Mostrar mensagens com a etiqueta Bimby. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Bimby. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Naked cake

O aniversário do D. já lá vai (já passaram quase dois meses!), mas não podia deixar passar esta data tão especial em branco.
Não tivemos muito tempo disponível para escolher o bolo a fazer. Ou melhor, até tivemos, mas nada do que eu sugeria servia... Acabou por escolher um bolo igual ao do ano passado com um pequeno upgrade na decoração.
Ficou óptimo. Só me arrependo de ter usado frutos vermelhos congelados (porque não encontrei frescos) e acabaram por descongelar e libertar muita água, que não era suposto. Mas é com os erros que se aprende, certo?


Comece por fazer as duas receitas dos bolos abaixo indicados.

Pão de ló de água
Ingredientes:

Programe 3 min./Vel. 3 e deite lentamente através do bocal da tampa a água e a seguir a farinha reservada, uma colher de cada vez. Deite numa forma de coroa previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno a 180º cerca de 30 minutos.

Bolo de chocolate

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Tarte de baba de camelo

Há muito tempo que não havia uma receita nova por aqui. Há fases em que o tempo não dá para tudo, ou pura e simplesmente não apetece escrever.
Agora, depois de uma semana de férias, voltei de baterias carregadas e pronta para os quase dois meses que faltam para as férias "grandes".
Entretanto, em todo este tempo de ausência, tivemos o aniversário do D. no início de Maio e o meu no início de Junho, e esses bolos também ainda estão em falta por aqui, mas não estão esquecidos.  
Esta foi uma das receitas que me fez comprar a revista. O D. adora baba de camelo, por isso resolvi experimentar. A B. que não gosta de experimentar coisas novas, experimentou esta tarte e adorou, já me pediu "n" vezes para voltar a fazer, mas estou a evitar ao máximo fazer doces em casa. Só quando vamos almoçar à casa da sogra é que tenho feito um docinho...
Bom resto de semana!



Ingredientes:

Base
75 g de manteiga
150 g de farinha
30 g de água
1 pitada de sal
1 colher de chá de açúcar

Recheio
1 lata de leite condensado Nestlé cozido
35 g de farinha
5 ovos
Açúcar em pó q.b. para polvilhar

Preparação:
Base
Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloque no copo da Bimby todos os ingredientes e amasse 20 seg./Vel. 4. Forre o fundo e a lateral de uma tarteira de fundo amovível (diâmetro 26 cm aprox.) e leve ao forno a 180º cerca de 15 minutos. Retire e deixe arrefecer.

Recheio
No copo da Bimby limpo coloque o leite condensado, a farinha e os ovos e misture 10 seg./Vel. 4. Deite sobre a base e leve ao forno a 180º cerca de 20 minutos. Retire e deixe arrefecer antes de desenformar. Sirva polvilhado com açúcar em pó.

Receita retirada da revista Bimby -Momentos de Partilha, Abril de 2016.

terça-feira, 1 de março de 2016

Douradas no vapor com legumes coloridos

Há dias em que notícias menos boas, nos deixam preocupados. Notícias que apesar de tudo - felizmente! - não passaram de um susto. É nestas alturas que me custa tanto estar longe... Enfim...
Depois de um fim de semana de frio e neve por todo o país, parece que o sol veio para ficar por uns dias. Um sol enganador, porque o frio continua por cá. Estou tão cansada destes dias de inverno... Ontem, pela primeira vez em muitos meses, consegui chegar a casa ainda de dia. Mal posso esperar pela chegada do horário de verão.
Enquanto os dias grandes e quentes não chegam, continuamos com reeitas que nos aquecem nestes dias frios...
Boa semana!


Ingredientes:
2 douradas com aproximadamente 400 g cada uma
2 tomates
1 pimento amarelo
1 cebola
2 dentes de alho
1/2 copo de medida de azeite
Sumo de limão q.b.
Salsa q.b.
Sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:
Arranje as douradas. Descasque, lave os dentes de alho e parta-os em rodelas. Junte-os às douradas. Tempere também com sumo de limão a gosto, sal e pimenta e reserve.
Descasque e lave a cebola e corte-a em rodelas. Lave e arranje os tomates e corte-os também em rodelas. Lave o pimento, corte-o ao meio, rejeite-lhe as pevides e peles brancas e corte-o em tiras.
Deite metade destes legumes na varoma.
Disponha um raminho de salsa dentro da barriga das douradas, coloque-as na varoma sobre os legumes e cubra com o resto da cebola, tomate e pimento.
Encaixe o copo da Bimby com 1 litro de água, regue o peixe com o azeite e programe 35 min./Varoma/Vel. 3.
Sirva de imediato.

Receita retirada da revista Teleculinária - As 100 melhores receitas de 2015.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Bolo de cenoura e canela

Mais uma semana que chega ao fim, e assim como não quer a coisa já estamos quase a meio do mês de Fevereiro.
Hoje estou "cinzenta" como o tempo lá fora. Hoje tinha sabido tão bem ficar mais um bocadinho na cama... Talvez amanhã, se a B. deixar... :)
A B. adora o bolo de cenoura (sem a cobertura de chocolate) do livro base da Bimby, e adora canela. Por isso, quando vi esta receita, foi directamente para a pasta de "receitas a testar". Ela gostou, e a mãe e o pai também. A balança é que não deve ter gostado nada...
Bom fim de semana!


Ingredientes:
200 g de açúcar
200 g de farinha
200 g de cenouras
100 g de margarina
4 ovos
1 colher (de chá) de fermento
1 colher (de chá) bem cheia de canela
Margarina para untar
Farinha para polvilhar

Modo de preparação:
Unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Ligue o forno a 180º.
Descasque e lave as cenouras, corte-as em pedaços, deite-os para o copo da Bi,by e ligue, progressivamente, 5 seg./Vel. 6, 9. Junte o açúcar, os ovos e a margarina e ligue 20 seg./Vel. 6. Junte depois a farinha, o fermento e a canela e ligue novamente 20 seg./Vel. 6.
Verta o preparado anterior para a forma e leve ao forno durante cerca de 45 minutos. Espete um palito para verificar a cozedura do bolo, retire-o do forno e deixe-o arrefecer. Depois sirva decorado a gosto.

Receita retirada da revista Teleculinária, Agosto de 2008.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Creme de abóbora e cenouras assadas

Depois de umas mini férias de Carnaval, hoje é dia de a minha princesa voltar à escola.
Eu tive um dia extra de férias, que não estava a contar, e que me soube pela vida...

Com este tempo chuvoso, a sopa não tem faltado nos meus jantares.
Há as sopas simples e rápidas de preparar, e depois há as sopas para se fazerem quando há tempo para cozinhar e não estamos em contra relógio. Esta foi a nossa sopa de domingo, preparada e degustada sem pressas...


Ingredientes:
200 g de abóbora menina ou mateiga
200 g de cenoura
1/2 cebola
2 dentes de alho
450 ml de água
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta preta q.b.
Tomilho seco q.b.

Modo de preparação:
Ligue o forno nos 200º.
Descasque a abóbora e as cenouras e parta-as em pedaços.
Parta a cebola em meias-luas e esmague os dentes de alho.
Coloque tudo num tabuleiro de ir ao forno e tempere com azeite, sal, pimenta preta e tomilho.
Leve ao forno durante cerca de 1 hora ou até a cenoura e a abóbora estarem bem macias.
Retire do forno e descarte as peles do alho.
Coloque o alho, a cebola, a abóbora e a cenoura no copo da Bimby, junte a água e programe 15 min./Varoma/Vel. 1.
Quando terminar o tempo programe 1 min./Vel. 3, 5, 7, progressivamente.
Se achar que está muito espesso junte mais água.

Receita adaptada daqui.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Bolo simples de frutos secos

Hoje chega ao fim a 1ª etapa do 2º período de aulas, e assim num abrir e fechar de olhos já se passou metade do ano lectivo. Como é que é possível?!
Hoje foi dia de a B. ir mascarada para a escola, por isso o dia mais aguardado do ano.

Nas últimas semanas, o bolo da semana tem sido feito à sexta-feira à noite. Assim temos bolo durante o fim de semana, e na melhor das hipóteses durante a semana.
Este foi o nosso "bolo da semana", que só durou uns 3 ou 4 dias. Hoje haverá bolinho novamente!
Bom fim de semana!


Ingredientes:
150 g de margarina
150 g de açúcar
5 ovos
175 g de farinha
1 colher de chá de fermento
125 g de mistura de frutos secos picados grosseiramente (usei nozes, amêndoas e avelãs)

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloque no copo da Bimby a margarina e o açúcar e programe 1 min./Vel. 4. Junte os ovos e programe mais 30 seg./Vel. 4.
Adicione a farinha e o fermento e programe 15 seg./Vel.3. Junte os frutos secos e envolva 15 seg./Vel. 3.
Deite o preparado numa forma de bolo inglês previamente untada e polvilhada.
Leve a cozer em forno previamente aquecido a 180º durante cerca de 40 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer 5 minutos antes de desenformar.

Receita adaptada daqui.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Bolo de chocolate com nozes

Hoje chegamos ao fim de mais uma semana. A última sexta-feira do mês de Janeiro, e quase, quase com o Carnaval "à porta". É altura de estudar para os primeiros testes do 2º período e de tratar dos pormenores da máscara escolhida para levar para a escola, já na próxima semana.
Sexta-feira é dia de fazer um bolo para o fim de semana. Um bolo de chocolate diferente, com nozes. E delicioso. A B. que não é nada apreciadora de bolos, chegou a comer duas fatias de uma vez...
Bom fim de semana!


Ingredientes:
200 g de chocolate em barra
200 g de açúcar
150 g de farinha
100 g de margarina
100 g de miolo de noz
4 ovos
1 colher de chá bem cheia de fermento
Açúcar em pó para polvilhar

Modo de preparação:
Ligue o forno a 180. Unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha.
Deite as nozes para o copo da Bimby, ligue 10 seg./Vel. 5. Retire do copo e reserve.
Sem lavar o copo, coloque o chocolate partido em pedaços pequenos e a margarina e programe 8 min./70/Vel. Colher.
Junte o açúcar e os ovos e ligue 15 seg./Vel. 6, adicione depois a farinha com o fermento e também as nozes picadas e ligue novamente 15 seg./Vel. 6.
Verta para a forma e leve ao forno aproximadamente 40 minutos. Espete um palito para verificar, retire do forno, desenforme, deixe arrefecer e sirva com açúcar em pó e decorado a gosto.

Receita adaptada da revista Teleculinária, Março 2010.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Creme de abóbora assada e batata doce

Desde o Natal, ainda não consegui começar a cortar nos doces. Ando numa fase em que me apetecem doces, chocolates, enfim...
Para compensar as "facadinhas" que se vão dando, aparecem as sopas para compensar. Ultimamente tenho descoberto novas receitas que têm feito as nossas delícias. Sopas com legumes previamente assados no forno, que lhe dão aquele toque especial.
Claro que esta não é uma sopa que se faça num dia de correria, durante a semana. Mas para um jantar calmo de domingo, não há melhor!


Ingredientes:
400 g de polpa de abóbora manteiga assada (com azeite, sal e alecrim)
1/2 cebola
1 cenoura
1 curgete 
1 batata doce
Sal q.b.
25 g de azeite

Modo de preparação:
Com antecedência, arranje a abóbora, corte-a em cubos e coloque-a numa assadeira previamente forrada com papel de alumínio, regue com azeite, coloque o sal e o alecrim e leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 1 hora.
Coloque no copo da Bimby o azeite, a cebola e a cenoura cortadas em pedaços, triture 5 seg./Vel. 5 e de seguida refogue 5 min./100º/Vel. 1.
Junte a curgete e a batata doce, descascadas e cortadas em cubos, e a abóbora assada também.Cubra com água, tempere com sal e programe 25 min./100º/Vel. 1.
No fim triture, progressivamente Vel. 3-5-7.
 
Receita adaptada daqui.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Creme de cenoura com caril

Os dias vão passando sem darmos conta, e quase sem dar por isso já estamos quase a chegar ao fim do mês.
Cá por casa a organização tem sido a palavra de ordem. Acho que o começo do novo ano me deu um ânimo extra, e gostava mesmo era de ter mais tempo disponível para fazer pequenas coisas, que não faço por isso mesmo, falta de tempo.
Os menus continuam a ser a minha mais valia ao fim do dia, quando chego a casa com jantar por fazer, banhos por dar, muitas vezes tpc para ajudar e algumas birras de sono. Há dias em que só me apetece fugir... Respirar fundo e contar até 10, tem ajudado...
Os pratos quentes, nesta altura do ano são um conforto extra, e as sopas cá em casa não têm faltado. Receitas novas são sempre bem-vindas.
Boa semana!


Ingredientes:
1 cebola
600 g de cenouras
1 curgete
1 colher de chá de pó de caril
Sal e pimenta q.b.
25 g de azeite

Modo de preparação:
Coloque no copo da Bimby a cebola e o azeite e programe 5 seg./Vel.5, e de seguida 5 min./100º/Vel. 1.
Acrescente o pó de caril e programe mais 2 min./100º/Vel. 1.
Junte as cenouras e a curgete descascadas e cortadas e programe 25 min./100º/Vel. 1.
Quando terminar programe 1 min./Vel. 3, 5 e 7 progressivamente. 

Receita adaptada daqui.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Esparguete preto com camarão e tomate cereja

Estamos em contagem decrescente para o Natal. O último fim de semana até lá...
Hoje terminam as aulas, e a minha princesa está quase de férias.
Cá em casa ainda há alguns presentes - poucos - por comprar.

Embora não me apeteça muito, tenho que começar a pensar no menu de passagem de ano. Felizmente o Natal não será cá em casa, e só terei que fazer alguns - poucos - doces.

No fim de semana passado experimentámos esta receita. E ficámos fãs. Este esparguete não é propriamente barato, mas vale mesmo a pena experimentar.


Ingredientes:
250 g de esparguete preto
1 l de água
15 g de azeite
Sal q.b.

Para o molho de camarão:
3 dentes de alho
1/2 cebola
50 g de azeite
250 g de miolo de camarão (calibre 20/30 descongelado)
Sal e pimenta q.b.
1 malagueta seca (opcional)
110 g de vinho branco
100 g de polpa de tomate
10 g de salsa (ou coentros) picada
200 g de tomate cereja

Modo de preparação:
Coza o esparguete: coloque no copo da Bimby a água, o azeite e o sal e programe 10 min./100°/Vel. colher inversa.
No final do tempo programado, deite o esparguete no orifício da tampa (sem abrir), pressionando ligeiramente para a fazer descer, e programe o tempo de cozedura indicado na embalagem da massa (cerca de 10 minutos)/100°/Vel. colher inversa.
Escorra o esparguete e reserve-o.
Lave e seque bem o copo. Prepare o molho de camarão: coloque no copo os dentes de alho, a cebola e o azeite e pique 7seg./Vel. 5 e de seguida programe 5 min./100°/Vel. 1.
Adicone o camarão descongelado, tempere com sal e pimenta a gosto, acrescente a malagueta (opcional) e programe 3 min./100°/Vel. colher inversa.
Acrescente o vinho branco e a polpa de tomate e regule 9 min./100°/Vel. colher inversa, retirando o copo de medida e colocando o cesto sobre a tampa para promover a evaporação do líquido e evitar salpicos.
Corte o tomate cereja ao meio. Envolva o molho de camarão com a massa cozida e junte o tomate cereja e a salsa picada (ou coentros). Sirva de imediato.

Receita adaptada da revista Continente Magazine, Março 2015.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Panquecas

Cá em casa somos fãs de panquecas!
Infelizmente-ou felizmente, dependendo do ponto de vista - até há muito pouco tempo não tinha tido muita sorte com as receitas que experimentava. Sorte esta que mudou no dia em que testei esta receita e consegui fazer as panquecas dos meus sonhos... Altas e fofas... E o mais importante, deliciosas!
Estas panquecas fizeram parte da nossa mesa de pequeno-almoço no passado fim de semana, e concerteza que amanhã também lá estarão...
Bom fim de semana!


Ingredientes:
40 g de açúcar
2 ovos
40 g de óleo
400 g de leite
340 g de farinha
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de fermento em pó para bolos

Modo de preparação:
Coloque no copo da Bimby o açúcar e pulverize 10 seg./Vel. 9.
Deite no copo os restantes ingredientes e programe 1 min./Vel. 9.
Leve ao lume brando uma frigideira anti-aderente e deite um pouco de massa. Deixe dourar e vire. Repita o processo até terminar a massa.
Sirva ainda quente e barre com Nutella.

Receita retirada do livro Doces com leite condensado na Bimby, da Nestlé.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Bolo de cenoura com amêndoa e gengibre

Este fim de semana será dedicado à compra das prendas de Natal que ainda estão por comprar. E gostava mesmo de ficar com este assunto resolvido.
Para a B. este será um fim de semana de estudo, pois a próxima semana vai ser dura no que toca a testes.
Eu, gostava de poder experimentar umas receitas novas, que estão na minha pasta de receitas a testar no Pinterest. Vamos ver se há tempo para tudo.
Bom fim de semana!  



Ingredientes:
250 g de cenouras
250 g de farinha
150 g de manteiga
170 g de açúcar
100 g de amêndoa laminada
10 g de gengibre fresco
4 ovos
1 colher de chá de fermento em pó

Modo de preparação:
Ligue o forno a 180º, unte uma forma com margarina e polvilhe com farinha.
Descasque e lave as cenouras, corte-as em pedaços, deite-as no copo da Bimby, junte a manteiga, o açúcar, os ovos e o gengibre descascado e ligue 1 minuto progressivamente nas velocidades 6, 7 e 8, passando a espátula.
Adicione o fermento e a farinha e ligue 30 segundos na velocidade 6. Passe a espátula e ligue mais 30 segundos na velocidade 6. Verta para a forma, polvilhe com a amêndoa laminada e leve ao forno durante aproximadamente 40 minutos ou até que fique cozido.
Retire o bolo do forno, desenforme-o, deixe-o arrefecer e sirva.

P.S. Este bolo fica fofinho até à última fatia.

Receita adaptada da revista Robot de cozinha, de Janeiro de 2015.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Fofinhos de leite

Andava há imenso tempo para experimentar esta receita. Num grupo no facebook dedicado à Bimby, do qual faço parte, estes fofinhos têm sido um verdadeiro sucesso.
Um domingo chuvoso, em que o objectivo era não sair de casa, foi o pretexto perfeito para testar os tão "famosos" fofinhos da Susy.
O que é certo, é que ficaram excelentes. Super fofinhos. Foram o lanche que a B. levou para a escola na segunda-feira. Os que sobraram foram directamente para o congelador, e vão sendo descongelados à medida das nossas necessidades. E mesmo depois de descongelados ficam impecáveis.
Boa semana!




Ingredientes para 12 bolinhas:
270 g de leite
80 g de margarina
50 g de açúcar
1 pacotinho de fermento de padeiro
550 g de farinha tipo 65
1 colher de chá de sal

Para pincelar:
1 gema
3 colheres de sopa de leite

Modo de preparação:
Coloque no copo da Bimby o leite, o açúcar, a manteiga e programe 3 min./37º/Vel. 3.
Junte o fermento e programe 3 min./37º/Vel. 3.
De seguida junte o resto dos ingredientes, farinha, sal e programe 5 min./Vel. espiga.
Divida a massa em 12 bolinhas, amasse bem para ficarem lisinhas, coloque-as numa assadeira forrada com papel vegetal.
Pincele com a gema e o leite (previamente batido com um garfo).
Tape com um pano e deixe levedar num locar morno cerca de 1 hora.
Ao fim desse tempo já terá aumentado para o dobro, leve de seguida ao forno a 180º (não precisa pré-aquecer), cerca de 25 a 30 minutos. Se começarem a ficar muito escuros, cubra a assadeira com uma folha de papel de alumínio para não ficarem demasiado tostados.

Receita retirada daqui.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Dedos de amêndoa - repost de 31/10/2013








Ingredientes para as bolachas:


sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Bolo chiffon com recheio de Nutella e cobertura de pasta de açúcar

O último fim de semana foi uma desgraça para a minha dieta.
O resultado da pesagem de sábado deixou-me um bocadinho chateada, pois só perdi 100g. O que dava um total de peso perdido de 1,900kg desde o início da dieta.
Mas este, foi um fim de semana atípico. Jantar num centro comercial na sexta-feira à noite. No domingo a B. teve uma festa de aniversário com direito a almoço, e o D. resolveu levar-me ao sushi. Depois veio o jantar de aniversário da B. e cantar os parabéns duas vezes...
Resolvi fazer uma pausa na dieta durante estes dias. Estou a pensar retomá-la novamente já no fim desta semana, e voltar à fase 1, pois é esta a fase em que há uma maior perda de peso.

Hoje deixo-vos o bolo da B. "cá para casa".
Bom fim de semana!



quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Bolo de pão de ló com recheio de mousse de chocolate e cobertura de pasta de açúcar

No dia 19 comemorámos o sétimo aniversário da Beatriz.
Este foi o primeiro ano que não pudemos passar o dia todo com ela. Não queria que ela faltasse à escola só porque sim... Mas como tanto eu como o pai, queríamos mimá-la e proporcionar-lhe um dia cheio de bons momentos para recordar, não fomos trabalhar neste dia tão especial.
Neste dia não foi ao atl. Fomos levá-la à escola de manhã, improvisámos um pique-nique e fomos almoçar com ela. Mais tarde fomos cantar os parabéns à escola e a professora acabou por dispensá-la da última hora.
Este ano, mais uma vez fui eu que fiz e decorei os bolos de aniversário. Não foi nada fácil gerir o tempo. O bolo que levámos para a escola foi decorado durante e a manhã, e o bolo "de casa" foi decorado entre a hora de almoço e os parabéns na escola. Foi um stress... Mas valeu a pena.

Este bolo não é novidade cá em casa. Desde que descobri esta receita que não falha na nossa mesa de natal, em formato de tronco de natal. Como é em bolo super fofinho resolvi arriscar, e não me arrependo, os miúdos adoraram. Repeti a receita 4 vezes, fiz o recheio tal como o do tronco de natal, e depois foi só decorar com pasta de açúcar.
Boa semana, quase, quase a chegar ao fim...



Ingredientes para 1 bolo:
250 g de açúcar
6 ovos
100 g de farinha
1 colher de chá de fermento

Ingredientes para a cobertura e recheio de 1 bolo:
1 pacote de mousse de chocolate instantâneo
1 pacote de natas

Modo de preparação do bolo:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloca-se a borboleta no copo da Bimby e batem-se os ovos e o açúcar 5 min./temp. 37º/vel. 3.
Terminado este tempo programa-se mais 5 minutos à mesma velocidade, mas sem temperatura.
Retire a borboleta e junte a farinha e o fermento e programe 15 seg./vel. 3.
Unte uma forma quadrada (eu usei 30 cm x 30 cm) com margarina e polvilhe com farinha.
Verta o preparado na forma e leve ao forno cerca de 20 minutos.
Repita 4 vezes.

Modo de preparação do recheio:
Coloque a borboleta no copo da Bimby, a mousse de chocolate e as natas e programe 20 seg./vel. 4.
Repita 3 vezes.

Modo de preparação do tronco:
Depois de tudo pronto, coloque um dos bolos sobre a base onde vai ficar. Barre com o recheio e coloque outro bolo sobre o mesmo. Repita até terminar os bolos. Barre todo o bolo com o creme de chocolate e decore a gosto com pasta de açúcar.


Estas foram as lembranças que a B. deu aos colegas na escola. Chupa-chupas com balões.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...