Mostrar mensagens com a etiqueta Aniversário. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Aniversário. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Bolo de pão de ló com recheio de mousse de chocolate e cobertura de pasta de açúcar

No dia 19 comemorámos o sétimo aniversário da Beatriz.
Este foi o primeiro ano que não pudemos passar o dia todo com ela. Não queria que ela faltasse à escola só porque sim... Mas como tanto eu como o pai, queríamos mimá-la e proporcionar-lhe um dia cheio de bons momentos para recordar, não fomos trabalhar neste dia tão especial.
Neste dia não foi ao atl. Fomos levá-la à escola de manhã, improvisámos um pique-nique e fomos almoçar com ela. Mais tarde fomos cantar os parabéns à escola e a professora acabou por dispensá-la da última hora.
Este ano, mais uma vez fui eu que fiz e decorei os bolos de aniversário. Não foi nada fácil gerir o tempo. O bolo que levámos para a escola foi decorado durante e a manhã, e o bolo "de casa" foi decorado entre a hora de almoço e os parabéns na escola. Foi um stress... Mas valeu a pena.

Este bolo não é novidade cá em casa. Desde que descobri esta receita que não falha na nossa mesa de natal, em formato de tronco de natal. Como é em bolo super fofinho resolvi arriscar, e não me arrependo, os miúdos adoraram. Repeti a receita 4 vezes, fiz o recheio tal como o do tronco de natal, e depois foi só decorar com pasta de açúcar.
Boa semana, quase, quase a chegar ao fim...



Ingredientes para 1 bolo:
250 g de açúcar
6 ovos
100 g de farinha
1 colher de chá de fermento

Ingredientes para a cobertura e recheio de 1 bolo:
1 pacote de mousse de chocolate instantâneo
1 pacote de natas

Modo de preparação do bolo:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloca-se a borboleta no copo da Bimby e batem-se os ovos e o açúcar 5 min./temp. 37º/vel. 3.
Terminado este tempo programa-se mais 5 minutos à mesma velocidade, mas sem temperatura.
Retire a borboleta e junte a farinha e o fermento e programe 15 seg./vel. 3.
Unte uma forma quadrada (eu usei 30 cm x 30 cm) com margarina e polvilhe com farinha.
Verta o preparado na forma e leve ao forno cerca de 20 minutos.
Repita 4 vezes.

Modo de preparação do recheio:
Coloque a borboleta no copo da Bimby, a mousse de chocolate e as natas e programe 20 seg./vel. 4.
Repita 3 vezes.

Modo de preparação do tronco:
Depois de tudo pronto, coloque um dos bolos sobre a base onde vai ficar. Barre com o recheio e coloque outro bolo sobre o mesmo. Repita até terminar os bolos. Barre todo o bolo com o creme de chocolate e decore a gosto com pasta de açúcar.


Estas foram as lembranças que a B. deu aos colegas na escola. Chupa-chupas com balões.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

O 7º aniversário! - está quase...

Quando chega esta altura do ano - início de Outubro - começa a azáfama para os preparativos de mais um aniversário da B., este ano será o sétimo aniversário.
Tal como no ano passado, a festa com os amigos será fora, e mais uma vez não tenho que me preocupar com nada - eu agradeço!
Em compensação, e como faz anos a uma segunda-feira, quer levar um bolo para a escola, para lhe cantarem os parabéns, e quer outro bolo cá para casa, para mais uma vez lhe cantarmos os parabéns.
Graças ao Pinterest não foi difícil fazê-la escolher os bolos que queria. Cá para casa, a ideia inicial era um bolo da Minnie, mas quando viu este de Joaninha, mudou rapidamente de ideias.


Para a escola, este bolo do Frozen vai servir de inspiração, e também já estamos a preparar umas lembrancinhas para os amigos, alusivas ao tema.



Para a festa do fim de semana, o tema escolhido foi Violetta, e só tivemos que escolher a imagem do topo do bolo.
Será esta.




As dúvidas por agora concentram-se entre que receita/recheio fazer e que quantidade de pasta de açúcar comprar...
Quanto às receitas, acho que este fim de semana será para testes. Sei que o bolo que os miúdos mais gostariam, seria com certeza de chocolate, mas queria mesmo fugir a isso... Vamos ver...

Em anos anteriores, todos os bolos da B. também foram feitos por mim. No anos passado falei disso aqui.


Bom fim de semana!

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Bolo chiffon com cobertura de Nutela e cerejas

Este bolo é a prova de que às vezes é preciso descomplicar e pôr mãos à obra mesmo quando nada foi planeado.
Já ao fim do dia de aniversário da M., quando estava de saída do trabalho propus ao D. passarmos pela casa dela, levar-lhe a prenda que tínhamos comprado e um bolo de aniversário improvisado. A receita já estava em lista de espera há umas semana (havia já imenso tempo que não fazia um bolo... pura preguiça...), pelo caminho ainda passei pelo supermercado para comprar frua para a decoração. A ideia inicial eram morangos, mas quando vi estas cerejas não resisti.
Depois foi chegar a casa e pôr mãos à obra, entre banhos e jantar saiu este bolo de aniversário improvisado, mas que ficou delicioso.
Bom fim de semana!


Ingredientes:
100 g de cacau
250 g de farinha
250 g de açúcar
100 g de óleo
6 ovos
1 colher de sobremesa de fermento
150 g de água
Margarina para untar
Farinha para polvilhar
Nutela q.b.
Cerejas q.b.

Modo de preparação:
Ligue o forno a 180º. Unte uma forma com margarina e polvilhe com farinha. Reserve.
Coloque no copo da Bimby o cacau com a água e o óleo e programe 2 min./100º/Vel. 2. Junte o açúcar e os ovos e programe 30 seg./Vel. 6. Acrescente o fermento e a farinha e ligue 30 seg./Vel. 6.
Coloque na forma e leve ao forno durante 40 minutos.
Deixe arrefecer um pouco e desenforme.
Cubra o bolo com uma camada de Nutela e decore a gosto com as cerejas.

Receita adaptada da revista Teleculinária, Maio 2015.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Bolo de aniversário

Foi no passado dia 21 de Junho que o V. completou o seu 7º aniversário.
Eu fiquei com a tarefa de decorar o bolo de aniversário. Este ano o tema escolhido foi Baymax.
Fiquei com medo de não conseguir moldar o boneco, mas no fim até correu bem.
Quanto mais faço este tipo de bolos, mais gosto de os fazer.
Mas continuo a dizer, que o preço de um bolo em pasta de açúcar, não paga todo o trabalho e material que nele se investe.
Bom fim de semana!



Comece por fazer as duas receitas dos bolos abaixo indicados, duas receitas do pão de ló de água e uma do bolo de chocolate.


Pão de ló de água
Ingredientes:

Programe 3 min./Vel. 3 e deite lentamente através do bocal da tampa a água e a seguir a farinha reservada, uma colher de cada vez. Deite numa forma de coroa previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno a 180º cerca de 30 minutos.

Bolo de chocolate

Verta a mistura anterior para a forma e leve ao forno durante 40 minutos.

Cobertura e recheio
Ingredientes:
1 pacote de mousse de chocolate instantâneo
1 pacote de natas

Modo de preparação do recheio:
Coloque a borboleta no copo da Bimby, a mousse de chocolate e as natas e programe 20 seg./vel. 4.

Depois dos bolos frios, coloque um dos bolos de pão de ló de água no prato, barre bem com a mousse de chocolate. Coloque o bolo de chocolate sobre o anterior e barre novamente com a mousse de chocolate. Finalmente coloque o último bolo. Barre todo o bolo e cubra-o com pasta de açúcar. Decore a gosto.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Bolo fresco de morango

Há receitas que vão ficando em lista de espera, à espera do momento certo.
A receita deste bolo estava à espera de ser testada desde 2011.
Mas 2015 foi o ano que finalmente saiu do papel e veio fazer parte do meu aniversário. Depois de muitas dúvidas, foi este o bolo que escolhi. E não podia ter escolhido melhor, para o dia quente com que fui brindada este ano.
Um bolo delicioso e fresquinho, como se quer nos dias quentes...
Bom fim de semana!



Ingredientes para o bolo:
6 ovos grandes
200 g de açúcar
60 g de farinha super fina com fermento
120 g de fécula de batata
1 colher de chá de fermento em pó para bolos
Margarina para culinária q.b. para untar

Ingredientes para o recheio e cobertura:
300 g de natas, bem frias com 35% de gordura
250 g de açúcar
850 g de morangos
Morangos q.b. para decorar

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloque a "borboleta" no copo da Bimby, as claras e 100 g de açúcar e programe 8 min./Vel. 4. Retire e reserve.
Coloque no copo as gemas e 100 g de açúcar e programe 4 min./50º/Vel. 3.
Adicione a farinha, a fécula, o fermento e 2 colheres de sopa de claras batidas e envolva 10 seg./Vel. 3. Retire e envolva com a ajuda de uma vara de arames nas claras reservadas.
Coloque numa forma redonda de aproximadamente 22 cm de diâmetro previamente untada com margarina e leve ao forno a 180º cerca de 25 minutos.
Desenforme o bolo sobre uma rede e deixe arrefecer.
Para o recheio, coloque no copo limpo a "borboleta", as natas e 50 g de açúcar e bata 2 min./Vel. 3 1/2. Tem que estar com atenção para que não passem a manteiga. Retire e reserve.
Para a calda coloque no copo limpo 600 g de morangos e 200 g de açúcar e triture 10 seg./Vel. 7.
De seguida programe 4 min./90º/Vel. 2.
Faça um corte horizontal cortando o bolo em duas partes de modo a que a parte de cima fique mais fina do que a inferior. Pique a base do bolo com um garfo, deite 1/3da calda quente e deixe arrefecer.
Cubra a base com as natas batidas, distribua 250 g de morangos cortados às rodelas e coloque a parte superior do bolo. Regue o bolo com a restante calda e decore a gosto com morangos.
Leve o bolo ao frigorífico cerca de 2 horas.

Nota: Para montar as natas é necessário que tenham o mínimo de 35% de gordura. O tempo indicado é referencial, podendo o chantilly levar mais ou menos tempo, dependendo da temperatura e qualidade das natas. Em qualquer circunstância, as natas montar têm de estar na parte mais fria do frigorífico, caso contrário não montam.

Dica: A fécula de batata encontra-se à venda nos supermercados, junto às farinhas.

Se desejar o bolo mais húmido pode fazê-lo de véspera.

Receita retirada da revista Bimby - Momentos de partilha de Junho de 2011.

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Bolo de camadas

É já na segunda-feira o aniversário do D., e claro que ele quis fazer um teste de como seria o bolo de aniversário, antes da data.
Há uns tempos tinha visto uma imagem de um bolo, em que o resultado final depois de cortado eram quadrados no interior. Mostrei-lhe, e claro que era mesmo aquilo que ele queria.
Fizemos o teste. Correu bem. Mas ainda quero pensar melhor no recheio e cobertura que vou usar, e na decoração também.
Bom fim de semana prolongado!
 




Comece por fazer as duas receitas dos bolos abaixo indicados.


Pão de ló de água
Ingredientes:

Programe 3 min./Vel. 3 e deite lentamente através do bocal da tampa a água e a seguir a farinha reservada, uma colher de cada vez. Deite numa forma de coroa previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno a 180º cerca de 30 minutos.

Bolo de chocolate

Com os bolos já frios, comece por cortá-los ao meio, como se fosse apenas recheá-los.
Ficará com 4 metades de bolo, 2 de pão de ló e 2 de chocolate.
Depois, com 2 cortadores de tamanhos diferentes, corte o bolo de três tamanhos diferentes, e vá alternando o bolo de chocolate com o pão de ló, como na imagem abaixo.


Depois é só começar a rechear e formar as camadas.
Decore a gosto.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Queques de chocolate de festa

Depois de uma semana complicadíssima no que diz respeito a trabalho, finalmente posso respirar de alívio.
O tempo vai passando e há posts que teimam em não sair dos rascunhos, e quando saem já vêm fora de tempo. Foi o que aconteceu com estes queques de chocolate que a B. levou para a escola para lhe cantarem os parabéns. Optei por bolinhos individuais para facilitar a entrega aos miúdos. Quanto à decoração, não queria nada de cremes, por isso as bandeirinhas foram a opção escolhida.
Eles gostaram, e eu também!
Boa semana!



quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Bolo de chocolate com recheio de cream cheese e cobertura de pasta de açúcar

O fim de semana, e a festa de aniversário da B. já lá vai...
Mas vou levar alguns dias para recuperar deste fim de semana tão agitado.
Este foi o bolo de aniversário do jantar de família. Com a princesa Ariel, como ela queria!
Boa semana!


Ingredientes para o bolo:
250 g de açúcar
250 g de manteiga
4 ovos
250 g de chocolate para culinária
250 g de farinha

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º.
Deite no copo da Bimby a manteiga, os ovos e programe 5 min./70º/Vel. 4.
Adicione o chocolate partido aos pedaços e deixe amaciar uns segundos. Bata 20 seg./Vel. 6.
Junte a farinha e bata cerca de 10 seg./Vel. 6.
Deite numa forma previamente untada com margarina e polvilhada com farinha e leve ao forno cerca de 35 minutos.
Desenforme e deixe arrefecer.

Repita a receita, e faça outro bolo.

Receita retirada do livro Bimby - As receitas essenciais, Março 2010.

Ingredientes para o recheio:
200 g de queijo creme
200 g de chocolate branco
4 colheres de sopa de açúcar em pó

Modo de preparação:
Derreta o chocolate, tendo cuidado para não o queimar.
No copo da Bimby bata o queijo 1 min./Vel. 3.
Junte o açúcar a bata mais 1 min./Vel. 3.
Por fim, junte o chocolate derretido e programe 2 min./Vel. 3.
Leve ao frigorífico a endurecer, cerca de 1 hora.

 Receita retirada daqui.

A decoração foi feita com pasta de açúcar.

sábado, 18 de outubro de 2014

Menu do jantar de aniversário da Beatriz

O dia de aniversário da B. é já amanhã, por isso é altura de planear o nosso jantar.



Entradas
Patê de atum com tostinhas
Ananás e pêssego em calda
Batatas fritas

Bebidas
Sumos
Vinho

Jantar
Bifes de frango grelhados

Sobremesa

Bolo de aniversário
Bolo de chocolate com recheio de cream cheese e cobertura em pasta de açúcar

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Bolo de aniversário

Até ao primeiro aniversário da B. nunca me tinha aventurado a fazer bolos de aniversário mais elaborados, muito menos a decorá-los com pasta de açúcar.
Dado o preço elevado desse tipo de bolos, o aniversário da B. foi o pontapé de saída para sair da minha zona de conforto e aventurar-me.
E desde então todos os anos tento superar-me e fazer algo diferente.
E por norma, quase todos os anos tenho feito dois bolos diferentes, um para casa e outro para a escola.

No primeiro aniversário




No segundo aniversário




No terceiro aniversário




No quarto aniversário



Este ano não preciso preocupar-me com o bolo da festa com o amigos. Só tivemos que escolher a imagem que queríamos.


Apesar de fazermos a festinha fora de casa, vamos fazer um almoço ou jantar para os avós e tios. E apesar de faltar pouco mais de uma semana, ainda não sei bem o que vou fazer. A ideia inicial era fazer um bolo em formato de saia com uma barbie no meio, mais concretamente a rainha Elsa do filme da Disney Frozen.

imagem retirada do Pinterest

Agora, como o bolo da festa com os amigos vai ter uma imagem da Elsa, a princesa cá de casa quer um bolo com a princesa Ariel. Tenho já uma ideia de como gostaria de fazer o bolo, que entretanto já foi aprovada pela aniversariante.

imagem retirada do Pinterest

Apesar de o dia de aniversário ser no domingo, gostava de mandar qualquer coisa para a escola, para lhe cantarem os parabéns.
Estou a pensar em fazer queques de chocolate simples, sem cremes, e decorá-los com umas bandeirinhas. Acaba por ser mais fácil servir os miúdos e para mim a parte da decoração também é muito mais fácil.

Para o ano há mais!

terça-feira, 13 de maio de 2014

Bolo de bolacha e uma visita ao Quartel do Carmo

Adoro bolo de bolacha. Lembro-me de quando ainda vivia na casa dos meus pais, cheguei a fazer bolo de bolacha só para mim, mais ninguém gostava...
Depois perdi a receita, e num dos aniversários do D., há muitos anos atrás ele pediu-me para fazer, e correu tão mal, tão mal que jurei que nunca mais fazia bolo de bolacha. O problema? Usar margarina derretida. Claro que o creme, em vez de ficar em creme ficou líquido, e claro que o bolo ficou uma grande porcaria.
Até à pouco tempo guardava religiosamente uma receita que tinha tirado algures da internet, e que era tão boa. Na escola da B., em conversa com uma das auxiliares da sala dela, pediram-me a receita. Levei-lhes a receita. E na véspera do aniversário do D., quando me preparava para fazer a receita do bolo, percebi que tinha perdido a minha receita. Depois ultrapassei o drama e pensei num plano B.
Entretanto fiz um creme de manteiga para o recheio e cobertura do bolo de aniversário, mas não me convenceu, e a questão passou a ser o que fazer com o creme de manteiga? Bolo de bolacha! Boa semana!


Ingredientes:
70 g de açúcar
125 g de manteiga mole
1 ovo inteiro + 1 gema
2 pacotes de bolacha Maria
Café q.b.
Raspas de chocolate para decorar

Modo de preparação:
Coloque o açúcar no copo da Bimby e pulverize 15 seg./Vel. 9.
Coloque a borboleta, junte a manteiga em pedaços e programe 1 1/2 min./Vel. 4.
Quando terminar, retire a borboleta e raspe as paredes do copo com a ajuda da espátula. Volte a colocar a borboleta, junte os ovos e misture 3 min./Vel. 3.
Prepare o café e vá demolhando as bolachas até ter a primeira camada do bolo completa. Faça uma camada de creme, repita novamente o processo da camada de bolachas e assim sucessivamente. Por fim barre todo o bolo com o restante creme e polvilhe com raspas de chocolate. Leve ao frigorífico para solidificar.

Receita adaptada do livro Bimby - Sobremesas de desejo.


No fim de semana aproveitámos o bom tempo e fomos passear a Lisboa. Sem grandes planos fomos dar ao Largo do Carmo e deparámo-nos com uma exposição no Quartel do Carmo. E lá fomos ver o que lá havia...


Salão Nobre do Comando-Geral da GNR

Gabinete do Comandante-Geral


A vista da varanda do Quartel do Carmo

Todas as nossas bandeiras


sexta-feira, 9 de maio de 2014

Bolo de chocolate com recheio e cobertura de chantilly e suspiro de chocolate

Adoro livros e revistas de culinária. Digamos que são o meu vício.
Este mês já comprei duas, a do Pingo Doce e a Momentos de Partilha da Bimby. Ambas com promessas de bolos de festa. Para o aniversário do D. já chegam tarde, mas para o meu ainda vamos muito a tempo. Apesar de já ter a receita do meu bolo escolhida, confesso que agora fiquei na dúvida com as sugestões que vi.
Por norma só compro uma revista se tiver receitas que me interessem. Este mês por acaso não folheei a revista do Pingo Doce, vi a capa e as promessas de sugestões de bolos de festa e comprei. E fiquei desiludida. O assunto de capa vem no fim da revista com a receita de um ou dois bolos, nada mais que isso...
Já a revista Momentos de Partilha há muito que não tinha tantas receitas que quisesse experimentar, uma delas um bolo de chocolate com nozes e recheio de queijo creme com framboesas. Ainda tenho tempo de me decidir, mas que me deixou na dúvida, deixou! Bom fim de semana! ❤️





Suspiros de chocolate
Ingredientes:
150 g de açúcar
3 claras de ovo
1 pitada de sal
1 colher de sopa de chocolate em pó

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 120º.
Com o copo da Bimby bem limpo coloque o açúcar e pulverize 15 seg./Vel. 9. Reserve.
Coloque a borboleta no copo, as claras, o sal e programe 5 min./Vel. 3 1/2. Sem o copo de medida.
Com a Bimby em funcionamento na Vel. 3, incorpore pelo bocal da tampa, uma a duas colheres de cada vez do açúcar reservado.
No fim envolva delicadamente o chocolate com o preparado anterior.
Num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal faça pequenos montes com a ajuda do saco de pasteleiro.
Leve os suspiros ao forno durante 1 hora. Depois reduza a temperatura para 60º durante mais 1 hora. Desligue o forno, e sem abrir, deixe arrefecer por completo.

Receita retirada do livro Bimby - As receitas essenciais (Março 2010).


Decoração
3 embalagens de chantilly em pó - preparar de acordo com as instruções da embalagem.
Corante azul
Raspas de chocolate


Depois do bolo estar frio, corte-o ao meio, e barre a parte de baixo com chantilly. Parta os suspiros aos bocadinhos e coloque-os sobre o chantilly. Volte a colocar mais uma camada chantilly sobre os suspiros. Coloque a parte de cima do bolo sobre o recheio.
Adicione três gotas de corante azul ao restante chantilly. Barre o bolo e decore com raspas de chocolate.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...