de cerca de 4 km, do trabalho até ao meu destino.
Segunda feira haverá mais uma greve, e o ciclo repetir-se-á...
E as férias estão quase,quase aí...


Ingredientes:
1 peito de frango
Alho em pó q.b.
Pimenta q.b.
Pimentão doce q.b.
Orégãos q.b.
Sumo de limão q.b.
Sal q.b.
1 colher de sopa de pão ralado
100 g de esparguete
100 ml de molho de tomate
25 g de rúcula selvagem
Azeite q.b.

Modo de preparação:
Numa panela, coza a massa em água temperada de sal até ficar al dente.
Entretanto corte o peito de frango em pedaços e tempere com o alho em pó, pimenta, pimentão doce, orégãos, sumo de limão e sal. Coloque tudo no copo da Bimby e programe 5 seg./Vel. 5. Acrescente o pão ralado e forme almôndegas não muito pequenas.
Leve uma frigideira larga ao lume com cerca de 1 colher de sopa de azeite. Frite as almôndegas uniformemente até começarem a ficar douradinhas e junte depois o molho de tomate. Deixe estufar em lume brando até as almôndegas estarem cozinhadas. Junte depois a massa previamente cozinhada e bem escorrida, envolva bem e rectifique os temperos.
Mesmo antes de servir envolva com a rúcula.

Receita adaptada do livro Receitas para todos os dias, Joana Roque.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Frango com lima e alho

Ontem chegaram lá a casa as notas intercalares do 1º período, das fichas que a B. fez na escola. Teve muito bom em todas as disciplinas curriculares, e eu não podia estar mais babada.
É bom perceber que os meus receios, da mudança para a escola primária não passaram disso mesmo, receios. Saber que está perfeitamente integrada, fez amigos novos, alguns deles até mais velhos, deixa-me tão mais descansada.
E quando é ela própria a dizer-me "ainda bem que escolheste aquela escola para mim!" deixa-me de coração cheio.


Ingredientes:
600 g de batatas
1 colher de sobremesa de pimentão doce moído
1 frango em pedaços
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
1 lima
8 dentes de alho

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º. Descasque as batatas, corte-as em gomos, tempere-as com o pimentão doce, azeite e sal. Forre um tabuleiro com papel vegetal, disponha nele as batatas e leva ao forno até estarem macias.
Limpe o frango de gorduras e coloque os pedaços num tabuleiro ou assadeira untados com uma colher de sopa de azeite. Tempere com uma colher de sobremesa de sal e um pouco de pimenta, junte a lima cortada em gomos, os dentes de alho esmagados e leve ao forno até estar cozinhado (cerca de 1 hora, dependendo do tamanho do frango).

Receita adaptada da revista Sabe Bem,Setembro/Outubro 2014.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Tarte folhada de frango, cogumelos e linguiça

Depois de um ano complicado em termos de trabalho, eis que de repente, não sabemos bem por onde começar, tal é o volume de trabalho que temos em mãos.
Já diz o ditado, "não há fome que não dê em fartura", e é bem verdade...
Mas ainda bem que conseguimos dar a volta por cima e conseguimos contornar a crise. Pelo menos por agora...


Ingredientes:
150 g de restos de frango assado desfiado
100 g de cogumelos frescos
1 linguiça partida em cubinhos
1 cebola pequena
2 dentes de alho
Sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de azeite
1 placa redonda de massa folhada

Modo de preparação:
Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a refogar no azeite. Junte a linguiça e deixe ganhar um bocadinho de cor. Entretanto lave e corte os cogumelos em lâminas e junte-os ao refogado. Deixe cozinhar e tempere com uma pitada de sal e pimenta. Junte depois a carne e deixe envolver bem. Rectifique os temperos e deixe o recheio arrefecer completamente.
Coloque a mistura de carne e cogumelos completamente arrefecida sobre a massa folhada. Dobre as pontas da placa de massa folhada sobre o recheio, sem o tapar completamente.
Leve ao forno previamente aquecido a 180º, até a massa estar folhada e dourada.


Sirva em fatias e acompanhe com uma salada verde.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Frango com batatinhas salteadas, alecrim e alho

Este foi o fim de semana em que os sogros regressaram de uns meses fora.
Este foi o fim de semana em que revi uma amiga dos tempos de escola, que não via há cerca de dois anos, altura em que me contou que estava grávida. Conheci, finalmente o S.
Este foi o fim de semana em que tratámos de alguns pormenores da festa da B. E hoje lá foram os convites para serem distribuídos na escola.
Boa semana!


Ingredientes para 4 pessoas:
8 coxinhas de frango
500 g de batatinhas novas
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
10 dentes de alho
1 raminho de alecrim
1 limão
Salsa picada q.b.

Modo de preparação:
Num tabuleiro que vá ao forno e à mesa coloque as coxas de frango e as batatas inteiras previamente lavadas. Tempere com sal e pimenta, e junte os dentes de alho esmagados, o limão em quartos e o raminho de alecrim, regando generosamente com azeite.
Leve ao forno, previamente aquecido a 180º, durante cerca de 45 minutos ou até as batatas estarem assadas e o frango cozinhado.
Sirva com uma salada verde.

Receita retirada do livro Receitas para todos os dias, Joana Roque.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Frango assado com limão e sumo de maçã

Ainda agora começou o outono, e cá em casa já estamos os três constipados.
Agora sou eu a que está pior... E não gosto nada desta sensação de me sentir doente.
Ontem, felizmente tinha "restos" de outras refeições no frigorífico e, felizmente não foi necessário estar a fazer jantar.
Hoje temos consulta da B. no oftalmologista, e chegaremos tarde a casa.
E eu já estou aqui a sonhar com a minha caminha...


Ingredientes:
1 frango
Sal e pimenta a gosto
1 limão
1 cebola cortada em quartos
Tomilho q.b.
2 colheres de sopa de azeite
300 ml de sumo de maçã
1 colher de chá de maizena

Modo de preparação:
Aqueça o forno a 200º.
Coloque o frango num tabuleiro e tempere com sal e pimenta.
Raspe o limão para uma tacinha e reserve.
Corte o limão em metade e coloque juntamente com alguma cebola uma das metades do limão no interior do frango.
O restante limão e cebola espalhe pelo tabuleiro.
Esfregue o frango com o azeite e depois deite por cima de tudo a raspa de limão reservada.
Por fim regue com o sumo de maçã e leve ao forno até estar dourado e pronto.
Retire do forno e coloque o molho que sobrar num pequeno tacho.
Leve ao lume o molho com a maisena dissolvida e deixe engrossar.
Sirva o frango e regue-o com o molho.

Receita retirada daqui.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Massa com frango, rúcula e mostarda

Os últimos dias têm sido bastante preenchidos.
Houve tantas mudanças, mas agora já estamos a entrar nas rotinas.
Foi há quase uma semana o primeiro dia da B. na Escola Primária. E está a adorar. Ainda se está a habituar, mas está a correr bem. Este ano já não tem ninguém a mandá-la à casa de banho, a beber água... Este ano é ela a responsável pelo lanche que leva de casa e tem de comer no intervalo. Nos primeiros dias dias foi mais difícil, mas agora com o passar do tempo já se está a habituar.
E já estamos quase no fim da primeira semana na escola a sério!


Ingredientes:
175 g de massa curta
1/2 cebola
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
2 tomates
1 colher de chá de mostarda Dijon
1 colher de chá de molho inglês
Sal e pimenta q.b.
1 chávena de sobras de carne em cubinhos

Modo de preparação:
Coza a massa em água temperada com sal. Pique a cebola e o alho e leve-os a alourar em azeite. Corte dois tomates em cubinhos e acrescente ao refogado. Tempere com a mostarda, o molho inglês, sal e pimenta e acrescente as sobras de carne. Deixe saltear um pouco. Junte depois a massa bem escorrida, assim como duas mãos cheias de rúcula, deixando-a murchar. Envolva bem.

Receita retirada do livro Receitas para todos os dias, Joana Roque.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Bifinhos com salada de batata assada e tomate cereja

O dia hoje começou com chuva intensa e ininterrupta.
Começou também com uma greve no Metro.
E com uma caminhada e uma longa espera por um taxi, porque os autocarros estavam tipo sardinha em lata.
E começou também com uma molha, uma grande molha!
Obrigado senhores funcionários do Metro Lisboa!


Ingredientes para 1 pessoa:
1 bifinho de peru, frango, vaca ou porco
4 batatinhas pequenas para assar
6 tomatinhos cereja
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
1 pitada de colorau
Salsa picada q.b.

Modo de preparação:
Coloque as batatinhas num recipiente que possa ir ao micro-ondas e tempere-as com sal, pimenta, colorau, o alho picado e um fio de azeite. Cubra o recipiente com película aderente e leve ao micro.-ondas em potência máxima durante 5 minutos Ao fim desse tempo retire as batatinhas do micro-ondas, retire a película aderente (cuidado para não se queimar com o vapor) e acrescente os tomates cereja cortados ao meio. Tape com mais película aderente e leve mais 30 segundos ao micro-ondas para cozinhar o tomate
Entretanto tempere o bifinho com um pouco de sal e pimenta e leve-o a grelhar na chapa ou numa frigideira antiaderente
Coloque as batatinhas e o tomate no prato de servir e por cima coloque o bifinho. Polvilhe com salsa e sirva de imediato.

Receita retirada do livro Receitas para todos os dias, Joana Roque.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Frango à brás

Há precisamente um ano que este blog nasceu!
Por aqui podem encontrar-se todas as receitas que se fizeram cá por casa ao longo deste ano.

Ainda faltam duas semanas para as tão aguardadas férias, mas com o tempo que tem estado nos últimos dias, só fico feliz por não me ter sido permitido marcar as férias para esta altura. Espero mesmo que o tempo melhore!

Entretanto saíram as listas de colocações do próximo ano lectivo, e a minha princesa conseguiu colocação na nossa primeira opção apesar de ser condicional. Vai continuar na escola primária com os amigos dos últimos dois anos, por isso espero que adaptação seja pacífica.
A encomenda dos livros já está feita, agora resta-me aguardar que cheguem.

Os nossos planos para o fim de semana passavam por um passeio por Lisboa, praia ou piscina, mas com a previsão de chuva para o fim de semana parece-me que vamos ter um fim de semana caseiro...

Bom fim de semana!


Ingredientes:
Cerca de 200 g de restos de frango previamente cozinhado
Cerca de 300 g de batata palha
6 ovos
1 cebola
Azeite q.b.
Coentros picados

Modo de preparação:
Numa frigideira anti-aderente, refogue a cebola cortada às rodelas finas.
Adicione o frango e pouco tempo depois as batatas palha, envolva bem.
Bata os ovos e junte ao frango e às batatas e vá mexendo sempre até os ovos estarem cozinhados.
Por fim polvilhe com coentros picados e sirva.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Arroz de frango com linguiça salteada

Esta foi sem dúvida uma semana complicada e cansativa.
Foi a semana de praia na escola da B. O que implica ter todos os dias a mesma t-shirt lavada e passada, a toalha de praia limpa e seca, a toalha para depois do banho limpa e seca, uma mochila com uma muda de roupa para depois da praia... Estar na escola até às 8 horas da manhã, de fato de banho vestido e protector solar colocado... Finalmente hoje é o último dia, dia em que tinham que ir de pijama, para ir ao banho com o pijama vestido - tradição da escola.
Finalmente chegamos ao fim de mais uma semana e eu a precisar urgentemente de férias, mas ainda faltam três longas semanas... Há que saber esperar, e se o tempo continuar assim nem me importo nada de estar a trabalhar.
Bom fim de semana!


Ingredientes:
1 dose de arroz branco (cerca de 200 g)
Restos de frango (assado, por exemplo)
4 linguiças

Modo de preparação:
Comece por fazer o arroz.
Pré-aqueça o forno a 200º.
Salteie 2 das linguiças partidas aos bocadinhos numa frigideira anti-aderente.
Coloque metade do arroz num tabuleiro que vá ao forno, depois uma camada de frango desfiado, a linguiça salteada, e o restante arroz por cima. Para finalizar coloque as restantes linguiças cortadas às rodelas por cima da última camada de arroz.
Leve ao forno cerca de 15 minutos.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Frango assado com mostarda, limão e alho

Parece que é desta que vamos ter verão. Já não era sem tempo...
Cá por casa ainda falta mais de um mês para termos as nossas merecidas férias, por isso ainda há tempo para planear algumas mudanças que gostava de fazer e talvez pinturas... O que falta mesmo é tempo para encaixar tudo e ainda ter tempo para descansar.
Há uns dias tivemos o V. a jantar lá em casa e foi dia de experimentar uma nova receita de frango no forno. Saiu esta da lista de receitas a experimentar e foi aprovada por todos!


Ingredientes:
1 frango
2 colheres de sopa de mostarda
1 limão
Sal e pimenta q.b.
4 dentes de alho
Azeite q.b.

Modo de preparação:
Limpe bem o frango e tempere-o com sal e pimenta e barre-o com a mostarda.
Corte o limão e os alhos previamente descascados e coloque-os junto ao frango..
Tempere com um pouco de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 1 hora ou até o frango estar douradinho e bem cozinhado.

Receita adaptada daqui.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Frango assado "a toda a mecha"

O menu desta semana foi pensado ontem à pressa, na hora de almoço.
Resolvi experimentar esta receita ao jantar. E ficou tão bom que se repetirá muitas e muitas vezes...


Ingredientes para 3 pessoas:
4 perninhas de frango
2 peitos de frango
2 tomates maduros
1 cebola
3 dentes de alho
Orégãos q.b.
Salsa q.b.
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
Sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º.
Corte os tomates em quartos e disponha na assadeira.
Corte a cebola aos quartos e disponha na assadeira.
Com a faca de lado, pressione os dentes de alho, para partir a casca e distribua-os por cima dos vegetais. Tempere com uma pitada de sal, orégãos e a salsa.
Retire a pele e os ossos do peito do frango e corte-o em pedaços médios.
Numa taça misture o azeite, o vinagre, o sal e pimenta e envolva muito bem o frango neste molho.
Coloque o frango por cima dos vegetais e envolva tudo.
Leve ao forno durante 1 hora, até o frango estar dourado.

Receita adaptada daqui.

P.S. Deixo-vos com algumas fotos da viagem. Esta foi a nossa primeira paragem. Catedral de Notre Dame. Só a vimos por fora, mas é lindíssima.





terça-feira, 3 de junho de 2014

Perninhas de frango com molho à indiana

As férias aproximam-se a passos largos, e até já conseguimos contar os dias que faltam com os dedos de uma mão.
Ando com pouca vontade de cozinhar, apesar de ter de cozinhar todos os dias...
Ontem saiu mais uma receita da minha lista de receitas a experimentar.
Foi aprovadíssima!
Boa semana!


Ingredientes para 4 pessoas:
8 perninhas de frango
2 colheres de sopa de paprica
2 colheres de sopa de açafrão
1 molho de salsa
3 dentes de alho
1 colher de sopa de gengibre
1 cebola
1 limão
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
1 lata de leite de côco

Modo de preparação:
Numa taça, misture o sal, a pimenta e os alhos picados. Junte o açafrão, a paprica, a salsa picada, o gengibre picado e a cebola picada. Regue com o sumo do limão e um pouco de azeite.
Esfregue o frango com esta mistura e deixe marinar durante pelo menos 15 minutos. Em seguida coloque as perninhas numa travessa de ir ao forno e leve-as a cozinhar em formo pré-aquecido a 180º, cerca de 40 minutos ou até ficarem douradas.
Junte o leite de côco ao frango, mexa e deixe cozinhar mais 15 a 20 minutos.
Sirva com arroz branco.

Receita adaptada da revista Continente Magazine, Abril 2014.

As férias aproximam-se e com elas o meu aniversário. O menu já está pensado. Resta-me fazer a lista de compras e comprar o que ainda falta.
O bolo será a mesma receita do ano passado, parecido, porque a fonte onde a tinha ido buscar, já não existe.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Tarte invertida de courgette e frango

Há alturas em que pura e simplesmente não apetece escrever. O cansaço não deixa. O mais incrível é a capacidade que o meu corpo tem de "adivinhar" que se aproxima um período de férias. É como se me "desligasse da tomada" antes do tempo. Começo por perder a vontade de fazer seja o que for, até de pensar... Já só falta uma semana! Felizmente passa com o regresso.
Bom fim de semana!


Ingredientes:
1 placa redonda de massa folhada
6 tomates médios, cortados às rodelas
2 dentes de alho
70 g de azeite
5 folhas de manjericão
Sal q.b.
Pimenta q.b.
1 colher de chá de açúcar
1 courgette cortada às rodelas
1 cebola
150 g de peito de frango cortado em pedaços pequenos

Modo de preparação:
Coloque no copo da Bimby 3 tomates, 1 dente de alho, 20 g de azeite e o manjericão e pique 5 seg./Vel. 5.
Adicione o sal, a pimenta e o açúcar e refogue 5 min./Varoma/Vel.1. Retire e reserve.
Coloque no copo 25 g de azeite, a courgette e o sal e programe 4 min./100º/Vel. colher inversa. Retire e reserve.
Pré-aqueça o forno a 200º.
Coloque no copo 1 dente de alho, a cebola e 25 g de azeite e pique 5 seg./Vel. 5. De seguida refogue 5 min./100º/Vel. colher.
Corte 3 tomates às rodelas e disponha-as no fundo de uma tarteira com aproximadamente 24 cm de diâmetro, alternando com as rodelas de courgette.
Distribua o frango já desfiado por cima e de seguida regue com o molho de tomate reservado.
Cubra com a massa folhada e pique com um garfo para que a massa não empole.
Leve ao forno a 200º cerca de 30 minutos.
Desenforme a tarte, virando-a para um prato. Sirva com uma salada.

Dica: Pode substituir a courgette por beringela.

Receita retirada da revista Bimby - Momentos de Partilha, Agosto 2011.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Frango no forno e organização pessoal II

Cadernos, agendas, material de escrita são uma das minhas perdições. Adoro passear-me pela secção de papelaria do supermercado. Isto para vos dizer que um dos meus métodos de organização passa por ter sempre o meu caderno comigo. É nele faço o planeamento do menu da semana e a lista de compras, é nele que registo as despesas diárias para posteriormente actualizar o meu ficheiro de despesas. É também no meu caderno que vou registando os meus pensamentos, como uma espécie de diário, ideias que vão surgindo... Digamos que é nele que "despejo" tudo o que me vai na mente. Assim não me escapa nada!


Ingredientes:
1 frango
800 g de batatas pequenas
3 dentes de alho
50 g de polpa de tomate
100 g de margarina
50 g de azeite
2 dl de vinho branco
1/2 cubo de caldo de galinha
Sumo de 1 limão
1 colher de chá de pimentão doce
Sal grosso q.b.

Modo de preparação:
Ligue o forno a 180º. Descasque e lave os dentes de alho. Coloque no copo da Bimby os alhos, a margarina, o azeite, o sal e programe 10 seg./Vel. 8. Com a ajuda da espátula baixe o preparado anterior das paredes do copo e junte o pimentão doce, o caldo de galinha, o sumo de limão, a polpa de tomate e programe mais 15 seg./Vel. 8.
Arranje o frango, coloque num tabuleiro, barre-o bem com a mistura anterior, regue-o com o vinho branco e 2 dl de água e leve-o ao forno durante cerca de 15 minutos. Vá regando com o molho do tabuleiro.
Descasque as batatas, junte-as ao tabuleiro, envolva-as no molho e deixe assar durante mais 35 minutos, adicionando água aos poucos, se necessário. Verifique se o frango está assado, retire do forno e sirva decorado a gosto.

Receita adaptada da revista Teleculinária, Março 2009.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...