Mostrar mensagens com a etiqueta Bolos e sobremesas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Bolos e sobremesas. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Bolo de aniversário

Já é tradição, eu tratar da decoração do bolo de aniversário do V. Há dois anos foi este bolo e no ano passado este.
Este ano foi um desafio. Porque à partida parecia que seria "rápido" - decorar um bolo em pasta de açúcar nunca (!) é rápido... - mas a sobreposição de camadas de pasta de várias cores, não foi fácil, mas no fim correu tudo bem e lá cantámos os parabéns.
Bom fim de semana!
 
Aqui podem encontrar o tutorial de todo o processo de montagem de camadas do bolo.


Pão de ló de água
Ingredientes:

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Bolo de oreo

Cá em casa a escolha dos bolos de aniversário nunca é fácil. Os dias vão passando, e quando damos conta está "o dia" à porta.
Este foi o meu bolo de aniversário - já lá vai mais de um mês... Esta será talvez a receita mais longa deste blogue, mas este bolo vale cada minutinho do trabalho que dá.
À primeira vista até pode parecer um bolo enjoativo, mas acreditem, não é! Eu nem sou apreciadora de oreo, mas posso dizê-lo com toda a certeza - é de-li-ci-o-so!
Boa semana (ainda em contagem decrescente para as férias)!


Para a massa de baunilha e oreo:
60 g de manteiga à temperatura ambiente
160 g de açúcar
140 g de chávena de leite meio gordo
1 colher de café de extracto de baunilha
240 g de farinha sem fermento
1/2 colher de chá de fermento
1 clara de ovo L
8 bolachas oreo de tamanho normal
 
Modo de preparação:
Comece por fazer o bolo de baunilha e oreo: pré-aqueça o forno nos 180º. Unte com manteiga e polvilhe com manteiga uma forma de 24 cm de diâmetro, forre o fundo com papel vegetal e volte a untar/polvilhar.
Parta as bolachas em pedacinhos e reserve. Coloque no copo da Bimby a manteiga e o açúcar e programe 1 min./Vel. 4. Junte o leite e a baunilha e programe mais 30 seg./Vel. 4. Se parecer que está a talhar, não se preocupe: junte a farinha e o fermento e programe 15 seg./Vel. 4. Junte a clara de ovo e bata mais 10 seg./Vel. 3. Por fim envolva as bolachas desfeitas, coloque o preparado na forma previamente untada e polvilhada e leve a cozer cerca de 25 minutos. Está pronto quando um palito sair apenas com algumas migalhas agarradas.
 
Repita o processo para o segundo bolo de massa de baunilha e oreo.
 
Para a massa de chocolate:
30 g de manteiga
160 g de farinha sem fermento
60 g de cacau em pó
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
120 g de açúcar
1 ovo M
80 g de leite meio gordo
60 g de água a ferver
 
Modo de preparação:
Faça agora o bolo de chocolate: volte a untar/polvilhar/forrar uma forma com 24 cm. Derreta a manteiga e deixe arrefecer. Coloque no copo da Bimby a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o cacau. Junte o açúcar, o ovo, a manteiga, o leite e a água a ferver. Misture tudo 1 min./Vel. 4, verta na forma e leve a cozer durante cerca de 30 minutos. Retire, deixe arrefecer uns minutos e desenforme.
 
Para o recheio e cobertura:
400 g de queijo creme
280 g de acúcar em pó
250 g de natas para bater, bem frias
6 bolachas oreo de tamanho normal
 
Quando os bolos estiverem frios, já pode montar e decorar o bolo final.
 
Coloque o açúcar no copo da Bimby e programe 15 seg./Vel. 10.
Numa taça e com um batedor de varas, bata o queijo creme com o açúcar em pó até obter um creme uniforme e brilhante.
Bata as natas, que devem estar bem frias, com a batedeira eléctrica, até obter picos firmes.
Junte estas à mistura do queijo creme e envolva bem. Desfaça 6 bolachas oreo em pedacinhos e junte a 1/3 do creme de queijo creme e natas (recheio do bolo). Reserve o restante creme (sem bolachas) no frigorífico.

Para a decoração:
14 bolachas oreo de tamanho norma
10-12 bolachas mini oreo
 
Coloque no copo da Bimby as 14 bolachas oreo de tamanho normal, destinadas à decoração, até obter uma espécie de farinha ou pó, cerca de 15 seg./Vel. 10. Reserve.
Coloque um dos bolos de baunilha no prato de servir. Barre com metade do creme de queijo creme, natas e bolacha. Coloque por cima o bolo de chocolate e barre com o restante creme. Coloque por cima o outro bolo de baunilha, com a parte mais perfeita para cima (normalmente é o lado do fundo da forma). Retire o creme do frigorífico e barre com este todo o bolo, começando pelo topo e passando depois para as laterais, com a ajuda de uma espátula. Espalhe, com as mãos, o pó de oreo por todo o bolo - comece pelo topo e depois, com muita paciência, vá enchendo a palma da mão com o pó e aplicando nas laterais do bolo, pressionando ligeiramente. Repita até o bolo estar completamente coberto. Termine decorando com as mini oreo. Leve ao frio até servir.

Receita adaptada daqui.

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Naked cake

O aniversário do D. já lá vai (já passaram quase dois meses!), mas não podia deixar passar esta data tão especial em branco.
Não tivemos muito tempo disponível para escolher o bolo a fazer. Ou melhor, até tivemos, mas nada do que eu sugeria servia... Acabou por escolher um bolo igual ao do ano passado com um pequeno upgrade na decoração.
Ficou óptimo. Só me arrependo de ter usado frutos vermelhos congelados (porque não encontrei frescos) e acabaram por descongelar e libertar muita água, que não era suposto. Mas é com os erros que se aprende, certo?


Comece por fazer as duas receitas dos bolos abaixo indicados.

Pão de ló de água
Ingredientes:

Programe 3 min./Vel. 3 e deite lentamente através do bocal da tampa a água e a seguir a farinha reservada, uma colher de cada vez. Deite numa forma de coroa previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno a 180º cerca de 30 minutos.

Bolo de chocolate

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Tarte de baba de camelo

Há muito tempo que não havia uma receita nova por aqui. Há fases em que o tempo não dá para tudo, ou pura e simplesmente não apetece escrever.
Agora, depois de uma semana de férias, voltei de baterias carregadas e pronta para os quase dois meses que faltam para as férias "grandes".
Entretanto, em todo este tempo de ausência, tivemos o aniversário do D. no início de Maio e o meu no início de Junho, e esses bolos também ainda estão em falta por aqui, mas não estão esquecidos.  
Esta foi uma das receitas que me fez comprar a revista. O D. adora baba de camelo, por isso resolvi experimentar. A B. que não gosta de experimentar coisas novas, experimentou esta tarte e adorou, já me pediu "n" vezes para voltar a fazer, mas estou a evitar ao máximo fazer doces em casa. Só quando vamos almoçar à casa da sogra é que tenho feito um docinho...
Bom resto de semana!



Ingredientes:

Base
75 g de manteiga
150 g de farinha
30 g de água
1 pitada de sal
1 colher de chá de açúcar

Recheio
1 lata de leite condensado Nestlé cozido
35 g de farinha
5 ovos
Açúcar em pó q.b. para polvilhar

Preparação:
Base
Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloque no copo da Bimby todos os ingredientes e amasse 20 seg./Vel. 4. Forre o fundo e a lateral de uma tarteira de fundo amovível (diâmetro 26 cm aprox.) e leve ao forno a 180º cerca de 15 minutos. Retire e deixe arrefecer.

Recheio
No copo da Bimby limpo coloque o leite condensado, a farinha e os ovos e misture 10 seg./Vel. 4. Deite sobre a base e leve ao forno a 180º cerca de 20 minutos. Retire e deixe arrefecer antes de desenformar. Sirva polvilhado com açúcar em pó.

Receita retirada da revista Bimby -Momentos de Partilha, Abril de 2016.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Bolo de chocolate e nozes

Chega hoje ao fim a semana mais fria do ano. Ok, o ano ainda só vai no segundo mês, mas o frio que tem feito esta semana, senhores!
Com o frio lá fora, nada melhor do que ligar o forno, e deixarmo-nos deliciar com coisas boas que por lá se fazem.
Este bolo de chocolate vem directamente de uma revista infantil (já com uns aninhos), e posso dizer que, se não é o melhor bolo de chocolate que já comi, andará certamente pelo top 3.
Super simples e rápido de fazer, sem Bimby's nem batedeiras. Uma colher de pau é mais do que suficiente, e a ajuda da B. que ficou super orgulhosa por estar a fazer um bolo em que a receita estava numa revista dela.
Bom fim de semana!


Ingredientes:
200 g de chocolate em barra
100 g de manteiga
4 ovos
100 g de farinha
100 g de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
100 g de nozes

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Derreta o chocolate e a manteiga em lume brando, e misture bem.
Noutro recipiente bata os ovos e misture-os com o açúcar.
Junte a mistura de chocolate e manteiga e adicione a farinha, o fermento e as nozes previamente picadas.
Misture bem todos os ingredientes e deite a massa numa forma pequena untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Leve ao forno durante 45 minutos.

Receita adaptada da revista Docinho de Morango, nº1.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Bolo de cenoura e canela

Mais uma semana que chega ao fim, e assim como não quer a coisa já estamos quase a meio do mês de Fevereiro.
Hoje estou "cinzenta" como o tempo lá fora. Hoje tinha sabido tão bem ficar mais um bocadinho na cama... Talvez amanhã, se a B. deixar... :)
A B. adora o bolo de cenoura (sem a cobertura de chocolate) do livro base da Bimby, e adora canela. Por isso, quando vi esta receita, foi directamente para a pasta de "receitas a testar". Ela gostou, e a mãe e o pai também. A balança é que não deve ter gostado nada...
Bom fim de semana!


Ingredientes:
200 g de açúcar
200 g de farinha
200 g de cenouras
100 g de margarina
4 ovos
1 colher (de chá) de fermento
1 colher (de chá) bem cheia de canela
Margarina para untar
Farinha para polvilhar

Modo de preparação:
Unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Ligue o forno a 180º.
Descasque e lave as cenouras, corte-as em pedaços, deite-os para o copo da Bi,by e ligue, progressivamente, 5 seg./Vel. 6, 9. Junte o açúcar, os ovos e a margarina e ligue 20 seg./Vel. 6. Junte depois a farinha, o fermento e a canela e ligue novamente 20 seg./Vel. 6.
Verta o preparado anterior para a forma e leve ao forno durante cerca de 45 minutos. Espete um palito para verificar a cozedura do bolo, retire-o do forno e deixe-o arrefecer. Depois sirva decorado a gosto.

Receita retirada da revista Teleculinária, Agosto de 2008.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Bolo simples de frutos secos

Hoje chega ao fim a 1ª etapa do 2º período de aulas, e assim num abrir e fechar de olhos já se passou metade do ano lectivo. Como é que é possível?!
Hoje foi dia de a B. ir mascarada para a escola, por isso o dia mais aguardado do ano.

Nas últimas semanas, o bolo da semana tem sido feito à sexta-feira à noite. Assim temos bolo durante o fim de semana, e na melhor das hipóteses durante a semana.
Este foi o nosso "bolo da semana", que só durou uns 3 ou 4 dias. Hoje haverá bolinho novamente!
Bom fim de semana!


Ingredientes:
150 g de margarina
150 g de açúcar
5 ovos
175 g de farinha
1 colher de chá de fermento
125 g de mistura de frutos secos picados grosseiramente (usei nozes, amêndoas e avelãs)

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloque no copo da Bimby a margarina e o açúcar e programe 1 min./Vel. 4. Junte os ovos e programe mais 30 seg./Vel. 4.
Adicione a farinha e o fermento e programe 15 seg./Vel.3. Junte os frutos secos e envolva 15 seg./Vel. 3.
Deite o preparado numa forma de bolo inglês previamente untada e polvilhada.
Leve a cozer em forno previamente aquecido a 180º durante cerca de 40 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer 5 minutos antes de desenformar.

Receita adaptada daqui.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Bolo de chocolate com nozes

Hoje chegamos ao fim de mais uma semana. A última sexta-feira do mês de Janeiro, e quase, quase com o Carnaval "à porta". É altura de estudar para os primeiros testes do 2º período e de tratar dos pormenores da máscara escolhida para levar para a escola, já na próxima semana.
Sexta-feira é dia de fazer um bolo para o fim de semana. Um bolo de chocolate diferente, com nozes. E delicioso. A B. que não é nada apreciadora de bolos, chegou a comer duas fatias de uma vez...
Bom fim de semana!


Ingredientes:
200 g de chocolate em barra
200 g de açúcar
150 g de farinha
100 g de margarina
100 g de miolo de noz
4 ovos
1 colher de chá bem cheia de fermento
Açúcar em pó para polvilhar

Modo de preparação:
Ligue o forno a 180. Unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha.
Deite as nozes para o copo da Bimby, ligue 10 seg./Vel. 5. Retire do copo e reserve.
Sem lavar o copo, coloque o chocolate partido em pedaços pequenos e a margarina e programe 8 min./70/Vel. Colher.
Junte o açúcar e os ovos e ligue 15 seg./Vel. 6, adicione depois a farinha com o fermento e também as nozes picadas e ligue novamente 15 seg./Vel. 6.
Verta para a forma e leve ao forno aproximadamente 40 minutos. Espete um palito para verificar, retire do forno, desenforme, deixe arrefecer e sirva com açúcar em pó e decorado a gosto.

Receita adaptada da revista Teleculinária, Março 2010.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Bolo rainha de 5 minutos

O dia de reis já lá vai, mas ainda vou a tempo de cá deixar uma receita de bolo rainha, não vou?
Chegamos - finalmente! -  ao fim de mais uma semana. E este será - espero eu! - um fim de semana bem caseiro, com novas experiências na cozinha, e muitas arrumações que quero fazer.
Há uns dias atrás vi uma receita de um bolo rei que não precisava levedar, mas nem lhe dei grande atenção. No dia de reis voltei a ver a receita, com intenções de a fazer. Mas numa ida rápida à padaria, e com bolo rei ao "preço da chuva", achei que não valia a pena estar a "perder tempo" a fazer um bolo num dia de semana.
Mas a receita não ficou esquecida, e à primeira oportunidade - no fim de semana - viu a luz do dia. E ficou óptimo!
Bom fim de semana!


Ingredientes:
350 g de farinha tipo 55
30 g de açúcar
1/4 de colher de chá de sal
2 colheres de chá de fermento
2 iogurtes naturais
80 g de manteiga
Raspa de laranja
Raspa de limão
1 colher de chá de canela
1 colher de sopa de vinho do Porto
50 g de passas
250 g de frutos secos (usei nozes, avelãs e amêndoas)
1 gema batida
Frutos secos inteiros para decorar
Açúcar em pó para decorar

Modo de preparação:
Numa taça grande misture a farinha com o açúcar, o sal, o fermento, o iogurte natural, a manteiga previamente derretida, a raspa de laranja e limão, a canela e o vinho do Porto. Misture tudo muito bem com uma colher de pau e depois com as mãos até obter uma massa que se descola das paredes da taça. Acrescente depois as passas e os frutos secos e amasse tudo muito bem até estarem incorporados.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e com a massa forme uma coroa - o bolo com a forma do bolo rainha. Pincele depois com a gema batida e decore com os frutos secos inteiros.
Leve o bolo ao forno previamente aquecido a 180º durante cerca de 30/35 minutos.
Ao fim deste tempo retire o bolo e decore com montinhos de açúcar em pó entre os frutos secos.

Receita adaptada daqui. 

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Bolo de cenoura com amêndoa e gengibre

Este fim de semana será dedicado à compra das prendas de Natal que ainda estão por comprar. E gostava mesmo de ficar com este assunto resolvido.
Para a B. este será um fim de semana de estudo, pois a próxima semana vai ser dura no que toca a testes.
Eu, gostava de poder experimentar umas receitas novas, que estão na minha pasta de receitas a testar no Pinterest. Vamos ver se há tempo para tudo.
Bom fim de semana!  



Ingredientes:
250 g de cenouras
250 g de farinha
150 g de manteiga
170 g de açúcar
100 g de amêndoa laminada
10 g de gengibre fresco
4 ovos
1 colher de chá de fermento em pó

Modo de preparação:
Ligue o forno a 180º, unte uma forma com margarina e polvilhe com farinha.
Descasque e lave as cenouras, corte-as em pedaços, deite-as no copo da Bimby, junte a manteiga, o açúcar, os ovos e o gengibre descascado e ligue 1 minuto progressivamente nas velocidades 6, 7 e 8, passando a espátula.
Adicione o fermento e a farinha e ligue 30 segundos na velocidade 6. Passe a espátula e ligue mais 30 segundos na velocidade 6. Verta para a forma, polvilhe com a amêndoa laminada e leve ao forno durante aproximadamente 40 minutos ou até que fique cozido.
Retire o bolo do forno, desenforme-o, deixe-o arrefecer e sirva.

P.S. Este bolo fica fofinho até à última fatia.

Receita adaptada da revista Robot de cozinha, de Janeiro de 2015.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Muffins de mirtilo

A brincar, a brincar já estamos a menos de um mês do Natal. É altura de tratar das prendas que ainda estão por comprar, embrulhar as que faltam embrulhar, e tentar escapar à crescente confusão em centros comerciais nesta altura do ano.
Cá em casa, as decorações de Natal já viram a luz do dia, e já temos a nossa árvore de Natal feita.
Não tarda nada já estou a pensar em doces e docinhos para a nossa mesa de Natal...
Por agora resta-nos aproveitar o fim de semana!
Bom fim de semana!


Ingredientes:
150 g de mirtilos frescos
300 g de farinha
120 g de açúcar amarelo
3 ovos
2 colheres de sopa de azeite
2 iogurtes naturais
1/2 limão
1 colher de chá de fermento em pó

Modo de preparação:
Ligue o forno a 180º.
Retire a raspa ao limão e o sumo.
Numa tijela, misture a farinha com o fermento e o açúcar, junte os ovos, o azeite, os iogurtes,o sumo e a raspa do limão.
Bata bem, junte os mirtilos e misture delicadamente.
Divida a mistura pelas formas sem encher demasiado e leve ao forno durante 20 minutos.

Receita retirada da revista Mais, edição de Outono.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Bolo chiffon com recheio de Nutella e cobertura de pasta de açúcar

O último fim de semana foi uma desgraça para a minha dieta.
O resultado da pesagem de sábado deixou-me um bocadinho chateada, pois só perdi 100g. O que dava um total de peso perdido de 1,900kg desde o início da dieta.
Mas este, foi um fim de semana atípico. Jantar num centro comercial na sexta-feira à noite. No domingo a B. teve uma festa de aniversário com direito a almoço, e o D. resolveu levar-me ao sushi. Depois veio o jantar de aniversário da B. e cantar os parabéns duas vezes...
Resolvi fazer uma pausa na dieta durante estes dias. Estou a pensar retomá-la novamente já no fim desta semana, e voltar à fase 1, pois é esta a fase em que há uma maior perda de peso.

Hoje deixo-vos o bolo da B. "cá para casa".
Bom fim de semana!



quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Bolo de pão de ló com recheio de mousse de chocolate e cobertura de pasta de açúcar

No dia 19 comemorámos o sétimo aniversário da Beatriz.
Este foi o primeiro ano que não pudemos passar o dia todo com ela. Não queria que ela faltasse à escola só porque sim... Mas como tanto eu como o pai, queríamos mimá-la e proporcionar-lhe um dia cheio de bons momentos para recordar, não fomos trabalhar neste dia tão especial.
Neste dia não foi ao atl. Fomos levá-la à escola de manhã, improvisámos um pique-nique e fomos almoçar com ela. Mais tarde fomos cantar os parabéns à escola e a professora acabou por dispensá-la da última hora.
Este ano, mais uma vez fui eu que fiz e decorei os bolos de aniversário. Não foi nada fácil gerir o tempo. O bolo que levámos para a escola foi decorado durante e a manhã, e o bolo "de casa" foi decorado entre a hora de almoço e os parabéns na escola. Foi um stress... Mas valeu a pena.

Este bolo não é novidade cá em casa. Desde que descobri esta receita que não falha na nossa mesa de natal, em formato de tronco de natal. Como é em bolo super fofinho resolvi arriscar, e não me arrependo, os miúdos adoraram. Repeti a receita 4 vezes, fiz o recheio tal como o do tronco de natal, e depois foi só decorar com pasta de açúcar.
Boa semana, quase, quase a chegar ao fim...



Ingredientes para 1 bolo:
250 g de açúcar
6 ovos
100 g de farinha
1 colher de chá de fermento

Ingredientes para a cobertura e recheio de 1 bolo:
1 pacote de mousse de chocolate instantâneo
1 pacote de natas

Modo de preparação do bolo:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloca-se a borboleta no copo da Bimby e batem-se os ovos e o açúcar 5 min./temp. 37º/vel. 3.
Terminado este tempo programa-se mais 5 minutos à mesma velocidade, mas sem temperatura.
Retire a borboleta e junte a farinha e o fermento e programe 15 seg./vel. 3.
Unte uma forma quadrada (eu usei 30 cm x 30 cm) com margarina e polvilhe com farinha.
Verta o preparado na forma e leve ao forno cerca de 20 minutos.
Repita 4 vezes.

Modo de preparação do recheio:
Coloque a borboleta no copo da Bimby, a mousse de chocolate e as natas e programe 20 seg./vel. 4.
Repita 3 vezes.

Modo de preparação do tronco:
Depois de tudo pronto, coloque um dos bolos sobre a base onde vai ficar. Barre com o recheio e coloque outro bolo sobre o mesmo. Repita até terminar os bolos. Barre todo o bolo com o creme de chocolate e decore a gosto com pasta de açúcar.


Estas foram as lembranças que a B. deu aos colegas na escola. Chupa-chupas com balões.

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Bolo chiffon com cobertura de Nutela e cerejas

Este bolo é a prova de que às vezes é preciso descomplicar e pôr mãos à obra mesmo quando nada foi planeado.
Já ao fim do dia de aniversário da M., quando estava de saída do trabalho propus ao D. passarmos pela casa dela, levar-lhe a prenda que tínhamos comprado e um bolo de aniversário improvisado. A receita já estava em lista de espera há umas semana (havia já imenso tempo que não fazia um bolo... pura preguiça...), pelo caminho ainda passei pelo supermercado para comprar frua para a decoração. A ideia inicial eram morangos, mas quando vi estas cerejas não resisti.
Depois foi chegar a casa e pôr mãos à obra, entre banhos e jantar saiu este bolo de aniversário improvisado, mas que ficou delicioso.
Bom fim de semana!


Ingredientes:
100 g de cacau
250 g de farinha
250 g de açúcar
100 g de óleo
6 ovos
1 colher de sobremesa de fermento
150 g de água
Margarina para untar
Farinha para polvilhar
Nutela q.b.
Cerejas q.b.

Modo de preparação:
Ligue o forno a 180º. Unte uma forma com margarina e polvilhe com farinha. Reserve.
Coloque no copo da Bimby o cacau com a água e o óleo e programe 2 min./100º/Vel. 2. Junte o açúcar e os ovos e programe 30 seg./Vel. 6. Acrescente o fermento e a farinha e ligue 30 seg./Vel. 6.
Coloque na forma e leve ao forno durante 40 minutos.
Deixe arrefecer um pouco e desenforme.
Cubra o bolo com uma camada de Nutela e decore a gosto com as cerejas.

Receita adaptada da revista Teleculinária, Maio 2015.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Bolo de aniversário

Foi no passado dia 21 de Junho que o V. completou o seu 7º aniversário.
Eu fiquei com a tarefa de decorar o bolo de aniversário. Este ano o tema escolhido foi Baymax.
Fiquei com medo de não conseguir moldar o boneco, mas no fim até correu bem.
Quanto mais faço este tipo de bolos, mais gosto de os fazer.
Mas continuo a dizer, que o preço de um bolo em pasta de açúcar, não paga todo o trabalho e material que nele se investe.
Bom fim de semana!



Comece por fazer as duas receitas dos bolos abaixo indicados, duas receitas do pão de ló de água e uma do bolo de chocolate.


Pão de ló de água
Ingredientes:

Programe 3 min./Vel. 3 e deite lentamente através do bocal da tampa a água e a seguir a farinha reservada, uma colher de cada vez. Deite numa forma de coroa previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno a 180º cerca de 30 minutos.

Bolo de chocolate

Verta a mistura anterior para a forma e leve ao forno durante 40 minutos.

Cobertura e recheio
Ingredientes:
1 pacote de mousse de chocolate instantâneo
1 pacote de natas

Modo de preparação do recheio:
Coloque a borboleta no copo da Bimby, a mousse de chocolate e as natas e programe 20 seg./vel. 4.

Depois dos bolos frios, coloque um dos bolos de pão de ló de água no prato, barre bem com a mousse de chocolate. Coloque o bolo de chocolate sobre o anterior e barre novamente com a mousse de chocolate. Finalmente coloque o último bolo. Barre todo o bolo e cubra-o com pasta de açúcar. Decore a gosto.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...