quarta-feira, 13 de julho de 2016

Bolo de oreo

Cá em casa a escolha dos bolos de aniversário nunca é fácil. Os dias vão passando, e quando damos conta está "o dia" à porta.
Este foi o meu bolo de aniversário - já lá vai mais de um mês... Esta será talvez a receita mais longa deste blogue, mas este bolo vale cada minutinho do trabalho que dá.
À primeira vista até pode parecer um bolo enjoativo, mas acreditem, não é! Eu nem sou apreciadora de oreo, mas posso dizê-lo com toda a certeza - é de-li-ci-o-so!
Boa semana (ainda em contagem decrescente para as férias)!


Para a massa de baunilha e oreo:
60 g de manteiga à temperatura ambiente
160 g de açúcar
140 g de chávena de leite meio gordo
1 colher de café de extracto de baunilha
240 g de farinha sem fermento
1/2 colher de chá de fermento
1 clara de ovo L
8 bolachas oreo de tamanho normal
 
Modo de preparação:
Comece por fazer o bolo de baunilha e oreo: pré-aqueça o forno nos 180º. Unte com manteiga e polvilhe com manteiga uma forma de 24 cm de diâmetro, forre o fundo com papel vegetal e volte a untar/polvilhar.
Parta as bolachas em pedacinhos e reserve. Coloque no copo da Bimby a manteiga e o açúcar e programe 1 min./Vel. 4. Junte o leite e a baunilha e programe mais 30 seg./Vel. 4. Se parecer que está a talhar, não se preocupe: junte a farinha e o fermento e programe 15 seg./Vel. 4. Junte a clara de ovo e bata mais 10 seg./Vel. 3. Por fim envolva as bolachas desfeitas, coloque o preparado na forma previamente untada e polvilhada e leve a cozer cerca de 25 minutos. Está pronto quando um palito sair apenas com algumas migalhas agarradas.
 
Repita o processo para o segundo bolo de massa de baunilha e oreo.
 
Para a massa de chocolate:
30 g de manteiga
160 g de farinha sem fermento
60 g de cacau em pó
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
120 g de açúcar
1 ovo M
80 g de leite meio gordo
60 g de água a ferver
 
Modo de preparação:
Faça agora o bolo de chocolate: volte a untar/polvilhar/forrar uma forma com 24 cm. Derreta a manteiga e deixe arrefecer. Coloque no copo da Bimby a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o cacau. Junte o açúcar, o ovo, a manteiga, o leite e a água a ferver. Misture tudo 1 min./Vel. 4, verta na forma e leve a cozer durante cerca de 30 minutos. Retire, deixe arrefecer uns minutos e desenforme.
 
Para o recheio e cobertura:
400 g de queijo creme
280 g de acúcar em pó
250 g de natas para bater, bem frias
6 bolachas oreo de tamanho normal
 
Quando os bolos estiverem frios, já pode montar e decorar o bolo final.
 
Coloque o açúcar no copo da Bimby e programe 15 seg./Vel. 10.
Numa taça e com um batedor de varas, bata o queijo creme com o açúcar em pó até obter um creme uniforme e brilhante.
Bata as natas, que devem estar bem frias, com a batedeira eléctrica, até obter picos firmes.
Junte estas à mistura do queijo creme e envolva bem. Desfaça 6 bolachas oreo em pedacinhos e junte a 1/3 do creme de queijo creme e natas (recheio do bolo). Reserve o restante creme (sem bolachas) no frigorífico.

Para a decoração:
14 bolachas oreo de tamanho norma
10-12 bolachas mini oreo
 
Coloque no copo da Bimby as 14 bolachas oreo de tamanho normal, destinadas à decoração, até obter uma espécie de farinha ou pó, cerca de 15 seg./Vel. 10. Reserve.
Coloque um dos bolos de baunilha no prato de servir. Barre com metade do creme de queijo creme, natas e bolacha. Coloque por cima o bolo de chocolate e barre com o restante creme. Coloque por cima o outro bolo de baunilha, com a parte mais perfeita para cima (normalmente é o lado do fundo da forma). Retire o creme do frigorífico e barre com este todo o bolo, começando pelo topo e passando depois para as laterais, com a ajuda de uma espátula. Espalhe, com as mãos, o pó de oreo por todo o bolo - comece pelo topo e depois, com muita paciência, vá enchendo a palma da mão com o pó e aplicando nas laterais do bolo, pressionando ligeiramente. Repita até o bolo estar completamente coberto. Termine decorando com as mini oreo. Leve ao frio até servir.

Receita adaptada daqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...